UEFA condena violência em Amesterdão e admite atuar disciplinarmente

A UEFA condenou hoje firmemente a violência ocorrida quinta-feira em Amesterdão entre adeptos dos israelitas do Maccabi Tel Aviv e manifestantes contra a ofensiva em Gaza, admitindo atuar disciplinarmente quando tiver todas as informações oficiais.

26 September 2018, Switzerland, Nyon: Flags with the UEFA logo waft in the garden of the headquarters of the Union of European Football Associations on Lake Geneva. The decision on the host of the continental tournament in 2024 will be made by the members

© Getty Images

Lusa
08/11/2024 13:08 ‧ 08/11/2024 por Lusa

Desporto

Liga Europa

"Vamos examinar todos os relatórios oficiais, reunir provas disponíveis, analisá-las e avaliar qualquer ação apropriada de acordo com o quadro regulamentar", anunciou a instituição que dirige o futebol europeu.

 

Depois da detenção de pelo menos 62 pessoas pelos acidentes, dos quais terão resultado 10 feridos, o organismo espera que as autoridades competentes possam "identificar todos os responsáveis por tais ações".

Antes do desafio, centenas de adeptos do Maccabi reuniram-se numa praça de Amesterdão, dirigindo-se posteriormente para a Arena Johan Cruijff: circulam imagens nas redes sociais de vários seguidores a trepar a casas para arrancar bandeiras da Palestina, cânticos islamofóbicos nos transportes públicos e assédio a taxistas árabe.

Paralelamente, realizou-se uma manifestação, autorizada pela autarquia, contra o que classificam de genocídio de Israel em Gaza, a cerca de um quilómetro do estádio: alguns elementos tentaram dirigir-se para o recinto, contudo foram travados pelas autoridades, acabando por ripostar com pirotecnia que provocou "danos auditivos" a um dos agentes, segundo a polícia.

Vídeos nas redes sociais mostram ainda o desrespeito dos adeptos israelitas pelo minuto de silêncio prévio ao jogo, em homenagem das vítimas das cheias em Espanha, sobretudo na região de Valência, com estes a entoar cânticos antiárabes.

No fim da partida, há imagens de adeptos do Maccabi dispersos a serem atacados, em alguns casos por homens encapuçados.

A polícia neerlandesa está a compilar a informação sobre o contexto anterior e posterior ao desafio em que o Ajax goleou o Maccabi Tel Aviv por 5-0, na Liga Europa.

Entretanto, o governo israelita classificou o incidente de "muito violento", considerando que os seus compatriotas foram "emboscados e atacados", anunciando o envio de dois aviões de "resgate" para os retirar dos Países Baixos.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse estar "indignada com os ataques vis contra os cidadãos israelitas" em Amesterdão, enquanto o líder do Conselho Europeu, Charles Michel, em vésperas de passar a pasta a António Costa, condenou "veementemente os ataques absolutamente repreensíveis".

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

As imagens (muito sensuais) de Georgina Rodríguez após noivado

Georgina Rodriguez

As imagens (muito sensuais) de Georgina Rodríguez após noivado

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting26
2Sp. Braga26
3FC Porto26
4Famalicão26
5Moreirense26
6Benfica13
7Casa Pia23
8Gil Vicente23
9Vitória SC23
10Arouca23
11Rio Ave11
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional21
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

GP da Hungria é já esta semana. Os horários para ver Miguel Oliveira

MotoGP

GP da Hungria é já esta semana. Os horários para ver Miguel Oliveira

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas