Procurar

Denunciado alegado escândalo envolvendo UEFA, Rubiales, Messi e Piqué

Ex-presidente da RFEF é acusado de tentar desviar fundos europeus para compensar as perdas salariais sofridas por ambos os jogadores, durante a pandemia.

Denunciado alegado escândalo envolvendo UEFA, Rubiales, Messi e Piqué

© Getty Images

Notícias ao Minuto
22/05/2024 08:28 ‧ há 1 ano por Notícias ao Minuto

Desporto

Espanha

O portal espanhol The Objective denuncia, esta quarta-feira, um novo alegado escândalo envolvendo Luis Rubiales, antigo presidente da Real Federação Espanhola (RFEF), cargo do qual se demitiu, em 2023, na sequência do beijo não consentido a Jenni Hermoso.

A publicação traz a público mensagens e áudios que, assegura, comprovam que o ex-dirigente negociou, juntamente com o líder máximo da UEFA, Aleksander Ceferin, a possibilidade de desviar fundos do organismo para compensar as perdas salariais que alguns jogadores sofreram, durante a pandemia da Covid-19.

Numa conversa, datada de 15 de junho de 2020, Luis Rubiales terá informado Gerard Piqué, então capitão do Barcelona, que teria de "retomar o tema dos fundos" ou, "pelo menos, sacar os 30 milhões euros" para os colocar à sua "disposição".

Uma conversa semelhante àquela que o próprio terá mantido com Lionel Messi, que, um ano depois, acabaria por rumar ao Paris Saint-Germain, a 'custo zero', visto não ter alcançado um acordo com o emblema catalão tendo em vista a renovação do contrato entre ambas as partes.

Noutra suposta conversa, com o próprio Aleksander Ceferin, o então presidente da RFEF terá sugerido que 4% das verbas provenientes da exploração dos direitos televisivos fossem canalizados para a já referida compensação.

Luis Rubiales terá mesmo proposto levar a cabo uma conversa "a quatro partes", com Piqué e Messi, para discutir esta questão. Daí em diante, passou a informar o primeiro de forma recorrente sobre os desenvolvimentos, que, por sua vez, transmitiria ao segundo.

A dita conversa terá mesmo acabado por acontecer, remotamente, a 14 de abril de 2020, tendo Luis Rubiales sugerido a ambos os jogadores que enviassem uma camisola autografada do Barcelona a Ceferin, como demonstração de gratidão.

Leia Também: Rubiales em maus lençóis. Tribunal confirma julgamento por beijo polémico

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si