João Fernando aspira a quadro de honra e sonha com medalha nos Olímpicos

O judoca João Fernando quer chegar ao quadro de honra na sua estreia nos Jogos Olímpicos, mas não deixa de acreditar numa "estreia de sonho" em Paris2024, com a conquista de uma medalha em -81 kg.

Paris2024: João Fernando aspira a quadro de honra e sonha com medalha

© Lusa

Lusa
20/07/2024 07:05 ‧ 20/07/2024 por Lusa

Desporto

Judo

Aos 24 anos, João Fernando garantiu a qualificação via quota continental, confiando em chegar ao quadro de honra, ou seja, pelo menos um sétimo lugar, mas sabe qual seria a sua "estreia de sonho".

 

"Já fiz muitas competições com todos estes atletas que vão estar presentes, estes e mais alguns. Por isso, eu acho que um quadro de honra é um objetivo, é um bom objetivo. Mas claro que são competições que ocorrem de quatro em quatro anos, acho que eu só posso ficar satisfeito com a medalha. Por isso diria que esse é o meu objetivo", assumiu, em entrevista à agência Lusa.

Saber que tinha assegurado uma vaga em Paris2024 foi "um alívio grande" para o judoca do Sporting, que refere que, "qualquer pessoa que entra no judo e que começa a gostar de competir e que queira levar a competição a sério, tem o sonho de ir aos Jogos Olímpicos".

"Já estou há alguns meses a tentar defender um lugar que nunca esteve garantido. Depois do Mundial, antes de sair o ranking, eu já tinha feito contas, já tinha visto umas notícias, porque eu também não sabia bem que contas é que tinha que fazer, e já estava a ficar mais preparado. Depois, quando saiu definitivamente o ranking, foi, embora já estivesse a contar, um alívio ainda maior", admitiu.

Em estreia no maior evento desportivo mundial, João Fernando diz que vai "tentar evitar" todas as distrações que possam surgir à volta dos Jogos, até porque assume ter capacidade para se "conseguir focar".

"Tenho mais ou menos ideia de como vai ser o ambiente, mas sei o que é que preciso para me focar. Portanto, não quero que isso me afete e acho que acredito que não me vai afetar", referiu.

Ainda a preparar-se para os Jogos, João Fernando sabe que "antes de ficar nervoso" ainda se vai "cansar muito", aguardando por viver ao máximo a experiência olímpica, para a qual espera o apoio dos restantes elementos da equipa de judo -- é um dos dois estreantes, a par com Taís Pina --, assim como do treinador Pedro Soares, que também foi atleta olímpico.

"Acho que toda a experiência num conjunto é aquilo que eu espero. Quero muito viver tudo aquilo que a experiência olímpica tem e quero muito também competir num palco olímpico. Ou seja, é todo um conjunto. Não há uma coisa que eu queira mais do que outra", referiu.

Os Jogos Olímpicos Paris2024 disputam-se de 26 de julho a 11 de agosto, com João Fernando a disputar os -81 kg em 30 de julho.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Jorge Jesus trocou Al Hilal por Al Nassr e Cristiano Ronaldo já reagiu

Arábia Saudita

Jorge Jesus trocou Al Hilal por Al Nassr e Cristiano Ronaldo já reagiu

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Chevrolet Vega, o carro desenterrado da maior cápsula do tempo

Carros clássicos

Chevrolet Vega, o carro desenterrado da maior cápsula do tempo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas