"Problema com os sogros" e Ronaldo capaz de tudo. Martínez antevê Escócia
Selecionador nacional falou sobre o jogo deste domingo.
© Getty Images
Ao Minuto Desporto Liga das Nações
Roberto Martínez falou aos jornalistas este sábado, acompanhado de Rúben Dias, e juntos fizeram a antevisão à segunda jornada da Liga das Nações, diante da Escócia, novamente no Estádio da Luz.
Depois do triunfo por 2-1 frente à Croácia na passada quinta-feira, e do feito histórico alcançado por Cristiano Ronaldo (que atingiu os 900 golos na carreira), o treinador espanhol confirmou que serão feitas alterações ao onze inicial e garantiu que os três jovens convocados (Quenda, Tiago Santos e Renato Veiga) vão estar no banco de suplentes.
Acompanhe, abaixo, as principais ideias deixadas pelo selecionador e pelo jogador do Manchester City, com a ajuda do Desporto ao Minuto.
DESTAQUES
EM DIRETO
Comentário sobre o selecionador escocês
Filipe Carmo | há 1 mês
Roberto Martínez:
"O Steve Clarke conhece os jogadores muito bem. Contra a Espanha mostraram ser uma equipa muito competitiva".
Como irá lidar com a Escócia?
Filipe Carmo | há 1 mês
Roberto Martínez:
"Os nosso jogadores conhecem a intensidade do futebol britânico. A Escócia tem muita intensidade, ataques rápidos, jogadores influentes e experientes... É uma equipa objetiva, vertical que também tem a capacidade para manter a bola. É uma equipa que perde os últimos dois jogos depois do minuto 90 e que tem jogadores de grande nível. Não é só uma equipa física, mas também tem muitas outras valências. Vai ser um jogo muito competitivo".
Como está o António Silva?
Filipe Carmo | há 1 mês
Roberto Martínez:
"Está muito bem, foi uma boa notícia ver a energia e a força do grupo. Não vi fadiga nem nenhum problema no António. Acreditamos totalmente nele".
Época com muitos jogos. Pondera dar descanso?
Filipe Carmo | há 1 mês
Roberto Martínez:
"Precisamos de relembrar que no estágio de março utilizámos oito jogadores diferentes, faz parte da minha metodolodia".
Quenda pode ser o internacional mais novo de sempre
Filipe Carmo | há 1 mês
Roberto Martínez:
"O processo começa com merecer chegar à seleção, a idade não é um critério. Posso dizer que o Quenda, o Tiago Santos e o Renato Veiga vão estar no banco. Depois, se terão minutos ou não, será decidido em função do jogo. O Quenda mostrou no estágio e nos treinos que está preparado para ajudar a seleção".
Alterações ao onze inicial?
Filipe Carmo | há 1 mês
Roberto Martínez:
"Sim, são dois jogos em 72 horas, precisamos de proteger os jogadores e queremos escolher um onze inicial que esteja preparado para a exigência de um jogo contra a Escócia".
João Neves ou João Palhinha?
Filipe Carmo | há 1 mês
Roberto Martínez:
"Também temos o Rúben Neves. Temos muitas opções, podemos utilizar o Bernardo e o Bruno nessas posições. Podemos substituir jogadores em virtude do que queremos fazer no jogo".
Esposa é escocesa. Os sogros vão ficar aborrecidos?
Filipe Carmo | há 1 mês
Roberto Martínez:
"Os sogros são o problema. Já tive essa experiência, mas agora é fácil. Podem apurar-se duas equipas e agradeço ao novo formato da Liga das Nações, porque podemos ganhar e ter os sogros felizes também".
900 golos de Cristiano Ronaldo
Filipe Carmo | há 1 mês
Roberto Martínez:
"Acho que marcar 900 golos não é fácil, é um feito histórico e incrível, uma inspiração para o futebol, mas para mim, enquanto selecionador, é importante perceber como é que isso aconteceu. Ele teve um desempenho muito bom, cheio de inteligência. Ser ponta de lança não é apenas marcar golos e o importante é o desempenho, que foi importante para abrir espaços e ganhar o jogo. Ninguém pode dizer que ele não pode fazer alguma coisa".
Crítica comum é que Portugal não joga melhor por ter muito talento
Filipe Carmo | há 1 mês
Rúben Dias:
"Essa pergunta podia ser feita a qualquer outra seleção. Nenhuma seleção apresenta a mesma qualidade do que um clube, pelo que tempo que têm os jogadores. Eu jogo no City, uma das melhores equipas do mundo, e é injusto comparar isso com o contexto de seleção, quando nos juntamos apenas algumas vezes ao ano. Tentamos fazer o melhor, individualmente e coletivamente, mas será sempre um esforço porque não é o nosso dia a dia".
Preparação que foi feita
Filipe Carmo | há 1 mês
Rúben Dias:
"Tivemos uma reunião para analisarmos os jogadores, mas não posso revelar nada, é um segredo bem guardado".
O que conhece dos jogadores escoceses?
Filipe Carmo | há 1 mês
Rúben Dias:
"Sabemos bem o que eles trazem ao jogo, conhecemo-los. Trazem fisicalidade, qualidade e muito ritmo. Sabes que não vai ser um jogo fácil e que temos de estar a um ótimo nível para conquistar os três pontos".
Jogo com a Croácia foi pouco intenso, houve preocupação sobre lesões?
Filipe Carmo | há 1 mês
Rúben Dias:
"Foi um jogo em que ambas as equipas souberam ter a bola e houve menos hipótese para haver contato físico. A nível de meter agressividade no jogo não há uma altura na temporada, estamos sempre a lutar por alguma coisa e quem não estiver a lutar por nada não está aqui a fazer nada".
Está no ponto máximo de maturação?
Filipe Carmo | há 1 mês
Rúben Dias:
"Sinto que tenho a vida inteiro à minha frente. É importante ter a realização de que estou num bom momento, mas contas dessas só vou fazer quando terminar a minha carreira, especialmente depois de ter um exemplo como o Pepe. Tenho 27 anos e muitos anos da minha paixão pela frente".
Com qual central se sente melhor?
Filipe Carmo | há 1 mês
Rúben Dias:
"Quem sangue [risos]. Não estou numa posição de revelar preferências. Sou mais um para ajudar e mais um ao serviço do mister, tenho de fazer o meu trabalho e garantir que estou na melhor forma possível".
Que mensagem lhes tem passado
Filipe Carmo | há 1 mês
Rúben Dias:
"Tento passar confiança. É um momento pelo qual todos os jogadores que aqui estão já passaram e um momento que nos deixa mais tímidos, especialmente no caso deles, que são mais novos. Tento deixá-los confortáveis e que a qualidade deles venha ao de cima, tentando ultrapassar a barreira das apresentações".
Diferenças de jogar ao lado desses companheiros
Filipe Carmo | há 1 mês
Rúben Dias:
"Não estou numa posição de comentar as minhas preferências. São jogadores de muita qualidade e se assim não fosse não estariam neste meio. Quanto mais dúvidas houver, melhor, significa que estaremos muito bem servidos enquanto país".
Crescimento dos companheiros de setor
Filipe Carmo | há 1 mês
Rúben Dias:
"Não sou ninguém para comentar os altos e baixos do António Silva mas, tal como eu e como o Pepe, que acabou agora a carreira, estamos em constante avaliação e por isso temos de estar constantemente a evoluir. Cabe a cada um de nós conquistar esse espaço. O Renato Veiga é o que menos conheço e tenho agora a oportunidade de o conhecer. Temos de continuar, senão o tempo passa por nós".
Escolha de Bruno Lage para o Benfica
Filipe Carmo | há 1 mês
Rúben Dias:
"Não vou muito longe e não vou fazer comentários do porquê da decisão. Vou desejá-lo a maior sorte, fui muito feliz com ele no Benfica e, para ele e para o Benfica, vou desejar o melhor".
Diferenças entre Croácia e Escócia
Filipe Carmo | há 1 mês
Rúben Dias:
"Ambos os jogos de muito bom nível. A Croácia tem uma capacidade acima da média para ter a bola e a Escócia é um jogo mais direto e mais físico. Temos de estar preparados".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com