Meteorologia

  • 29 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 29º

MAG autentica nomes propostos pelas listas às eleições do FC Porto

A Mesa da Assembleia Geral do FC Porto autenticou hoje os candidatos propostos pelas listas concorrentes às eleições dos órgãos sociais, em 27 de abril, respeitando os pressupostos estatutários dos vice-campeões nacionais de futebol.

MAG autentica nomes propostos pelas listas às eleições do FC Porto
Notícias ao Minuto

13:18 - 18/04/24 por Lusa

Desporto FC Porto

De acordo com uma nota publicada no sítio oficial do clube na Internet, o órgão chefiado por José Lourenço Pinto validou a constituição das candidaturas encabeçadas pelo atual presidente portista, Pinto da Costa (lista A), pelo ex-treinador da equipa de futebol André Villas-Boas (B) e pelo docente e empresário Nuno Lobo (C), candidato vencido em 2020.

Pinto da Costa propõe António Oliveira, João Rafael Koehler, Marta Massada, Vítor Baía, Vítor Hugo e Nuno Cerejeira Namora para a vice-liderança da direção e António Borges, Eurico Pinto, Luís Fernandes, Alípio Jorge, Rodrigo Barros ou Rita Moreira como vogais.

José Lourenço Pinto recandidata-se à Mesa da Assembleia Geral, ao passo que Ricardo Valente, vereador da Câmara Municipal do Porto, procura suceder a Jorge Guimarães à frente do Conselho Fiscal e Disciplinar, numa lista A em que Américo Aguiar, cardeal e bispo de Setúbal, sobressai como primeiro elemento indicado para o Conselho Superior.

Se Pinto da Costa, de 86 anos, tenta atingir um 16.º mandato seguido na presidência do FC Porto, André Villas-Boas, de 46 anos, estreia-se nas eleições do clube e apostou em Rui Pedroto, João Borges, Tiago Madureira, Francisco Araújo e José Luís Andrade para 'vices' da direção ou em Alberto Babo, Teresa Figueiras e Joana Machado como vogais.

António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto e ex-deputado pelo PSD à Assembleia da República, candidata-se à Mesa da Assembleia Geral pela lista B, ao passo que o Conselho Fiscal e Disciplinar vai ser disputado pelo economista Angelino Ferreira, antigo administrador financeiro da SAD do FC Porto e vice-presidente do clube.

Fernando Freire de Sousa, presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto e ex-secretário de Estado, encabeça o lote de nomes propostos por André Villas-Boas para o Conselho Superior, órgão não executivo para o qual Nuno Lobo prescindiu de concorrer.

O rosto principal da lista C, de 54 anos, faz-se acompanhar pelos vice-presidentes Dulce Paiva, Rui Nascimento, João Manuel Proença, Nélson Neves e Maciel Carvalho ou pelo vogal Tiago Gomes, enquanto o advogado Luís Barradas disputa a liderança da Mesa da Assembleia Geral e o gestor Heleno Roseira concorrerá ao Conselho Fiscal e Disciplinar.

Há também um movimento independente liderado pelo advogado e docente universitário Miguel Brás da Cunha (lista D), que repete a candidatura exclusiva lançada em 2020 ao Conselho Superior e apresentou 30 nomes até quarta-feira, data-limite para a submissão das listas completas, a 10 dias das eleições do FC Porto rumo ao quadriénio 2024-2028.

O ato eleitoral decorre em 27 de abril, das 09:00 até às 20:00, no Estádio do Dragão, no Porto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório