Na manhã desta quarta-feira, o projeto da Academia do FC Porto foi apresentada pelos arquitetos, o administrador financeiro do clube e Pinto da Costa, o presidente do clube e candidato a novo mandato, na tribuna VIP do Estádio do Dragão.
Manuel Salgado, um dos arquitetos da nova Academia, começou por agradecer aos portistas: "É raro encontrar um cliente com uma noção tão concreta daquilo que quer e com capacidade de ouvir terceiros como aquilo que encontrámos no FC Porto. Louvamos o respeito que têm pelos arquitetos, algo raro no nosso país", referiu.
Depois, explicou: "Esta área é extraordinariamente bem localizada, com duas autoestradas perto e uma linha ferroviária, com um apeadeiro, pode ser particularmente importante no futuro. É perfeitamente percorrível a pé ou de bicicleta. É uma zona central no concelho da Maia", referiu, apoiando-se de um mapa com o projeto da Academia.
"Foi necessário analisar todos os condicionamentos. As várias infraestruturas que existem, nomeadamente as autoestradas e impactos que atividades que se desenvolvem na periferia, como bolas que caiam na autoestrada e que impactem a circulação. Outro aspeto é a floresta. A estratégia da câmara é fazer uma grande área florestal para usufruto da população da Maia", explicou Manuel Salgado.
Foi ainda dito que o recinto terá quatro campos, na zona sul, destinados às competições oficiais. Há um mini estádio com capacidade para a II Liga, com 2000 lugares cobertos. Haverá um campo de futebol de sete e três "gaiolas de treino intensivo". A Casa do Dragão servirá de centro de formação dos jovens atletas.
[Notícia atualizada às 11h02]
Leia Também: Ator brasileiro surpreende ao mostrar-se com camisola do FC Porto
Leia Também: 'Colosso' italiano quer Wendell para substituir ex-lateral do FC Porto