Frederico Varandas acredita "pouco" que Benfica seja suspenso

O presidente do Sporting, Frederico Varandas, disse hoje que acredita "pouco" que o Benfica venha a ser suspenso das competições, mas considerou as acusações judiciais ao clube como a confirmação de "um segundo período negro do futebol português".

Notícia

© Lusa

Lusa
20/10/2024 22:59 ‧ 20/10/2024 por Lusa

Desporto

Sporting

"Acredito pouco [que o Benfica seja suspenso]. [Mas], independentemente da decisão judicial que venha a acontecer, é inegável que a mancha está lá. É mais um sinal, uma confirmação do segundo período negro do futebol português", disse o dirigente dos 'leões', em entrevista à RTP 3.

 

Segundo Varandas, "houve um" primeiro "período negro chamado 'Apito Dourado'" e um outro que disse não saber "se vai ser recordado como caso dos emails ou não", mas vincou que "são duas fases negras" que "têm dois rostos: Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira".

"Houve um período de 'Apito Dourado', onde Pinto da Costa tinha toda a sua teia, toda a sua estrutura montada, e mais tarde aparece Luís Filipe Vieira, talvez cansado de investir e não conseguir ganhar, e faz uma 'portização' do Benfica", acusou o presidente 'leonino', lembrando que uma das pessoas que Vieira foi buscar foi Paulo Gonçalves, considerando que este é um "denominador comum em todos os processos".

Nesse sentido, insistiu que tem "muitas dúvidas" de que venha a fazer-se justiça, admitiu a "dificuldade do Ministério Público em conseguir provar" as acusações ao clube da Luz, mas afirmou que "um português com dois dedos de testa sabe bem o que se passou" e que "houve muita viciação do jogo".

"Enquanto presidente do Sporting, reconheço que há muita culpa própria no insucesso do Sporting nestes 40 anos, mas isto é a prova de que o jogo estava viciado à partida. Era muito difícil", atirou.

A Benfica SAD foi acusada pelo Ministério Público (MP) de vários crimes, entre os quais corrupção ativa e fraude fiscal, juntamente com o antigo presidente Luís Filipe Vieira.

No despacho, o MP elenca vários crimes alegadamente cometidos pelos arguidos, para os quais pede ainda penas acessórias, que podem implicar "a suspensão de participação em competição desportiva".

Depois, virando a 'agulha' para Norte, Frederico Varandas considerou a mudança na liderança do FC Porto "muito positiva para o futebol português" e, reconhecendo que "o Sporting se desviou recentemente" de valores como "a dignidade, a integridade e o desportivismo", frisou que foi o próprio clube "a expelir e a resolver esse problema".

"Acho que tem de existir alguma coerência moral. Se eu preconizo, adoto e divulgo que nós agimos sob determinados valores e transparência, então, não faz sentido elogiar publicamente quem representou o oposto disso tudo", atirou o presidente do Sporting.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Frederico Morais operado após acidente na água

Surf

Frederico Morais operado após acidente na água

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1333
2Benfica1231
3FC Porto1331
4Santa Clara1327
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1320
8Famalicão1318
9Rio Ave1315
10Casa Pia1314
11Estoril1314
12Gil Vicente1313
13Estrela1312
14Boavista1311
15AVS1311
16C.D. Nacional129
17Farense139
18Arouca138
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

'Range Rover' elétrico a pouco mais de 3.000 euros na internet. Compensa?

Alibaba

'Range Rover' elétrico a pouco mais de 3.000 euros na internet. Compensa?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas