Notas do FC Porto-Arouca: Yalçın brincou ao vermelho e dragão cuspiu fogo

Azuis e brancos levaram um banho tático na primeira parte e chegaram ao intervalo sem golos marcados. Segunda parte demolidora valeu regresso ao segundo lugar.

Notícia

© Reuters

Rodrigo Querido
30/09/2024 07:58 ‧ 30/09/2024 por Rodrigo Querido

Desporto

Análise

Desta vez, o FC Porto acelerou no vermelho. Obrigado a responder aos triunfos de Sporting e Benfica, o conjunto da Invicta recebeu e goleou, na tarde de domingo, o Arouca por 4-0, em jogo da sétima jornada da I Liga em que os arouquenses acabaram reduzidos a 10 ainda na primeira parte, numa altura em que se mantinha o nulo.

 

Os primeiros 45 minutos no jogo ficaram marcados pela sonolência dos portistas e pelo banho tático do treinador Gonzalo García. O técnico uruguaio, que repetiu o onze que tinha batido o Farense na última ronda, e conseguiu atrair a marcação do FC Porto. A formação de Vítor Bruno não conseguia impor o seu jogo de pressão mais alto, e isso facilitava a vida aos arouquenses. Mas Yalcin ruiu a estratégia da equipa que viajou desde a Serra da Freita.

Já amarelado de forma algo desnecessária por se ter colocado à frente de Diogo Costa num pontapé de baliza, Yalcin foi expulso após uma falta dura sobre Alan Varela (42'). Uma situação que acabou por mudar o rumo do encontro.

Os portistas, que já tinham acelerado o jogo na altura da expulsão, iniciaram a goleada na segunda parte e resolveram o encontro num espaço de dez minutos. Samu, aos 47 minutos, Nico González (51') e Galeno (57') anotaram quase de rajada três dos quatro golos do FC Porto. Deniz Gül (85') aproveitou um ressalto para sentenciar a terceira vitória seguida dos portistas no campeonato e que se seguiu à derrota na visita ao Bodo/Glimt.

Ao contrário do que aconteceu em encontros anteriores, os azuis e brancos aproveitaram a superioridade numérica e partiram para a vitória que os levou de regresso ao segundo lugar do campeonato português, a apenas três pontos do líder Sporting.

Mas vamos às notas desta partida:

Figura

Samu Omorodion começa a desenhar-se como a principal figura do FC Porto esta época. Não esteve no melhor na primeira parte, falhando até um lance fácil, mas provou que é a principal referência do ataque portista na segunda parte. Anotou o seu quinto golo pelo FC Porto e já festeja há quatro partidas consecutivas.

Surpresa

Ainda que o Arouca tenha averbado quatro golos nesta partida, Popovic foi a principal figura do lado da equipa forasteira. Com uma exibição impressionante, o central foi lesto a evitar os golos de Pepê e Samu Omorodion. Além disso, ganhou inúmeros duelos.

Desilusão

Desastre de Yalçin. Com o Arouca a jogar bem e a obrigar o FC Porto a jogar mal, o turco fez o que não devia e viu dois amarelos em dez minutos que deitaram por terra a estratégia dos visitantes. E antes de ser expulso até tinha ficado perto do golo.

Treinadores

Vítor Bruno

Depois de 45 minutos meio adormecidos, o FC Porto entrou com toda a pujança na segunda parte e aproveitou erros dos arouquenses para resolver a partida em dez minutos. Contudo, os primeiros 45 minutos foram mesmo para esquecer, com pouca intensidade e criatividade.

Gonzalo García

A estratégia na primeira parte foi bem montada. Foi dos arouquenses a primeira ocasião de maior perigo no encontro. Ainda assim, a expulsão de Yalçin no fim da primeira parte acabou por acabar com as esperanças dos forasteiros. A manta revelou-se curta.

Arbitragem

Bom trabalho de André Narciso nesta partida, mantendo  o jogo sempre controlado. Decidiu bem no lance da expulsão de Yalçin. 

Leia Também: '10 minutos à FC Porto'. Dragões goleiam Arouca e 'empurram' Benfica

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Bayern Munique presta homenagem a Beckenbauer e retira camisola 5

Bundesliga

Bayern Munique presta homenagem a Beckenbauer e retira camisola 5

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1233
2FC Porto1230
3Benfica1128
4Santa Clara1224
5Sp. Braga1223
6Vitória SC1221
7Famalicão1217
8Moreirense1217
9Rio Ave1215
10Casa Pia1213
11Estoril1213
12Boavista1210
13Gil Vicente1210
14AVS1210
15Estrela129
16C.D. Nacional119
17Arouca128
18Farense128
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Qual o lucro da Xiaomi na venda de automóveis até agora?

Xiaomi

Qual o lucro da Xiaomi na venda de automóveis até agora?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas