Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Para cima, todos os Santos ajudam. As notas do Estrela-Sporting

A análise à vitória do Sporting sobre o Estrela da Amadora.

Para cima, todos os Santos ajudam. As notas do Estrela-Sporting
Notícias ao Minuto

07:58 - 30/03/24 por David Silva

Desporto Análise

Em dia Santo, o Sporting manteve-se no cimo da tabela classificativa da Liga. E com um Santos em evidência, pelo menos na lista de marcadores. O grande destaque da partida vai, no entanto, para Francisco Trincão. Os leões aplicaram uma reviravolta e venceram por 1-2. 

O marcador foi inaugurado pelos amadorenses, aos 16 minutos, na sequência de uma fífia de Franco Israel, guarda-redes do Sporting que tem suprido a lesão de António Adán. Abordou mal um canto e acabou a oferecer o golo a Leonel Bucca, no primeiro tento do argentino na Europa.

Nem dez minutos passaram para o empate do Sporting. Trincão foi bem descoberto por Geny Catamo e o jovem extremo português cruzou certeiro para a cabeça de Paulinho, oportuno, a fazer o 17.º tento da temporada. 

Mais à frente, Francisco Trincão surgiu novamente com espaço entrelinhas e acabou a ferir os amadorenses. Rematou para defesa apertada de Bruno Brígido e, na recarga, Nuno Santos estava lá para consumar a reviravolta. Um encosto fácil, mas que foi essencial para devolver a liderança da Liga ao Sporting. 

Até ao final, sucedeu-se um exercício de tentativa/erro no ataque do Sporting. Viktor Gyokeres, que vinha a marcar há quatro jogos consecutivos, ora era travado por Brígido, ora era parado pelo poste. Trincão rematou ao lado e Nuno Santos foi um dos lesados pelo guardião do Estrela da Amadora.

O resultado foi 'apertado', mas suficiente para voltar ao cima da tabela antes de um duplo dérbi com o Benfica, para a Taça e para a Liga. Os leões têm mais um ponto do que os rivais lisboetas.

Figura

Francisco Trincão foi o elemento decisivo do lado sportinguista, tendo participado nos dois golos obtidos na primeira parte. Assistiu bem Paulinho para o empate e ainda originou o segundo, obrigando Brígido a uma defesa apertada.

Surpresa

Bruno Brígido não será uma surpresa total para os mais atentos a esta edição do campeonato, mas será um nome ainda desconhecido para muitos. O guardião efetuou uma série de defesas importantes para manter o Estrela na discussão do jogo. Os amadorenses não perderam por sua culpa.

Desilusão

Franco Israel ainda se redimiu, com uma bela defesa a cabeceamento de Kikas, mas a verdade é que pôs em cheque o coletivo logo aos 16 minutos de jogo com um erro crasso. Abordou mal um canto e deixou que Bucca se estreasse a marcar no Estrela. 

Treinadores

Rúben Amorim: Escolheu por dar descanso a alguns jogadores que foram utilizados pelas seleções, como Gonçalo Inácio ou Morten Hjulmand, com uma defesa algo remendada. A verdade é que começou a sofrer, mas não porque o Estrela estivesse bem. Jogo controlado pelos leões, que só pecaram na eficácia.

Sérgio Vieira: Orienta uma equipa com um investimento muito inferior à do Sporting, pelo que qualquer julgamento deverá ter essa nota prévia. Apostou em Leonel Bucca pela primeira vez como titular e foi feliz. Numa exibição em que não faltou compromisso à sua equipa, que era o que se pedia, Vieira não pode levar nota negativa.

Árbitro

Fábio Veríssimo teve um jogo praticamente sem casos. Foi implacável ao mostrar cartão amarelo logo aos 20 minutos a Matheus Reis, mas entende-se pela perigosidade da jogada. Deu muito poucos amarelos. Interrompeu bem a partida quando algumas tochas foram arremessadas para dentro de campo. 

Leia Também: "Tivemos a garra suficiente para dar a volta ao jogo"

Leia Também: Sporting aplica reviravolta ao Estrela e dá Trincão no jejum do título

Leia Também: Trincão leva tudo à frente e Nuno Santos aproveita para selar cambalhota

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório