Powered bySolverde
Disclaimer

"Morte de Constantino no final de Paris'2024 é coincidência dramática"

A morte de José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), no domingo, logo após a melhor Missão lusa em Jogos, tem contornos dramáticos, disse hoje o líder da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP).

José Manuel Constantino, COP,

© Gerardo Santos / Global Imagens

Lusa
12/08/2024 12:28 ‧ 12/08/2024 por Lusa

Desporto

Manuel Brito

um momento muito triste. Fui várias vezes ao hospital e estava sempre convencido de que me ia despedir dele, tal era a forma como o via. Dizem que os gatos têm sete vidas, mas ele deve ter tido oito ou nove, porque era de uma resiliência espantosa e morreu no campo de batalha: esteve em Paris2024 com atletas, treinadores e dirigentes, assistiu a resultados muito importantes e morreu no dia em que os Jogos Olímpicos terminaram. É uma coincidência quase dramática", notou Manuel Brito, em declarações à agência Lusa.

 

José Manuel Constantino faleceu no domingo, aos 74 anos, devido a doença prolongada, deixando para trás quase quatro décadas no dirigismo desportivo luso, durante as quais liderou o Instituto de Desporto de Portugal, a Confederação do Desporto de Portugal e o COP, tendo sido eleito como sucessor de José Vicente Moura em 26 de março de 2013.

"Recebi uma mensagem dele há três dias a propósito da medalha de prata do Iúri Leitão [em Paris2024, no evento de omnium de ciclismo de pista]. Dei-lhe os parabéns e ele respondeu-me, tal como sempre fazia. É com muita dificuldade que estou a encarar este desaparecimento. Foram 54 anos de conhecimento e de vida [em conjunto]", enquadrou.

José Manuel Constantino estava prestes a terminar o terceiro e último mandato no COP, organismo que presidiu nas duas melhores Missões nacionais a Jogos Olímpicos, com a conquista de quatro medalhas em Tóquio2020 e Paris2024, volvida a estreia no Rio2016.

"Reconheço que há uma série massiva de comentários e de referências elogiosas ao seu comportamento e à direção deixada no COP, até porque conseguiu elevá-lo a patamares organizacionais e desportivos nunca antes alcançados. Isso foi uma enorme vitória para Portugal", sustentou Manuel Brito, vice-presidente daquele organismo entre 2009 e 2011.

Autor de livros e artigos publicados sobre desporto, Constantino era considerado um dos grandes pensadores sobre o fenómeno em Portugal, sendo mesmo reconhecido com os títulos de Doutor Honoris Causa pelas Universidades do Porto (2016) e de Lisboa (2023).

"O aumento do número de praticantes é uma luta que eu, ele e outros travámos ao longo das nossas carreiras. Essa é a questão decisiva para Portugal: se não há uma subida do número de atletas, é impossível ter mais resultados de bom nível. Por outro lado, não se pode só olhar para a ótica higienista da prática desportiva num grande conceito vago de atividade física, tal como alguns o fazem. O José Manuel Constantino falava muito disso. O desporto é uma atividade concreta, estruturada e de um enorme valor social", indicou.

Manuel Brito, que também chefiou o Conselho de Ética do COP, de 2017 a 2019, admite ter comungado uma "enorme cumplicidade ideológica e política" na defesa do setor com Constantino, antigo colega de curso e de residência e seu amigo, do qual até "esteve um pouco afastado por razões difíceis de explicar", antes de ambos se terem reaproximado.

"Agora, estão a aparecer pedras no caminho [da afirmação do papel social do desporto], tais como as novas práticas da juventude e a assunção dos esports por parte do Comité Olímpico Internacional (COI) e de outras estruturas. Os esports são jogos, mas não são desportos. Essa confusão e a adesão de jovens a atividades do género, que deixam [de lado] um crescimento saudável, serão muito perigosas. É a minha batalha e foi uma das últimas do José Manuel Constantino", avaliou o dirigente, à frente da ADoP desde 2019.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Diogo Jota

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Fórmula 1

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas