Rúben Dias critica organizações de futebol na sobrecarga de jogos

O internacional português Rúben Dias afirmou hoje que as organizações futebolísticas mundiais "não querem saber" dos atletas ao sobrecarregar o calendário, prejudicando o desempenho e o espetáculo, tendo abordado um cenário de greve dos jogadores.

Lisbon , Portugal - 14 November 2024; Rúben Dias, 4x Premier League & Champions League Winner, Manchester City & Portugal, on Centre Stage during day three of Web Summit 2024 at the MEO Arena in Lisbon, Portugal. (Photo By Harry Murphy/Sportsfile for Web

© Getty Images

Lusa
14/11/2024 17:21 ‧ 14/11/2024 por Lusa

Desporto

Web Summit

"Para ter um melhor desempenho, é preciso garantir que os atletas estão seguros, mas poucos querem saber dos atletas, mas sim do aspeto financeiro e do lucro. Esta época, especialmente, será a mais louca até ao momento, com o Mundial de Clubes no fim da temporada. Temos de pensar nos jogadores se queremos um bom espetáculo, dando-nos tempo suficiente para recarregar baterias e darmos o melhor espetáculo", realçou.

 

O jogador dos ingleses do Manchester City encerrou o palco principal da Web Summit, em Lisboa, num painel denominado "Fazer a diferença, dentro e fora do campo", durante o qual abordou as recentes queixas de colegas de profissão sobre a sobrecarga de encontros.

"No passado, tínhamos um número de jogos normal. Agora estamos bem para lá desse normal. É cada vez mais desafiante, e nós adoramos superarmo-nos, mas os adeptos querem um bom espetáculo. Claro que querem muitos jogos, mas penso que eles nos entendem. Temos de centralizar a questão nos atletas, pois somos nós que jogamos. Percebemos a indústria que temos à nossa volta, mas são os nossos corpos que estão em questão. Precisamos de descansar e respirar", apelou, sob aplausos dos presentes.

O médio espanhol Rodri, companheiro de equipa em Manchester e recentemente consagrado como melhor futebolista do mundo, foi um dos jogadores que já abordou uma possível greve, de forma a "levantar a voz" e alertar para o problema criado pelas organizações.

"Se tiver de ser, é importante estarmos todos juntos e fazê-lo todos juntos, como uma outra situação extrema. Se tivermos de levantar a voz e fazer greve, fazemo-lo. Todos estamos focados no dia a dia agora, mas, no seu tempo devido, temos de pensar nisso seriamente", considerou Rúben Dias, que foi eleito o 23.º melhor futebolista mundial.

Durante o painel, o defesa central explicou igualmente como lida com a pressão que é inerente à profissão, que, com o passar dos anos, ao mais alto nível, "torna-se parte" de si e "faz parte do jogo", com a sua consistência a significar saber gerir essa pressão.

"Sou muito bom em ignorar. Tudo começa em casa, com o conforto e o amor que eu tenho. Esse é o meu escape. Depois, o quanto acredito no meu propósito. Em alturas de stress ou quando as pessoas te tentam mandar abaixo, é continuar a resistir e a ter bons desempenhos, para quebrar isso. Tem sido sempre dessa forma, mas não é fácil de lidar algumas vezes", apontou o futebolista, de 27 anos, que se encontra lesionado.

No final do painel, e com o encerramento oficial da Web Summit, o cofundador Paddy Cosgrave e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, entregaram a Rúben Dias um galardão de Inovação no Desporto, atribuído pela cimeira tecnológica.

A edição deste ano da Web Summit em Lisboa, que iniciou na segunda-feira e decorreu até quinta-feira, registou um "recorde" de 71.528 participantes de 153 países, segundo dados da organização de uma das maiores cimeiras tecnológicas a nível internacional.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Jorge Jesus trocou Al Hilal por Al Nassr e Cristiano Ronaldo já reagiu

Arábia Saudita

Jorge Jesus trocou Al Hilal por Al Nassr e Cristiano Ronaldo já reagiu

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do Presidente francês

Emmanuel Macron

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do Presidente francês

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas