Portugal puxa da calculadora. As vias para 'quartos' da Liga das Nações

Equipa das quinas está a apenas um ponto da qualificação para os quartos de final da Liga das Nações, mas até uma derrota diante da Polónia pode garantir esse apuramento. Primeiro lugar será discutido na última jornada.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
13/11/2024 07:01 ‧ há 4 semanas por Rodrigo Querido

Desporto

Seleção nacional

Estão aí a chegar as duas últimas jornadas  da fase de grupos da Liga das Nações. Com um formato renovado para a mais recente edição, a competição ainda tem várias vagas em aberto para os quartos de final, que acontecem no próximo ano. Espanha e Alemanha são duas das oito seleções com passaporte para a próxima fase, restando seis vagas por definir, no decorrer dos próximos dias, um pouco por toda a Europa.

 

Olhemos para o que diz respeito aos portugueses, as contas da seleção nacional. A equipa comandada por Roberto Martínez segue a bom ritmo rumo à nova ronda da Liga das Nações, mas nada está definido, dado que faltam os jogos com a Polónia, no Estádio do Dragão, e com a Croácia, em Split.

Portugal lidera o Grupo A1, com 10 pontos, mais três do que a Croácia (sete), com as duas equipas seguidas de Polónia, com quatro, e Escócia, com um. A seleção portuguesa precisa apenas de um ponto para seguir rumo aos quartos de final, mas até pode perder, no Dragão, na noite de sexta-feira. Confuso? Explicamos-lhe, desde já, esses caminhos.

Derrota ou terceiros servem intentos lusos

Com apenas um empate nesta fase de grupos, na deslocação à Escócia, Portugal colocou-se na posição de depender de si próprio para definir o futuro na competição. Para conseguir tal feito, a equipa das quinas precisa do tal referido ponto, mas até pode perder, na sexta-feira. Portugal qualifica-se para os quartos de final se evitar uma derrota contra a Polónia por mais de um golo. Há, ainda, uma terceira via: se a Croácia perder com a Escócia, haverá espaço a festa lusa, no Estádio do Dragão.

Mas há ainda um cenário que pode deixar tudo em aberto para a última jornada. Se Portugal perder contra a Polónia e a Croácia ganhar à Escócia, os dois primeiros lugares vão ficar por definir na última jornada. E, aí, vai existir uma autêntica batalha pelo bilhete rumo aos quartos de final. Portugal manterá os atuais dez pontos, com a Croácia a alcançar a mesma pontuação. A Polónia subirá aos sete e também espreita o topo.

Ainda há o primeiro lugar em discussão

Ultrapassada a penúltima batalha, há que viajar até à cidade croata de Split para navegar rumo à definição final da tabela classificativa. É na visita a esta localidade nas barbas do Mar Adriático que Portugal e Croácia (ou até num cenário mais improvável, a Polónia) vão lutar entre si pelo primeiro lugar do grupo A1.

Se Portugal perder ou empatar com a Polónia, a Croácia acalentará ainda mais o primeiro lugar, que dará um pequeno privilégio no sorteio do próximo dia 22 de novembro, em Nyon. O vencedor do grupo terá o direito de disputar a segunda mão dos quartos de final em 'casa', com o primeiro jogo a ser fora de portas.

Pressupúnhamos que Portugal e Croácia vencem as respetivas partidas na próxima sexta-feira. A seleção nacional segurará o primeiro lugar se vencer ou até empatar em Split. Já os croatas, terão de anular a derrota por 2-1 sofrida, em setembro passado, no Estádio da Luz, se quiserem ascender ao topo da classificação.

O mesmo cenário aplicar-se-á caso os comandados de Roberto Martínez percam diante da Polónia e os croatas vençam. Em caso de desaire das cores nacionais e vitória dos croatas, as duas seleções entram para a partida com a mesma pontuação: dez pontos. Neste caminho, bastará um empate a Portugal. Já a Croácia, terá de anular o tal 2-1, na Luz, para subir ao primeiro lugar do grupo A1.

Mas não nos esqueçamos da Polónia. Os polacos não poderão chegar aos quartos de final se perderem com Portugal. No entanto, uma vitória no Dragão mantém vivas as esperanças polacas. Aí, e com um alguma ajuda de Portugal, a Polónia poderá sonhar com o segundo lugar caso a equipa das quinas vença em Split, partindo do pressuposto que a Croácia perde com a Escócia. Para isso, é preciso que os polacos vençam Portugal por mais de 3-1, para 'apagar' a derrota de outubro, e também a Escócia, assim como esperar que os lusos vencessem ante a Croácia.

A Escócia já não entra nesta discussão, sequer. A seleção britânica será despromovida à Liga B se perder com a Croácia e a Polónia evitar a derrota, ou se empatar e a Polónia vencer.

Calculadora à parte, o que é certo é que só duas seleções, entre Portugal, Croácia e Polónia, estarão no sorteio do próximo dia 22 de novembro. Os quartos de final da Liga das Nações acontecem a 20 e 23 de março de 2025.

Leia Também: Já há árbitro para o encontro entre Portugal e Polónia na Liga das Nações

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Novo tombo do Sporting 'anima' rivais: "Moreirense atenuou a minha dor"

Redes Sociais

Novo tombo do Sporting 'anima' rivais: "Moreirense atenuou a minha dor"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1233
2FC Porto1230
3Benfica1128
4Santa Clara1224
5Sp. Braga1223
6Vitória SC1221
7Famalicão1217
8Moreirense1217
9Rio Ave1215
10Casa Pia1213
11Estoril1213
12Boavista1210
13Gil Vicente1210
14AVS1210
15Estrela129
16C.D. Nacional119
17Arouca128
18Farense128
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Papa Francisco tem novo Papamóvel. É elétrico, mas não é um qualquer

Mercedes-Benz

Papa Francisco tem novo Papamóvel. É elétrico, mas não é um qualquer

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas