Meteorologia

  • 15 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 24º

Artur Jorge abandona Braga e protagoniza 11.ª mudança na I Liga

O técnico Artur Jorge tornou-se hoje no 11.º treinador a deixar uma equipa da presente edição da I Liga portuguesa de futebol, ao trocar o Sporting de Braga pelo Botafogo, do Brasil, após a 27.ª jornada.

Artur Jorge abandona Braga e protagoniza 11.ª mudança na I Liga
Notícias ao Minuto

11:35 - 03/04/24 por Lusa

Desporto I Liga

Depois de bater o Portimonense (5-3) no Algarve, no fecho da ronda, Artur Jorge anunciou a saída do emblema bracarense, situação que foi agora confirmada oficialmente pelo atual quarto classificado da prova.

A mês e meio do fim da época, o Sporting de Braga terá de procurar novo treinador, numa altura em que apenas disputa o campeonato, com a possibilidade de ainda subir ao terceiro posto, já que está a dois pontos do FC Porto.

Com vários anos nas camadas jovens do clube, aos 52 anos, Artur Jorge, antigo central e capitão, estava a cumprir apenas a segunda época na equipa principal.

Nas contas das mudanças de treinadores da I Liga, Artur Jorge sucede a João Pedro Sousa, que em março foi afastado do comando do Famalicão por troca com Armando Evangelista.

João Pedro Sousa sucedeu a Pedro Moreira na lista de 'chicotadas', tendo este sido afastado do comando do Casa Pia na 21.ª jornada, apenas 86 dias depois de ter assumido o cargo, em 21 de novembro do ano passado, quando rendeu Filipe Martins, que deixou os 'gansos' à 11.ª jornada. Gonçalo Santos é o atual treinador do Casa pia.

O anterior treinador a ser afastado tinha sido o espanhol Pablo Villar, que foi rendido no 'banco' do Vizela pelo compatriota Rúben de la Barrera, à 14.ª jornada, em dezembro último.

Para além destes, o Vitória de Guimarães e Casa Pia (duas vezes) e Boavista, Vizela, Desportivo de Chaves, Estoril Praia e Arouca, todos com uma 'chicotada psicológica', também mexeram nos comandos técnicos na presente temporada.

Logo à primeira jornada, e após um triunfo na Amadora, Moreno 'bateu com a porta' no Vitória de Guimarães, mas o substituto pouco durou na 'Cidade Berço': o brasileiro Paulo Turra liderou os minhotos em cinco jogos na I Liga, obteve apenas duas vitórias e ainda foi eliminado da Taça da Liga pelo secundário Tondela, sendo rendido por Álvaro Pacheco, à sétima jornada.

Pelo meio, o mesmo Moreno rumou a Chaves, sendo contratado para a posição de José Gomes, à quinta ronda, depois de os transmontanos averbarem cinco derrotas no mesmo número de jogos no campeonato.

Antes de assumir o conjunto vimaranense, Álvaro Pacheco tinha sido substituído no Estoril Praia por Vasco Seabra, à sexta jornada, enquanto o final da 11.ª ronda trouxe duas alterações de uma assentada, no Casa Pia e no Arouca, com as entradas de Pedro Moreira e Daniel Sousa para os postos de Filipe Martins e Daniel Ramos, respetivamente.

A cumprir a segunda passagem pelo 'banco' do Boavista, Petit foi outra das 'vítimas' dos resultados, em dezembro do ano passado, estavam decorridas 13 jornadas, sendo rendido no cargo por Ricardo Paiva.

- Mudanças de treinador na edição 2023/24 da I Liga portuguesa de futebol:

1.ª Vitória de Guimarães Moreno João Aroso a)

2.ª Vitória de Guimarães João Aroso Paulo Turra

5.ª Desportivo de Chaves José Gomes Moreno

6.ª Estoril Praia Álvaro Pacheco Vasco Seabra

7.ª Vitória de Guimarães Paulo Turra Álvaro Pacheco

11.ª Casa Pia Filipe Martins Pedro Moreira

11.ª Arouca Daniel Ramos Daniel Sousa

13.ª Boavista Petit Jorge Couto a)

14.ª Boavista Jorge Couto Ricardo Paiva

14.ª Vizela Pablo Villar Rúben de la Barrera

21.ª Casa Pia Pedro Moreira Gonçalo Santos

26.ª Famalicão João Pedro Sousa Armando Evangelista

27.ª Sporting Braga Artur Jorge a definir

a) Interino

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório