"Queremos o futebol como um exemplo para a sociedade civil"

O futebol quer ser um exemplo para a sociedade em matéria de acessibilidades e inclusão das pessoas com deficiência aos estádios, garantiu hoje o diretor de Responsabilidade Social da UEFA, que elogiou o trabalho da federação portuguesa nesta área.

Notícia

© Getty Images

Lusa
03/12/2024 16:44 ‧ 03/12/2024 por Lusa

Desporto

Michele Uva

"Queremos ser um exemplo para a sociedade civil, mais do que para outros desportos. Somos uma grande 'montra' no mundo, com milhões e milhões de adeptos veem os jogos, e nosso trabalho nesta área. Precisamos de ensinar pelo exemplo, de agir e ter ações concretas, melhorando todos os dias", disse Michele Uva.

 

O diretor do organismo que tutela o futebol europeu falava na Cidade do Futebol, em Oeiras, durante a apresentação da mais recente versão do Guia de Acessibilidades da UEFA, um documento orientador para federações, clubes e outros agentes de futebol.

Michele Uva reconheceu que o caminho, iniciado há 13 anos, com o primeiro guia, "é longo", mas assegurou que "há um grande empenho de todos, nomeadamente de federações e clubes, em incluir todos no mundo do futebol".

"Estamos a trabalhar com Associação Europeia de Clubes (ECA) para, junto dos clubes, perceber e ajudar a melhorar as acessibilidades aos recintos, perceber o que se pode melhorar ao nível de infraestruturas, mas também dos recursos humanos de cada clube", explicou

Uva destacou a necessidade de "inspirar e acelerar o processo de tornar o futebol acessível a todos", lembrando que os "clubes, que todas as semanas jogam e acolhem milhares e milhares de pessoas nos seus recintos, têm um papel fundamental no processo".

"As pessoas com deficiência sentem-se parte deste mundo, desta paixão que é o futebol, temos de fazer este trabalho juntos", considerou, chamando a atenção para a importância do papel "dos média nesta missão, pois são um meio privilegiado de divulgar a mensagem da inclusão".

O diretor de Responsabilidade Social da UEFA enalteceu o "plano fantástico" que Federação Portuguesa de Futebol (FPF) tem para esta área, considerando o organismo nacional "como um líder europeu na matéria".

"A FPF têm feito um trabalho fantástico em matéria de acessibilidades, tem estado sempre na linha da frente. É também por isso, para expressar gratidão que hoje, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, estamos aqui", referiu.

O secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, também elogiou o trabalho da FPF, considerando que Portugal "tem sido um exemplo" e lembrou que as "regras de acessibilidades estão definidas na lei".

"O futebol pode também ser uma referência para outras modalidades, é preciso agradecer à UEFA este trabalho tão importante para a família do desporto", disse Pedro Dias, antigo diretor federativo, desafiando o organismo europeu a apostar nas acessibilidades no futebol de praia e no futsal.

A FPF tem atualmente uma política de inclusão que promove a acessibilidade aos recintos de pessoas com deficiência e neurodivergência.

Ao abrigo dessa política, a FPF disponibiliza, entre outras facilidades, percursos e lugares acessíveis, comentários audidescritivos para pessoas cegas ou com baixa visão, língua gestual para pessoas surdas, em alguns momentos dos jogos.

Para pessoas neurodivergentes, a organismo cria em cada jogo, junto a uma bancada específica, um espaço com uma atmosfera mais clama e tranquila, com o objetivo de criar áreas de descanso e relaxamento.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) existem no mundo cerca de 1,3 mil milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que representam 16% da população mundial.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Otamendi dá o mote para a final da Taça ante o Sporting: "Que a raiva..."

Benfica

Otamendi dá o mote para a final da Taça ante o Sporting: "Que a raiva..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Sabe o que pode (e deve) fazer se vislumbrar carros abandonados na rua?

ACP

Sabe o que pode (e deve) fazer se vislumbrar carros abandonados na rua?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas