Powered bySolverde
Disclaimer

Cátia Azevedo leva mala "cheia de sonhos" e deseja recordações boas

A atleta Cátia Azevedo leva hoje uma mala "cheia de sonhos" para os Jogos Olímpicos Paris2024 e espera regressar com "recordações e aprendizagens boas", querendo melhorar o 17.º lugar de Tóquio2020 e ambicionando a final.

Jogos do Mediterrâneo: Tripla de ouro no atletismo feliz com as conquistas

© Lusa

Lusa
01/08/2024 13:06 ‧ 01/08/2024 por Lusa

Desporto

Paris'2024

"Sendo os meus terceiros Jogos, a minha expectativa é melhorar a minha classificação de 2021, que foi o 17.º lugar. Ambiciono uma final olímpica, sei que é complicado, mas temos visto que a nossa comitiva está pronta para fazer coisas complicadas. Somos do tamanho dos nossos sonhos e eu sonho muito. Sinto muito apoio e acho que isso nos faz ir mais além. Espero uma final olímpica e o meu recorde nacional", realçou a atleta.

 

No aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, a atleta dos 400 metros, que é detentora do recorde nacional, com 50.59 segundos, espera ainda que França a surpreenda e que ela surpreenda a França, após ter revelado que não gosta de competir em solo gaulês.

"Espero sair feliz. Vou com uma mala cheia de sonhos e espero vir com uma mala cheia de recordações e de aprendizagens boas", atirou, destacando ainda o trabalho de um Comité Olímpico de Portugal, "que organizou tudo ao pormenor e que pensa em tudo".

A World Athletics, federação internacional de atletismo, anunciou na quarta-feira que o prazo de obtenção de mínimos para a participação nos Campeonatos do Mundo de Tóquio2025 começa já hoje, o que inclui as marcas já obtidas nestes Jogos Olímpicos.

"Sinceramente, passo a passo. Quero acabar Paris2024 e pensar em Tóquio2025 talvez a partir de setembro. Se vier, ótimo. Eu estou a valer recorde nacional. Se a marca de qualificação para Tóquio2025 é 50.75 e se eu fizer o recorde nacional, um mais um dá dois. Não está o objetivo delineado para isso, mas se um objetivo vier, o outro vem. É algo que espero, mas não é o meu objetivo principal", considerou a atleta do Sporting.

Cátia Azevedo sofreu este ano a primeira lesão da carreira, aos 30 anos, entre abril e maio, o que a deixou "mais desconfortável", mas garantiu que está mais bem preparada.

"Uma pessoa que nunca teve uma lesão, que se acha a última bolacha do pacote e que nada lhe acontece... aconteceu este ano. Eu competi menos vezes, o que me deixou um bocadinho mais desconfortável, mas consegui, neste último mês, mudar o meu 'chip' e estar no 'chip' Cátia Azevedo, com garra e ambição. Apesar das várias contrariedades durante a preparação, saio mais bem preparada ainda", assegurou ainda, aos jornalistas.

Enfermeira de profissão, que concilia com o alto rendimento, Cátia Azevedo disse que esse é o seu sonho e que tem mantido a chama da paixão pelo atletismo "bem acesa".

"Ser enfermeira deu-me muito mais aprendizagem e força para ser uma melhor atleta. Os meus doentes são espetaculares e tenho uma equipa fabulosa, que nos dá valores como não valorizar tanto uma derrota. Ser enfermeira sempre foi um sonho para mim. A paixão alimenta-nos, mas às vezes há mais um fogo ardente e outras vezes está mais apagado. A enfermagem tem mantido a 'chama' do atletismo muito acesa", expressou.

A prova feminina dos 400 metros tem início às 10:55 de segunda-feira, com a primeira ronda, seguindo-se a prova de repescagem no dia seguinte, às 10:20. As meias-finais acontecem na quarta-feira, às 19:45, com a final marcada para 09 de agosto, às 19:00.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Como é que ainda não é proibido filmar e perseguir pessoas de luto?"

Diogo Jota

"Como é que ainda não é proibido filmar e perseguir pessoas de luto?"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas