O Lusitânia deu, ao final da manhã desta segunda-feira, por encerrado o lote de 32 equipas apuradas para os 16avos de final da Taça de Portugal, graças ao (surpreendente) triunfo conquistado na visita ao Penafiel, por 2-3.
Os açorianos conseguiram, por fim, viajar para o continente, depois de "constrangimentos nas ligações aéreas" terem obrigado ao adiamento da partida pelo prazo de 24 horas, e colocaram-se em vantagem, no Estádio Municipal 25 de Abril, ao cabo de apenas... dois minutos, por intermédio de Celso Sidney.
Hélder Suker repôs a igualdade, aos 11 minutos, e Pedro do Rio voltou a adiantar os visitantes... aos 14. Estava instalada a 'loucura', que se adensou, ainda antes do apito para o intervalo, com as expulsões de Gustavo Fernandes e Tomás Azevedo.
Aos 58 minutos, foi a vez de Zé Leite fazer o gosto ao pé, e provocar um impasse que obrigou mesmo a recorrer a prolongamento para encontrar um vencedor. Aí, um novo penálti, desta feita, convertido por Nicolas Souza, selou o resultado final.
Feitas as contas, na quarta eliminatória da prova rainha do futebol nacional, estarão 15 clubes da I Liga, quatro da II Liga, seis da Liga 3 e, finalmente, sete do Campeonato de Portugal.
I Liga: Sporting, Gil Vicente, Rio Ave, Casa Pia, Santa Clara, Moreirense, Vitória SC, Estrela da Amadora, Sporting de Braga, Benfica, Farense, Arouca, Famalicão, FC Porto e AVS.
II Liga: Alverca, União de Leiria, Leixões e Desportivo de Chaves.
Liga 3: Amarante, Oliveira do Hospital, São João de Ver, Sporting da Covilhã, Varzim e Lusitânia.
Campeonato de Portugal: Tirsense, Brito, O Elvas, Lusitano, Rebordosa, Cinfães e Vila Real.
Leia Também: Notas do Sintrense-FC Porto: Nem todos aproveitaram a montra da Taça