Meteorologia

  • 16 SEPTEMBER 2024
Tempo
34º
MIN 21º MÁX 36º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Diário do Euro'2024: 'Traição' de João Félix impediu o duelo ibérico

Ao longo do Euro'2024, o Desporto ao Minuto apresenta-lhe um diário de bordo que o deixará a par de todas as novidades. Há resultados, marcadores, declarações, momentos de bastidores e muito mais para acompanhar ao minuto.

Diário do Euro'2024: 'Traição' de João Félix impediu o duelo ibérico
Notícias ao Minuto

07:12 - 06/07/24 por Notícias ao Minuto

Desporto Euro 2024

Terminou com lágrimas portuguesas o 22.º dia do Euro'2024. Após dois dia de descanso, as emoções do futebol regressaram à Alemanha... mas trouxe consigo tristeza para Portugal. A seleção fez, na sexta-feira, a sua melhor exibição no Europeu, mas caiu nos quartos de final perante a França, nos penáltis (5-3). Mas já lá vamos a esta eliminação

As exibições da seleção neste Campeonato da Europa não vinham a impressionar os portugueses, mas fora dele os adeptos têm goleado no que toca a apoio. Esta sexta-feira não foi exceção. A cidade de Hamburgo pintou-se de verde e vermelho para apoiar a equipa nacional nesta partida com França. E fora dos relvados já estava a apoiar Artur Soares Dias, que foi dispensado do Europeu.

Dentro das quatro linhas iam defrontar-se o ídolo e o aprendiz. Não é segredo que Kylian Mbappé idolatra Cristiano Ronaldo, como comprovam os jogos anteriores entre ambos. Neste reencontro, Mbappé, que nunca tinha vencido Cristiano Ronaldo, superou o português. Uma noite duplamente feliz para o homem da máscara, ele que nem terminou o encontro no relvado.

Portugal teve mais posse de bola (63% contra 37%), mais cantos (11 contra 4) e mais ataques (71 contra 58). Em suma, dominou em quase todas as estatística da partida, mas não foi capaz de fazer um golo perante os franceses, que, diga-se de passagem, pouco fizeram para bater a defesa lusa. Até houve tempo para Vitinha 'mostrar' um amarelo ao árbitro.

A equipa das quinas teve várias ocasiões flagrantes para marcar, mas o jogo voltou a encaminhar-se para os castigos máximos. Nos penáltis, os franceses foram mais competentes e marcaram os cinco, enquanto João Félix, que tinha sido lançado em campo aos 106 minutos, a render Rafael Leão, falhou na 'hora H' e atirou ao poste direito. Estava terminado o sonho português e 'rebentava' a festa francesa.

Após o encontro, o sentimento geral era de tristeza. Pepe foi às lágrimas e deixou dúvidas sobre o seu futuro. Vitinha estava frustrado e Roberto Martínez destacou a crueldade que o resultado final demonstrava. A equipa das quinas falhava a presença nas meias-finais de um Europeu pela quarta vez e Cristiano Ronaldo despediu-se daquele que foi, em princípio, o último Campeonato da Europa sem golos. O português somou ainda o nono jogo em 'branco' consecutivo em fases finais desta competição. Mas não foram só coisas más, já que se tornou pública uma história tocante que envolveu o madeirense.

Mas não foi só do Portuga-França que se fez o 22.º dia do Euro'2024. Mais na zona sul da Alemanha, na cidade de Estugarda, Espanha teve de ir a prolongamento para enviar para casa a anfitriã da competição. Mais do que o resultado em si, que colocou os espanhóis nas meias-finais, o dia 5 de julho de 2024 marcou o ponto final na carreira do brilhante de Toni Kroos. O médio não se despediu dos relvados em fase descendente, muito pelo contrário, mas não evitou as lágrimas no adeus. E também não se livrou das críticas depois de uma entrada mais dura sobre Pedri que lesionou o médio espanhol.

Atento a esta partida esteve Iker Casillas. O antigo guarda-redes espanhol criticou o árbitro da partida e deixou também uma mensagem ao amigo Kroos. De la Fuente estava radiante com o triunfo, mas menos sorridente com as três baixas confirmadas para o duelo diante de França. Nagelsmann não conseguiu esconder a tristeza.

As emoções dos quartos de final prosseguem já este sábado. Inglaterra defronta a Suíça e os Países Baixos medem forças com a Turquia. Estes últimos sabem que não vão poder contar com os préstimos de Demiral, que viu o castigo de dois jogos confirmados. Já Bellingham safou-se de um castigo. E sobre o ex-Sporting, o presidente da federação turca arrasou o castigo. Por falar em jogadores com ligação a Portugal, Jan Vertonghen decidiu renunciar à carreira internacional depois da eliminação da Bélgica em pleno Euro'2024.

Os jogos deste dia

Inglaterra-Suíça, 17h00 (Merkur Spiel-Arena, Dusseldorf) - TVI

Países Baixos-Turquia, 20h00 (Olympiastadion, Berlim) - Sport TV1

Leia Também: As imagens do 22.º dia do Euro'2024: Muitas lágrimas e cheiro a despedida

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório