A Câmara Municipal de San Fernando, em Cádiz, acaba de apresentar a primeira escola de Walking Football de Espanha. Trata-se de uma modalidade de futebol adaptada às pessoas com mais de 55 anos que evita qualquer risco para a saúde, pois é praticada... a anda. O objetivo é lutar contra o sedentarismo e procurar promover as relações sociais entre os idosos.
O vereador do Desporto da cidade, Antonio Rojas, valorizou positivamente o facto de San Fernando ser “a cidade pioneira na criação da primeira escola deste desporto, que está a ter tanto sucesso noutros países europeus”, em declarações ao jornal Telecinco.
Por seu lado, o diretor da escola, Juan José Ramírez, especificou que “se trata de uma curiosa adaptação do futebol, já que se joga a pé e pode ser praticado por homens e mulheres de qualquer nível”.
O Walking Football nasceu em Inglaterra há mais de uma década e está a tornar-se um desporto muito popular. Ramírez explicou que, para além do desporto propriamente dito, haverá um programa de atividades complementares “para usufruto dos idosos”. O principal objetivo é promover um estilo de vida ativo e saudável, criando um espaço onde os idosos possam socializar e divertir-se praticando desporto.