Para cima, todos os Santos ajudam. As notas do Estrela-Sporting

A análise à vitória do Sporting sobre o Estrela da Amadora.

Sporting Lisbon's Portuguese midfielder #11 Nuno Santos celebrates scoring his team's second goal during the Portuguese League football match between Estrela da Amadora and Sporting CP at Jose Gomes stadium in Amadora, outskirts of Lisbon, on March 29, 20

© Getty Images

David Silva
30/03/2024 07:58 ‧ 30/03/2024 por David Silva

Desporto

Análise

Em dia Santo, o Sporting manteve-se no cimo da tabela classificativa da Liga. E com um Santos em evidência, pelo menos na lista de marcadores. O grande destaque da partida vai, no entanto, para Francisco Trincão. Os leões aplicaram uma reviravolta e venceram por 1-2. 

O marcador foi inaugurado pelos amadorenses, aos 16 minutos, na sequência de uma fífia de Franco Israel, guarda-redes do Sporting que tem suprido a lesão de António Adán. Abordou mal um canto e acabou a oferecer o golo a Leonel Bucca, no primeiro tento do argentino na Europa.

Nem dez minutos passaram para o empate do Sporting. Trincão foi bem descoberto por Geny Catamo e o jovem extremo português cruzou certeiro para a cabeça de Paulinho, oportuno, a fazer o 17.º tento da temporada. 

Mais à frente, Francisco Trincão surgiu novamente com espaço entrelinhas e acabou a ferir os amadorenses. Rematou para defesa apertada de Bruno Brígido e, na recarga, Nuno Santos estava lá para consumar a reviravolta. Um encosto fácil, mas que foi essencial para devolver a liderança da Liga ao Sporting. 

Até ao final, sucedeu-se um exercício de tentativa/erro no ataque do Sporting. Viktor Gyokeres, que vinha a marcar há quatro jogos consecutivos, ora era travado por Brígido, ora era parado pelo poste. Trincão rematou ao lado e Nuno Santos foi um dos lesados pelo guardião do Estrela da Amadora.

O resultado foi 'apertado', mas suficiente para voltar ao cima da tabela antes de um duplo dérbi com o Benfica, para a Taça e para a Liga. Os leões têm mais um ponto do que os rivais lisboetas.

Figura

Francisco Trincão foi o elemento decisivo do lado sportinguista, tendo participado nos dois golos obtidos na primeira parte. Assistiu bem Paulinho para o empate e ainda originou o segundo, obrigando Brígido a uma defesa apertada.

Surpresa

Bruno Brígido não será uma surpresa total para os mais atentos a esta edição do campeonato, mas será um nome ainda desconhecido para muitos. O guardião efetuou uma série de defesas importantes para manter o Estrela na discussão do jogo. Os amadorenses não perderam por sua culpa.

Desilusão

Franco Israel ainda se redimiu, com uma bela defesa a cabeceamento de Kikas, mas a verdade é que pôs em cheque o coletivo logo aos 16 minutos de jogo com um erro crasso. Abordou mal um canto e deixou que Bucca se estreasse a marcar no Estrela. 

Treinadores

Rúben Amorim: Escolheu por dar descanso a alguns jogadores que foram utilizados pelas seleções, como Gonçalo Inácio ou Morten Hjulmand, com uma defesa algo remendada. A verdade é que começou a sofrer, mas não porque o Estrela estivesse bem. Jogo controlado pelos leões, que só pecaram na eficácia.

Sérgio Vieira: Orienta uma equipa com um investimento muito inferior à do Sporting, pelo que qualquer julgamento deverá ter essa nota prévia. Apostou em Leonel Bucca pela primeira vez como titular e foi feliz. Numa exibição em que não faltou compromisso à sua equipa, que era o que se pedia, Vieira não pode levar nota negativa.

Árbitro

Fábio Veríssimo teve um jogo praticamente sem casos. Foi implacável ao mostrar cartão amarelo logo aos 20 minutos a Matheus Reis, mas entende-se pela perigosidade da jogada. Deu muito poucos amarelos. Interrompeu bem a partida quando algumas tochas foram arremessadas para dentro de campo. 

Leia Também: "Tivemos a garra suficiente para dar a volta ao jogo"

Leia Também: Sporting aplica reviravolta ao Estrela e dá Trincão no jejum do título

Leia Também: Trincão leva tudo à frente e Nuno Santos aproveita para selar cambalhota

 

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Nuno Lobo

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Emmanuel Macron

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas