Rodri finta polémica e conquista Bola de Ouro. Bonmatí bisa no feminino

Cerimónia decorreu esta segunda-feira no Théâtre du Châtelet, em Paris. Lamine Yamal foi o vencedor do prémio Kopa, com Dibu Martínez a arrecadar a distinção de melhor guarda-redes do ano.

Manchester City's Spanish midfielder Rodri receives the Ballon d'Or award during the 2024 Ballon d'Or France Football award ceremony at the Theatre du Chatelet in Paris on October 28, 2024. (Photo by FRANCK FIFE / AFP) (Photo by FRANCK FIFE/AFP via Getty

© Getty Images

Notícias ao Minuto
28/10/2024 22:00 ‧ 28/10/2024 por Notícias ao Minuto

Desporto

Bola de Ouro

A cidade de Paris vestiu-se de gala esta segunda-feira para mais uma edição da Bola de Ouro. O prémio de melhor jogador do mundo foi entregue ao espanhol Rodri Hernández, que sucedeu ao argentino Lionel Messi.

 

O hispânico, atualmente a recuperar de uma grave lesão no joelho contraída em setembro, participou no inédito 'tetra' do Manchester City em Inglaterra, na conquista da Supertaça Europeia, em agosto de 2023, e do Mundial de clubes, em dezembro do mesmo ano. Rodri participou também no título europeu de Espanha, além de ter sido eleito o melhor jogador do torneio continental de seleções.

Há 64 anos que um futebolista espanhol não era agraciado com o 'Ballon D'Or', sendo que o último foi Luis Suárez, em 1960, já depois de Alfredo di Stéfano ter recebido o troféu em 1957 e 1959.

A cerimónia ficou pejada de polémica ainda antes de ter começado. O internacional brasileiro Vinícius Jr. era o favorito a vencer a distinção, mas acabou por perder o prémio para o jogador do Manchester City. Sabendo disso de antemão, o canarinho e a comitiva do Real Madrid não marcaram presença no Théâtre du Châtelet, em Paris.

Rúben Dias foi o melhor português na Bola de Ouro, ao colocar-se no 23.º lugar. Vitinha foi o 27.º classificado. No feminino, Aitana Bonmatí (Barcelona e Espanha) foi eleita a melhor jogadora de futebol feminino pelo segundo ano consecutivo.

Já o prémio Lev Yashin, entregue ao melhor guarda-redes do ano, foi para o argentino Dibu Martínez, que levou a melhor sobre Diogo Costa. Lamine Yamal conquistou o prémio Kopa, que distingue o melhor jogador sub-21, e terminou à frente de João Neves, sexto colocado.

No capítulo dos treinadores, Carlo Ancelotti foi eleito o melhor do ano, com o prémio feminino a seguir para Emma Hayes, antiga treinadora do Chelsea e atual selecionadora dos EUA. Filipa Patão era uma das nomeadas. O Real Madrid foi a equipa masculina do ano, ao passo que o Barcelona venceu a distinção feminina.

Fiquei abaixo com o essencial da cerimónia da Bola de Ouro 2024:

Destaques

Em direto

Em direto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Os amores da vida de Jorge Costa (que era pai de três rapazes)

Jorge Costa

Os amores da vida de Jorge Costa (que era pai de três rapazes)

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Alpine vai continuar na F1? Novo CEO da Renault desfaz as dúvidas

Fórmula 1

Alpine vai continuar na F1? Novo CEO da Renault desfaz as dúvidas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas