"Inspiração". Artur Soares Dias "orgulhoso" pelo desempenho no Euro'2024

O árbitro português de futebol Artur Soares Dias mostrou-se hoje orgulhoso pelo seu recente desempenho no Campeonato da Europa de 2024, admitindo que possa ser "uma inspiração" para os jovens queiram abraçar esta atividade.

Notícia

© Getty Images

Lusa
19/07/2024 23:00 ‧ 19/07/2024 por Lusa

Desporto

Euro'2024

"Sinto que foi um bom momento para o futebol português e para a arbitragem nacional. É um orgulho ter contribuído para a valorização deste desporto que todos nós gostamos", disse Artur Soares Dias, numa homenagem feita pela Associação de Futebol do Porto.

 

O juiz, que, no Euro2024, disputado na Alemanha, liderou uma equipa composta por Paulo Soares, Pedro Ribeiro e Tiago Martins, que também foram homenageados, considerou que este desempenho conjunto deu, para o exterior, uma boa imagem da arbitragem portuguesa.

"A minha tarefa é também é incentivar os mais jovens, ser uma fonte de inspiração para os árbitros que estão agora a começar, preocuparmo-nos com eles e em dar-lhes condições para que consigam atingir esses palcos", disse o árbitro natural de Vila Nova de Gaia, que já tinha estado no Euro2020, disputado em 2021.

Artur Soares Dias, e a sua equipa, estiveram presentes em três jogos do Euro2024, dois da fase de grupos e um dos oitavos de final, garantindo que não saiu com 'sabor amargo' por não ter 'apitado' mais partidas.

"Não tive pena, porque sou uma pessoa muito feliz. Sinto que foi um bom desempenho, estou grato por ter cumprido a minha tarefa e de forma competente. Fazer três jogos foi gratificante, motivador, e muito satisfatório. A quarta nomeação não chegou, mas sinto-me muito feliz", partilhou Soares Dias.

Nesta competição, foi implementada a regra de apenas os capitães de equipa poderem abordar o árbitro durante a partida, algo que vai ser transportado para as competições portuguesas, numa novidade que merece a 'aprovação' de Artur Soares Dias.

"É uma regra que ajuda. O futebol pode ser equiparado a qualquer outro espetáculo, dentro de um grande palco, e, se todos nos respeitarmos, estamos a valorizar esse mesmo espetáculo. Todos queremos menos ruído e mais golos. Será, seguramente, um bom caminho para o futebol", analisou o juiz.

Artur Soares Dias, com 45 anos, não se quis alongar sobre as suas expectativas para a temporada que está prestes a começar.

"Irei sempre pertencer ao futebol e valorizar a modalidade, seja nesta ou em outra área. A expectativa para a nova época é ser cada vez melhor e contribuir de forma positiva. Vamos ver o que acontece esta época, ainda não sei. Agora é para descansar um pouco e logo se verá", confidenciou.

Para já, Artur Soares Dias está a desfrutar o momento, até a experienciar situações pouco habituais.

"Tem sido pouco usual ser abordado na rua para tirar fotografias, para dar abraços, e até ouvir, de uma criança, que fui um orgulho de Portugal. É estranho, mas espero que seja uma fonte de inspiração para no futuro termos mais e melhores árbitros", desabafou.

Em jeito de confidência, o árbitro, que tatuou nos braços os símbolos dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 e do Euro2020, garantiu que ainda tem espaço para eternizar no corpo a sua presença esta mais recente competição.

"Para já, tenho tatuado na memória esses desempenhos, mas também vou arranjar uma vaga colocar este Euro2024", partilhou, sorridente.

 Nesta cerimónia de homenagem, que decorreu na sede da Associação de Futebol do Porto, estiveram presentes, entre outros, o presidente da Liga Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, o presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), José Fontelas Gomes, o vice-presidente da FPF José Couceiro, assim com vários árbitros, treinadores e dirigentes, nomeadamente o presidente do Sporting de Braga, António Salvador.

Leia Também: Oficial: Ex-Benfica troca de clube na Arábia Saudita

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

A mensagem de Cristiano Ronaldo antes do jogo decisivo com a Dinamarca

Redes Sociais

A mensagem de Cristiano Ronaldo antes do jogo decisivo com a Dinamarca

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2662
2Benfica2559
3FC Porto2653
4Sp. Braga2653
5Santa Clara2643
6Vitória SC2641
7Casa Pia2636
8Estoril2636
9Famalicão2634
10Moreirense2631
11Rio Ave2629
12Arouca2629
13C.D. Nacional2629
14Gil Vicente2523
15AVS2623
16Estrela2623
17Farense2617
18Boavista2615
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Hamilton vence primeira corrida sprint da carreira na China com a Ferrari

Fórmula 1

Hamilton vence primeira corrida sprint da carreira na China com a Ferrari

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas