Meteorologia

  • 18 JULHO 2024
Tempo
33º
MIN 16º MÁX 33º

Benfica e Racing Power na final da Taça feminina: "Momento histórico"

Os treinadores e duas jogadoras de Benfica e Racing Power concordaram hoje que a final da Taça de Portugal, que será disputada no domingo pelas duas equipas, constituirá "um momento histórico" para o futebol feminino português.

Benfica e Racing Power na final da Taça feminina: "Momento histórico"
Notícias ao Minuto

18:48 - 18/05/24 por Lusa

Desporto Futebol feminino

Filipa Patão e Sílvia Rebelo, pelo lado do Benfica, e João Marques e Beatriz Rodrigues, do Racing Power, coincidiram nessa ideia na conferência de antevisão realizada no palco da partida, o Estádio Nacional.

"Sinceramente, estamos num momento histórico no futebol feminino português, independentemente do que possa acontecer. Temos o Racing Power pela primeira vez na final da Taça de Portugal - dou-lhes os parabéns por serem estreantes e uns excelentes estreantes -- e o Benfica também poderá aqui fazer história se ganhar a Taça de Portugal. Por isso, estaremos sem dúvida perante um momento histórico. Quanto à história do jogo, tudo depende de momentos", avaliou, na abertura, a técnica Filipa Patão.

Filipa Patão considerou que a final se decidirá nos detalhes: "A imprevisibilidade existe em todos os jogos. Pode acontecer porque é futebol e aí é que está a beleza do jogo e deste desporto. Vai depender muito de pormenores, as finais são sempre assim, independentemente de poder haver uma equipa que não é favorita relativamente à outra porque não é um dito 'grande', mas isso não quer dizer nada".

No lado oposto, João Marques vincou o momento único que o Racing Power atravessa, prometendo "dar tudo" para erguer o troféu.

"Amanhã [domingo], vamos tentar trazer este título para o clube, para o qual a direção trabalhou com muitos sacrifícios, para que nada falte a estas jogadoras e a este grupo de trabalho. Vamos dignificar ao máximo este clube e dar tudo o que temos dentro de nós para tentar marcar este momento, que já é histórico por estarmos numa final da Taça de Portugal em quatro anos de existência", opinou o treinador do conjunto da margem sul do Tejo.

O técnico, que conta com uma Taça de Portugal no seu currículo e, curiosamente, ao serviço do seu agora oponente, o Benfica, lembrou ainda a curta existência da equipa que comanda, até ver muito bem-sucedida.

"Sem dúvida e não só o Racing Power, como qualquer outra equipa, todos desejam este título, tão simples quanto isso. A primeira grande dificuldade é que não é fácil chegar à final da Taça, mas claro que, em quatro épocas, conseguir chegar a uma final e conseguir conquistá-la, seria algo histórico para um clube como o Racing Power, fantástico", assinalou.

A defesa Sílvia Rebelo conquistou a mesma edição da Taça que o treinador adversário, que na época 2018/2019 orientava o Benfica, e recordou que as 'águias' ambicionam sempre conquistar todas as competições.

"O Benfica quer continuar a colecionar títulos e este é um deles. Esta é uma Taça que já há algum tempo nos falta e apesar de respeitarmos o Racing, por ser uma equipa bastante competitiva, queremos levar mais um título para o nosso museu", afiançou.

A internacional portuguesa mostrou-se ainda particularmente atenta ao poderio do seu opositor, considerando que as atletas dos dois conjuntos quererão "aproveitar o momento": "Todos os jogos são diferentes e é uma final, nas finais todas as jogadoras querem ganhar".

Por seu turno, a também defesa Beatriz Rodrigues salientou a dificuldade do feito já alcançado pelo Racing Power de chegar a uma final, candidatando-se a conseguir outro, caso consigam derrotar as 'águias'.

"Já é história chegar à final da Taça de Portugal. Existe um percentual mesmo muito pequeno de equipas que chegam a uma final de Taça e o nosso objetivo está muito bem delineado e será o de fazer história e frisá-la ainda mais com a conquista desta Taça", referiu, em jeito de promessa.

Benfica e Racing Power medem forças na final da Taça de Portugal no domingo, pelas 17:15, no Estádio Nacional, em Oeiras, com arbitragem de Catarina Campos, da Associação de Futebol de Lisboa.

Leia Também: Alvalade pede Luís Neto, mas Gyokeres faz 'orelhas moucas' e marca

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório