Notas do Gil Vicente-Sporting: Regresso a Barcelos 'deu galo' a Pereira

Treinador leonino defrontou o clube que já representou como jogador e de lá trouxe um empate que não só lhe retirou a liderança isolada, como deixou o Benfica a sorrir.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
23/12/2024 06:36 ‧ 23/12/2024 por Notícias ao Minuto

Desporto

Análise

Deu em grande galo o regresso de João Pereira a Barcelos. Após duas vitórias consecutivas, o Sporting voltou a marcar passo no campeonato e não foi além de um nulo, na noite de domingo, na visita ao Gil Vicente, em jogo da 15.ª jornada da I Liga.

 

Um resultado com consequências nefastas para os vigentes campeões nacionais. Para além de terem perdido a hipótese de recuperar a liderança isolada da prova, os verde e brancos falharam a possibilidade de alcançar o segundo triunfo consecutivo na 'era' de João Pereira ao comando.

Em Barcelos, com oito lesionados, o leão embateu de frente contra o muro do galo. O Sporting quase não existiu na primeira parte, tendo melhorado na etapa complementar, mas sempre com um futebol previsível, sem ideias. Gyokeres, e Catamo no segundo tempo, remaram contra a corrente à procura de evitar novo escorregão dos campeões nacionais.

Mas do outro lado estava um Gil Vicente moralizado após duas vitórias e que se apresentou bem organizado. A ajudar teve um guarda-redes inspirado e que conseguiu fechar os caminhos para a baliza.

João Pereira sai de uma casa que bem conhece - esteve no Gil Vicente durante duas épocas - com um nulo que pode entregar de bandeja a liderança ao rival Benfica a uma semana do dérbi em Alvalade. É caso para dizer que deu galo, já que o leão perdeu o poleiro isolado.

Mas vamos às notas desta partida:

Figura

Mory Gbane foi uma autêntica carraça para Gyokeres. O médio dos gilistas foi uma autêntica sombra do sueco durante toda a partida, impedindo o avançado do Sporting de ser um perigo para a sua defensiva. Se Gyokeres deixa esta partida sem um golo marcado, muito se deve ao costa-marfinense.

Surpresa

Andrew não foi solicitado tantas vezes como se esperava, mas, quando foi necessário, estava lá para defender na hora certa. O guardião gilista impediu o golo de Gyokeres durante a primeira parte e na retina ficou ainda a defesa ao cabeceamento de Harder e ao remate de Trincão já na segunda parte.

Desilusão

Sempre um dos grandes agitadores do ataque do Sporting, Quenda esteve desaparecido nesta partida. O jovem foi titular do lado direito dos verde e brancos, mas acabou por não ser o elemento perigoso que costuma ser. Foi substituído por Catamo aos 65 minutos e o moçambicano acabou por ser muito mais agitador do que o companheiro de equipa.

Treinadores

Bruno Pinheiro

Vindo de duas vitórias seguidas, o Gil Vicente apresentou-se bem organizado nesta partida e conseguiu, uma vez por outra, chegar-se à frente. Mas o objetivo era claro: primeiro não sofrer golos e depois, se desse, marcar um golo. Na reta final do encontro, marcada por maior sufoco verde e branco, os gilistas recuaram linhas e fecharam bem os caminhos para a baliza de Andrew.

João Pereira

Mais um jogo, o mesmo problema. O Sporting criou inúmeras ocasiões de golo nesta partida, mas voltou a evidenciar dificuldades em colocar a bola no fundo da baliza. Os leões voltaram a marcar passo na produção ofensiva e João Pereira acabou por ser tramado por isso. A liderança isolada já foi e o primeiro lugar também pode estar por horas.

Arbitragem

Trabalho tranquilo da equipa liderada por André Narciso. No lance de maior polémica do jogo, o setubalense foi chamado a trabalhos extra. A um quarto de hora do fim, Debast caiu na área e André Narciso assinalou de pronto grande penalidade por falta de Rúben Fernandes sobre o belga. Alertado pelo VAR, o juiz sadino foi ver as imagens e reverteu a grande penalidade, num decisão aparentemente correta.

Leia Também: Consoada rima com... envenenada. Sporting pode chegar ao dérbi sem trono

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Nicolía arrasador após Benfica-Sporting: "Nem tudo é culpa de Rui Costa"

Hóquei em Patins

Nicolía arrasador após Benfica-Sporting: "Nem tudo é culpa de Rui Costa"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Estoril3142
9Casa Pia3141
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Porsche ou Ferrari? Paulo Futre faz a sua escolha

Futre

Porsche ou Ferrari? Paulo Futre faz a sua escolha

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas