Fabricantes de componentes automóveis preocupados com queda de consumo

O presidente da Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA) mostrou-se hoje preocupado com a queda do consumo de componentes automóveis na Europa e considerou que as empresas desta área poderão ter de se ajustar.

Fábrica Renault Cacia

© Renault

Lusa
30/11/2024 17:02 ‧ 30/11/2024 por Lusa

Auto

Fabricação automóvel

Em declarações à agência Lusa, José Couto avançou que, como "98% da atividade dos componentes, direta e indiretamente, é para exportação", é esperada uma quebra nas vendas de "4 a 5% até ao final do ano".

 

"As nossas exportações até outubro mostram que estamos a manter o posicionamento na Alemanha, em termos dos construtores. Estamos a crescer nas exportações para a Alemanha, mas estamos a cair em França e em Espanha", contou.

Segundo José Couto, sendo o maior mercado o espanhol (o segundo é o alemão), haverá "uma repercussão negativa nas vendas deste ano".

"Um problema na Europa na indústria automóvel terá, obviamente, repercussões em Portugal, porque somos produtores de componentes para a indústria automóvel, isto é, se não se venderem automóveis não haverá produção de componentes", frisou.

Neste âmbito, defendeu que as empresas portuguesas de componentes automóveis devem "continuar a ganhar relevância" junto dos seus clientes.

"Sempre que os construtores lançarem um automóvel, nós queremos estar na linha da frente como fornecedores diretos e indiretos. Portanto, a nossa preocupação é continuarmos a ser competitivos. Temos que provavelmente ajustar a atividade e a capacidade de produção que existe neste momento no nosso país", afirmou.

O dirigente associativo sublinhou que "tanto interessa que sejam veículos elétricos ou a combustão, porque as empresas portuguesas estão prontas a fornecer qualquer uma das soluções".

No que respeita a 2025, de acordo com José Couto, "as empresas encontram-se neste momento a construir os seus orçamentos, que estão dependentes daquilo que é a informação dos seus clientes".

"A informação dos clientes não tem previsões muito positivas, portanto, a nossa expectativa é que o mercado para o ano possa estar muito idêntico ao deste ano", acrescentou.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Jorge Jesus trocou Al Hilal por Al Nassr e Cristiano Ronaldo já reagiu

Arábia Saudita

Jorge Jesus trocou Al Hilal por Al Nassr e Cristiano Ronaldo já reagiu

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Chevrolet Vega, o carro desenterrado da maior cápsula do tempo

Carros clássicos

Chevrolet Vega, o carro desenterrado da maior cápsula do tempo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas