Entre as seleções do 'top-10' da FIFA, Inglaterra (quarta) e Bélgica (oitava) são as únicas com grupos 'fechados', ambos de cinco seleções, com os dois países a iniciarem o apuramento já em março.
Os ingleses vão integrar o grupo K, com Sérvia, Albânia, Letónia e Andorra, e os belgas o grupo J, com País de Gales, Macedónia do Norte, Cazaquistão e Liechtenstein, numa qualificação que engloba 12 grupos e apuram diretamente os vencedores.
No campeonato coorganizado por Estados Unidos, México e Canadá entram mais quatro seleções europeias, a saírem de um 'play off' que englobará os 12 melhores segundos, mais os quatro melhores classificados da Liga das Nações.
O sorteio de hoje em Zurique deixou em aberto os grupos que vão integrar as equipas vencedoras e derrotadas dos quartos de final da Liga das Nações, em março, o que deixa Portugal/Dinamarca, Espanha/Países Baixos, Alemanha/Itália e França/Croácia com cenários em aberto.
Portugal sabe que entrará num grupo de apenas quatro países: no F, com Hungria, República da Irlanda e Arménia, se vencer a Dinamarca, e no C, com Grécia, Escócia e Bielorrússia, se perder nos 'quartos' da Liga das Nações.
Outros grupos que ficaram fechados são os que integram Áustria, Roménia, Bósnia-Herzegovina, Chipre e São Marino (grupo H) e o de Suíça, Suécia, Eslovénia e Kosovo (grupo B), no qual se espera equilíbrio na luta por um lugar no Mundial.
Por último, a campeã europeia Espanha entrará no grupo E, com Turquia, Geórgia e Bulgária, caso vença os Países Baixos, ou no de Polónia, Finlândia, Lituânia e Malta, caso perca com os neerlandeses.