Alejandro Gómez, conhecido no mundo do futebol por Papu Gómez, venceu o Campeonato do Mundo com a Argentina em 2022 e quase passou a desconhecido desde então. No mês de outubro de 2023, o avançado estava no Monza quando lhe viu ser aplicado um castigo de dois anos de suspensão por um teste positivo de doping ao serviço do Sevilla.
Volvidos quase dois anos desse momento negativo, Papu Gómez concedeu uma entrevista ao podcast Clank, de Juan Pablo Varsky, na qual falou como está a sua carreira. O extremo, de 36 anos, treina num sintético na Serie C italiana e recordou que acabou suspenso por culpa de um xarope para a tosse.
"Não queria contar a ninguém a notícia do doping dois dias antes da final do Campeonato do Mundo. Pareceu-me muito egoísta contar aos meus companheiros de equipa, preferi fazê-lo depois do jogo. Contei-lhes no hotel e falei sobre o assunto com os advogados na Argentina. Quando falei com o CELAD, disseram-me que o processo demoraria entre quatro e seis meses. Mas tudo se arrastou durante dez meses, em que eu ia treinar com o Sevilla, em que sabia que um dia ia acordar com a notícia de que Papu Gómez estava suspenso", começou por dizer.
"Quando não se está habituado a estar em casa, como eu estava dois dias em sete, eles adaptam-se a nós. Esse dia era meu. E agora já não era, tive de adaptar-me à rotina, aos horários, aos miúdos na escola, às atividades. Gostava de muitas coisas e às vezes já não suportava ninguém e acabava por explodir. Comecei a fazer terapia há um mês, gosto, acho que ajuda e quando se passa por algo semelhante ao meu é bom ter apoio de alguém de fora", prosseguiu o argentino.
"É preciso compreender que talvez a personagem esteja a acabar, que Papu Gómez está a deixar de existir, tentar apagar um pouco o ego, tentar sobreviver com Alejandro. Mudas a tua personagem, põem-te no altar, o ego do futebolista. Passas de campeão do mundo para ninguém te ligar. Eu costumava pensar ou dizer 'se for campeão do mundo nunca mais jogo'... às vezes queremos coisas ou chamamo-las e a vida talvez nos devolva à sua maneira e talvez me tenha devolvido desta forma. Ele disse-me: 'OK, vais ser campeão do mundo, espetacular, mas vais ter de comer este', nunca se sabe", finalizou.
Leia Também: Benfica volta a perder com o Manresa e Champions é quase uma miragem