Antiga selecionadora norte-americana nomeada diretora-geral da FIFA

A antiga jogadora e ex-treinadora da seleção feminina de futebol dos Estados Unidos, Jill Ellis, foi nomeada diretora-geral da FIFA, informou hoje em comunicado o organismo que tutela a modalidade a nível mundial.

Notícia

© FIFA

Lusa
03/12/2024 15:42 ‧ 03/12/2024 por Lusa

Desporto

Jill Ellis

Jill Ellis considerou "uma honra" juntar-se "à FIFA nesta posição pioneira e contribuir para o crescimento do futebol no mundo" e destacou a capacidade excecional da modalidade em unir comunidades e promover o seu desenvolvimento.

 

A anglo-americana Jill Ellis, nascida na cidade inglesa de Portsmouth há 58 anos, irá integrar a equipa de gestão executiva do organismo, para a área que promove o desenvolvimento e a implementação da estratégia global de futebol da FIFA.

Ellis irá trabalhar com o treinador francês Arsène Wenger, diretor da divisão de desenvolvimento do futebol mundial, e será responsável pelas principais áreas técnicas relacionadas com o desenvolvimento do futebol em todo o mundo.

A antiga jogadora tem um extenso historial e grande experiência dentro e fora do campo e sob a sua liderança a seleção feminina dos Estados Unidos venceu os Mundiais de 2015 e 2019, tornando-se a única treinadora a alcançar este feito.

Nos últimos tempos, Jill Ellis desempenhou as funções de presidente do San Diego Wave FC, equipa pioneira com a qual conquistou o campeonato feminino norte-americano (NWSL Shield), apenas dois anos após a fundação do clube.

Segundo a FIFA, a criação deste cargo reafirma o seu compromisso "em promover uma comunidade futebolística global mais diversificada, inclusiva e acessível, com o objetivo final de garantir que seja um desporto para todos".

"Constitui também mais um passo no trabalho da FIFA para tornar o futebol um desporto verdadeiramente global e dar uma oportunidade a todos os talentos, tanto rapazes como raparigas", refere o organismo.

De acordo com Mattias Grafström, secretário-geral da FIFA, "com a sua experiência, entusiasmo e conquistas excecionais", Jill Ellis é a pessoa perfeita para o cargo, pois "tem sido um modelo" e o "seu trabalho continua a inspirar muitas pessoas".

"A FIFA orgulha-se de ter Jill e Arsène, dois dos grandes líderes e ideólogos do futebol, que nos ajudarão a concretizar a nossa visão para o desporto. A sua nomeação demonstra o compromisso da FIFA com o futuro do futebol e com a criação de mais oportunidades para as próximas gerações", disse.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Otamendi dá o mote para a final da Taça ante o Sporting: "Que a raiva..."

Benfica

Otamendi dá o mote para a final da Taça ante o Sporting: "Que a raiva..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Sabe o que pode (e deve) fazer se vislumbrar carros abandonados na rua?

ACP

Sabe o que pode (e deve) fazer se vislumbrar carros abandonados na rua?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas