Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Dragão abre oito portas e 44 mesas de voto nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto vão decorrer em 44 mesas de voto localizadas no Estádio do Dragão, no Porto, que abrirá quatro portas no lado nascente e quatro a poente, comunicaram hoje os vice-campeões nacionais de futebol.

Dragão abre oito portas e 44 mesas de voto nas eleições do FC Porto
Notícias ao Minuto

14:46 - 03/04/24 por Lusa

Desporto FC Porto

Em 27 de abril, entre as 09:00 e as 20:00, o perímetro em torno do recinto terá acesso exclusivo a sócios do clube, que não podem entrar na fila depois desse período, mas, se estiverem nela à hora limite, podem levar a votação a alongar-se por mais algum tempo.

O universo eleitoral será constituído por sócios com, pelo menos, um ano ininterrupto na categoria sénior, ou com antiguidade inferior a um ano nessa condição, mas que tenham sido previamente admitidos como júnior, benemérito e honorário e totalizem, no mínimo, um ano completo, envolvendo igualmente aqueles que estiverem na classe sénior atleta.

Sócios correspondentes, menores de 18 anos, com quota de março em falta ou que não tenham feito o processo de renumeração não podem participar nas eleições, tal como os não sócios, estando inviabilizado o voto antecipado, à distância ou por correspondência.

A regularização de quotas será possível até às 20:00 de 26 de abril, véspera do sufrágio, ao passo que a atualização do número de sócio pode ser feita na loja do associado e em espaços de apoio devidamente sinalizados a qualquer momento, até ao fecho das urnas.

A apresentação física ou digital do cartão de associado do FC Porto e de um documento de identificação legalmente válido será indispensável para o acesso aos dois boletins de voto disponíveis, um dos quais para escolher a direção, a Mesa da Assembleia Geral e o Conselho Fiscal e Disciplinar, enquanto o outro se aplica apenas ao Conselho Superior.

A lista vencedora para cada um dos três órgãos sociais executivos e os membros eleitos pelo método de Hondt para o único órgão consultivo são proclamados pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral, José Lourenço Pinto, no sítio oficial do clube, imediatamente após o apuramento dos resultados, estando a tomada de posse prevista até 13 de maio.

Na terça-feira, em conformidade com os pressupostos estatutários, foram certificadas as listas lideradas pelo atual presidente, Pinto da Costa (lista A), pelo ex-treinador da equipa principal de futebol André Villas-Boas (B), pelo docente e empresário Nuno Lobo (C), que prescindiu de concorrer ao Conselho Superior, e pelo advogado e professor universitário Miguel Brás da Cunha (D), cujo movimento independente se limitará ao órgão consultivo.

As eleições do FC Porto voltam a reunir quatro candidaturas, tal como em 2020, quando Pinto da Costa, que lidera o clube desde abril de 1982 e tornou-se o dirigente com mais títulos e longevidade do futebol mundial, foi reeleito para um 15.º mandato consecutivo.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório