Powered bySolverde
Disclaimer

COI decide em 2025 se mantém boxe em Los Angeles'2028

O Comité Olímpico Internacional (COI) vai decidir em 2025 se mantém o boxe no programa para os Jogos Los Angeles2028, numa altura em que a federação internacional da modalidade está suspensa do movimento olímpico, disse hoje o presidente.

Interfaith meeting outside Notre Dame at the occasion of the Paris Olympics

© Lusa

Lusa
09/08/2024 17:44 ‧ 09/08/2024 por Lusa

Desporto

Jogos Olímpicos

"A nossa posição é muito clara: o COI não organizará boxe em Los Angeles2028 sem um parceiro de confiança", reforçou Thomas Bach, a dois dias do final dos Jogos Olímpicos Paris2024.

 

Com a Associação Internacional de Boxe (IBA) suspensa já desde 2019, por problemas com corrupção e má gestão interna, o COI assumiu a gestão da qualificação para Tóquio2020 e Paris2024.

Esta federação é liderada desde 2020 pelo empresário russo Umar Kremlev, que trouxe financiamento sobretudo do gigante do gás Gazprom, não conseguindo regressar ao movimento olímpico, que entretanto lhe retirou por completo o reconhecimento.

O conflito entre as duas partes escalou em Paris2024 devido a duas lutadoras, a argelina Imane Khelif e a taiwanesa Lin Yu-ting, que a Associação Internacional de Boxe garante serem homens, apesar de nunca revelarem quaisquer provas quanto às atletas, que nasceram mulheres e sempre viveram como mulheres, como reforçou diversas vezes o COI.

Entretanto, a World Boxing surgiu por iniciativa norte-americana e em maio deste ano começou conversas com o COI para assumir a gestão do boxe olímpico, para já sem apoio de muitas federações nacionais, perante as garantias financeiras deixaras pela IBA.

Assim, Thomas Bach 'escalou' o aviso: "Se as federações querem que os seus lutadores ganhem medalhas olímpicas, devem organizar-se numa federação internacional de confiança, com boa governança", reforçou.

Bach tem insistido no que o COI tinha garantido em maio, de que qualquer lutador associado à IBA ficaria excluído de Los Angeles2028.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

As imagens do casamento do capitão do Sporting, Morten Hjulmand

Sporting

As imagens do casamento do capitão do Sporting, Morten Hjulmand

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Fórmula 1 continua no fim de semana. Os horários do GP da Áustria

Fórmula 1

Fórmula 1 continua no fim de semana. Os horários do GP da Áustria

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas