Meteorologia

  • 23 JUNHO 2024
Tempo
22º
MIN 17º MÁX 29º

Da 'resposta' a Martínez às "cervejinhas". Amorim anteviu final da Taça

Treinador do Sporting disse esperar um jogo "difícil" e "quentinho" contra o FC Porto.

Da 'resposta' a Martínez às "cervejinhas". Amorim anteviu final da Taça
Notícias ao Minuto

15:22 - 25/05/24 por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Desporto Sporting

Está a fechar-se a cortina no futebol nacional na época 2023/24. No domingo, o Estádio Nacional, no Jamor, vai pintar-se de azul e verde para receber a final da Taça de Portugal que coloca frente a frente o FC Porto e o Sporting.

Na antevisão a este encontro, Rúben Amorim, como não podia deixar de ser, foi questionado sobre as ausências de Francisco Trincão e Pedro Gonçalves dos eleitos da seleção para o Euro'2024 e referiu que respeita as escolhas do selecionador espanhol.

Amorim deixou, de novo, a garantia de que tem um contrato para cumprir com o Sporting. Sobre o jogo no Jamor, o treinador dos verde e brancos disse esperar um jogo "difícil" e "quentinho" contra o FC Porto. O técnico frisou ainda que Sérgio Conceição pode ficar um ano sem beber cervejinhas, numa alusão a um ano sem ganhar títulos.

O jogador chamado à conferência de imprensa foi Francisco Trincão. O extremo garantiu estar tranquilo com o facto de não ir ao Campeonato da Europa, prometendo continuar a trabalhar para ser opção para Roberto Martínez.

Fique abaixo com o essencial das declarações de Rúben Amorim e Francisco Trincão:

Leia Também: Atenção, Sporting. Hjulmand na lista de reforços de 'gigante' espanhol

Termina a conferência de imprensa

Rodrigo Querido | há 4 semanas

Rúben Amorim e Francisco Trincão terminam a antevisão à final da Taça.

Sente-se um espalha brasas?

Rodrigo Querido | há 4 semanas

"Considero-me um jogador que pode acrescentar algo à equipa do Sporting, ganhar títulos e espero que amanhã seja mais um."

É adepto do Sporting. Tem memórias bonitas do Jamor?

Rodrigo Querido | há 4 semanas

"Lembro que foi um momento complicado, mas hoje em dia não faz sentido falar nisso, o clube está completamente diferente."

Se o Sporting conseguir a dobradinha, Amorim é o melhor técnico do clube?

Rodrigo Querido | há 4 semanas

"Se será ou não o maior treinador não me cabe decidir, mas teve um papel enorme na história recente do Sporting. A mim sempre me ajudou, deu-me feedback a dizer que confiava em mim e colocou-me a jogar. Sempre foi um grande treinador para mim e para o Sporting e a conquista da Taça aproxima-o a isso, mas não me a mim cabe decidir isso."

Clique na segunda metade da temporada

Rodrigo Querido | há 4 semanas

"Foi só apenas um bocado de confiança, o míster e os colegas também sempre me ajudaram para que tivesse essa evolução. A equipa ajudou bastante porque acabámos por ter uma época excecional e acredito que foi muito por aí."

Que FC Porto espera amanhã?

Rodrigo Querido | há 4 semanas

"Esperamos sempre um FC Porto muito forte. Sabemos que eles nestes jogos são bastante fortes e bastante físicos. Estudámos bastante bem, o míster disse o que devíamos ou não fazer durante o jogo. Depois, é óbvio que me imagino a levantar a Taça de Portugal, mas primeiro vamos pensar nos 90 minutos, quem sabe prolongamento, para ganhar o jogo e levantarmos a Taça."

Ficou com ainda mais motivação por não ser convocado?

Rodrigo Querido | há 4 semanas

"Vou estar preparado para ganhar o jogo amanhã. Claro que quero estar sempre na seleção. Vou dar os parabéns ao Francisco como dou a outros. Estou feliz por eles. Agora é ganhar a final. Justificação do selecionador? Respeito a decisão. Sempre respeitei e vou dar o meu melhor. Claro que estou motivado para ganhar o jogo de amanhã."

Duelo especial contra Francisco Conceição. Vai dar-lhe os parabéns?

Rodrigo Querido | há 4 semanas

"Claro [que vou dar os parabéns]. Na última vez em que foi convocado estive com ele e falhei-lhe. Profissionalmente damo-nos bastante bem. Amanhã falo com ele e no fim do jogo vemos quem ganha e quem dará os parabéns um ao outro por ter ganho a final. Ele é um excelente jogador e espero que seja um bom duelo."

Selecionador disse que teve azar. Ficou desiludido com a ausência?

Rodrigo Querido | há 4 semanas

"Não perturbou nada [a ausência dos convocados]. Como disse vou tirar os pontos positivos, aproveitar para estar com a minha família. Claro que era um objetivo, mas o futebol é assim. Tenho de estar preparado para tudo. O cenário aconteceu assim. Agora é descansar e pensar agora na final e na próxima época. Ausência acaba por ser algo natural."

Caminho para chegar à seleção é tornar-se melhor jogador?

Rodrigo Querido | há 4 semanas

"Claro que o selecionador convoca 26, neste momento acredita que estes 26 são os melhores, portanto algo tenho de fazer para melhorar, não sei o quê em específico. Vou continuar a fazer o meu trabalho e esperar que algum dia esteja entre os 26 e que mostre que tenho capacidade e qualidade para estar na seleção."

Trabalhou o suficiente para estar nos 26 convocados para o Euro’2024?

Rodrigo Querido | há 4 semanas

"Acredito que sim, procuro dar sempre o meu máximo, ajudar a equipa, depois cabe ao selecionador fazer a convocatória, como sempre respeito. Vou tirar os pontos positivos, descansar no verão, preparar a próxima época e poder estar o mais rápido possível novamente na seleção."

O que significa estar a jogar a final da Taça de Portugal?

Rodrigo Querido | há 4 semanas

"É um orgulho sempre. Trabalhámos para estar aqui. Agora só nos resta o passo final. Temos a ambição de ganhar e se ganharmos vai ser o culminar de uma excelente época."

Fala agora Francisco Trincão

Rodrigo Querido | há 4 semanas

Francisco Trincão é o jogador escolhido para falar aos jornalistas.

Jogadores sentiram-se pressionados esta semana por causa da convocatória?

Rodrigo Querido | há 4 semanas

"Não senti jogadores pressionados. Os jogados são inteligentes, e sabem quando estão perto de ser convocados ou não. Há sempre aquela esperançazinha, mas já sabiam quem ia ser convocado. Estão focados na Taça. São rapazes novos e sabem que o futebol muda de um dia para outro."

Quem chega mais pressionado a este jogo?

Rodrigo Querido | há 4 semanas

"Vão ser as duas equipas a querer ganhar e isso vai ser um dos segredos do jogo. Ganhámos o campeonato mas temos de sentir a mesma pressão de uma equipa que não ganha nada. O FC Porto ganhou títulos todos os anos. Não ganhámos nenhum títulos na época passada... O Sérgio Conceição falou nas cervejinhas, não lhe faria mal estar um ano sem beber as cervejinhas. Já aconteceu a vários... Não quero os jogadores relaxados só porque são campeões. As duas equipas vão entrar pressionadas, estão habituadas a ganhar e querem ganhar mais um título."

Diferenças para os outros jogos com o FC Porto

Rodrigo Querido | há 4 semanas

"Se eu soubesse, acertava naquilo que temos de fazer. Acho que vamos estar melhores do que no Dragão e do que no jogo de Alvalade. Também sei que o FC Porto vai estar melhor em Alvalade porque a pressão, o ano difícil já passou. Isto é um jogo completamente diferente. As duas equipas vão estar ao melhor nível e vai ser um jogo diferente."

Escolhas do selecionador

Rodrigo Querido | há 4 semanas

"Entendo perfeitamente. Já deixei o Pote no banco, já deixei o Trincão muito tempo no banco, já deixei o Nuno Santos no banco. São escolhas do selecionador. Cabe a eles responder todos os dias e mostrarem que são melhores jogadores. Piquei os jogadores? Não, isto é um objetivo muito maior do que isso. Os jogadores sabem que ir à seleção ou não faz parte da vida de um futebolista. Não toquei nisso. Estamos focados no que temos de fazer amanhã."

Significado da máscara do Gyokeres

Rodrigo Querido | há 4 semanas

"Não faço ideia porque ele faz a máscara ou deixa de o fazer. O importante é que faça a máscara amanhã [risos]. Isso terão de perguntar a ele."

Pote e Trincão tiveram azar com a seleção?

Rodrigo Querido | há 4 semanas

"É difícil tirar um jogador para meter os do Sporting também. Como seria o contrario. O que acho importante dizer aos jogadores é que devemos ser claros com os jogadores. Pote e Trincão não foram escolhidos porque o selecionador prefere outros, não teve a ver com estágios ou timmings. É isso que lhes digo todos os dias porque é assim que eu penso como treinador. As escolhas são para respeitar. O Nuno Santos não vai à seleção não é porque não joga 90 minutos ou os jogos grandes, são escolhas. O único caminho que os jogadores do Sporting têm é tornarem-se melhores jogadores. Não há pensar que têm de mudar de clube ou posição para irem à seleção, têm de pensar é que tem de ser melhores jogadores, de marcar mais golos e de pensar nas próximas convocatórias. Isto é um trabalho de 18 meses, foram escolhidos esses jogadores e é difícil tirar esses jogadores para meter os dos Sporting. Vai começar uma vida nova a seguir e a Taça de Portugal é o próximo passo para serem convocados para o próximo estágio. Não se podem esconder atrás de outras razões. Cabe a eles tornarem-se melhores jogadores para serem convocados."

Preparação do Diogo Pinto para esta final

Rodrigo Querido | há 4 semanas

"Não tivemos uma preparação diferente. Isso é trabalho do Vital que o conhece, sabe lidar com estes momentos e tem muito mais experiência do que eu. Simplesmente fiz o trabalho como se estivesse lá o Antonio ou o Franco na baliza."

Boletim clínico

Rodrigo Querido | há 4 semanas

"O Matheus Reis não está apto. O Geny está apto, foi convocado. O Antonio Adán não está apto. O resto acho que está tudo apto."

O que teria de Amorim e Conceição o treinador perfeito?

Rodrigo Querido | há 4 semanas

"É difícil fazer isso do treinador perfeito e tirar características. O que posso dizer é que o míster Sérgio Conceição é muito difícil de bater. Por um lado, gostaria que ele ficasse cá porque um treinador evolui muito a jogar contra ele. Gostaria muito que ele fosse embora porque é muito chato nesse aspecto. Foi talvez o treinador mais difícil de bater e isso vê-se pelo nosso historial. Houve uma fase em que estivemos quase dez jogos sem o vencer. Não vou estar a meter características de um e de outro porque acho que isso não existe. Depende do contexto. O que podemos melhorar é muita coisa. Fizemos muita coisa boa este ano. O que acho é que, enquanto equipa técnica, não podemos relaxar do que fizemos este ano. Vamos ter de mudar um pouco as dinâmicas, a nossa forma de jogar. As características dos jogadores também vão mudar porque se não vamos ter muitas dificuldades no próximo ano. Um treinador tem de estar sempre em evolução."

Sporting pode jogar com a ansiedade do adversário? Que FC Porto espera?

Rodrigo Querido | há 4 semanas

"Acima de tudo espero um FC Porto forte. Espero que o Pepe jogue amanhã, até porque o selecionador convocou-o e está apto para jogar e vai jogar. O Taremi acho que não porque vai manter os três jogadores na frente e teria de mudar alguma dinâmica. O míster Sérgio Conceição é sempre muito inteligente nestes momentos. Tivemos uma semana longa e preparámos tudo. Acho que na frente vai jogar o Evanilson, o Galeno e o Francisco Conceição. Depois o Pepê o Varela, o Nico. O Pepe vai jogar, o Diogo Costa vai jogar acho que. O João Mário poderá jogar. Defesa esquerdo será o Wendell e o Otávio. Acho que é esse o onze, terá a palavra Sérgio Conceição amanhã. Sei como vai correr o jogo. Não interessa o que aconteceu no campeonato, isto é como se fosse uma época diferente. Estamos preparados para um jogo difícil, como aconteceu no Dragão. Nessa altura a pressão estava do lado do FC Porto e na 1.ª parte estava 2-0 e poderia ter estado 3-0. Conseguimos dar a volta no fim. Vamos estar preparados para o melhor FC Porto. A classificação não interessa. A equipa que conseguir implementar o seu jogo vai estar mais perto de vencer."

Palavras de Varandas na Câmara podem incendiar o ambiente?

Rodrigo Querido | há 4 semanas

"Não. Depende dos jogadores e do que acontecer no jogo. Vai ser sempre um jogo difícil. Volto a dizer o que já disse, foi uma conversa de balneário e não devia ter saído. Se fosse o presidente do FC Porto a dizer isto, estaria todos os dias no ecrã da Academia e tenho a certeza que o Sérgio fez isso. Temos de nos concentrar no que podemos fazer dentro do campo e no nosso futebol. Vai ser quentinho sempre pelos treinadores que gostam muito de ganhar, pelos jogadores, já temos algum passado. Se for de uma forma positiva e não de grandes confusões, vai dar mais sumo à final. As pessoas deviam estar contentes por ser uma final quentinha, com sumo. Mas que corra tudo bem, que ninguém se magoe e não haja confusão fora do estádio. Dentro do campo não vai haver."

Conversa com Varandas sobre o futuro

Rodrigo Querido | há 4 semanas

"Não houve conversa, não houve nada. Nem mudança nenhuma. Tenho contrato com o Sporting. O presidente é feliz com o treinador, eu sou feliz aqui. Continua tudo igual."

Se vencer a Taça, será mais especial como treinador ou jogador?

Rodrigo Querido | há 4 semanas

"Como treinador o significado é sempre diferente, não quer dizer que seja mais ou menos feliz. Há uma responsabilidade diferente e parece que aqueles rapazes todos são da minha responsabilidade. Diria que poderá ser mais especial amanhã, pelo meu papel ser mais abrangente e estarmos a um jogo de fazermos algo que num clube grande como o Sporting não é feito há 22 anos. Aquele paradigma que queremos mudar em Portugal não o fizemos. Começámos e isto seria um bom passo. Temos de trabalhar muito. Amanhã no fim do jogo, se tudo correr bem, será um dia especial para todos nós."

Se conquistar a Taça, vai estar mais disponível para ouvir propostas?

Rodrigo Querido | há 4 semanas

"Já falei do meu futuro. O título de amanhã não interfere nada nessa decisão. Tenho contrato com o Sporting e é para continuar."

Conquistar título que falta e o espírito da equipa

Rodrigo Querido | há 4 semanas

"Esse é o objetivo [continuar a fazer história] mais do que as conquistas individuais. É verdade que esta equipa técnica quer conquistar a Taça porque nunca a ganhou, mas a dobradinha para o Sporting é muito mais importante. Há 22 anos que não conseguimos vencer. Esta equipa tem de tornar esta época especial. Os recordes são importantes mas valem pouco, o que interessa é o que esta equipa conquista. Temos mais uma hipótese amanhã contra uma grande equipa e um treinador que ganhou mais do que ninguém em Portugal. Vai ser um jogo muito difícil, mas estamos preparados. Fizemos uma semana muito boa, o ambiente foi completamente diferente daquele que tivemos nas últimas duas semanas. Estou muito confiante que vamos fazer história no clube amanhã e vamos continuar no nosso caminho."

Aí está Rúben Amorim

Rodrigo Querido | há 4 semanas

Começa a conferência de imprensa de Rúben Amorim. Fala primeiro o técnico leonino.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório