Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Bom prenúncio? Sporting iguala marca demolidora e faz 'pisca' à história

Conjunto de Alvalade chegou aos 75 golos na I Liga ao cabo de 26 jornadas, algo que não acontecia há 50 anos. A última vez que tal tinha acontecido foi nos anos 70.

Bom prenúncio? Sporting iguala marca demolidora e faz 'pisca' à história
Notícias ao Minuto

07:25 - 19/03/24 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

Quem mata a fome insaciável de golos deste Sporting? A vitória de domingo na receção ao Boavista  confirmou que a equipa orientada por Rúben Amorim está talhada para goleadas. O triunfo por 6-1, isto até depois dos leões terem começado a perder, permitiu ao Sporting chegar aos 75 golos marcados nesta edição da I Liga... em apenas 26 jornadas. E nestas contas ainda não entra o duelo em atraso na casa do Famalicão.

Este registo, numa altura em que os verde e brancos ainda têm pela frente nove jogos até à última ronda da prova, colocam o Sporting num patamar que não era alcançado há 50 anos. É preciso recuar meio século, até à época 1973/74, para se encontrar um registo igual. Nessa mesma temporada, ao cabo da qual os leões se sagrariam campeões nacionais, a formação lisboeta chegou à 26.ª jornada com 84 tiros certeiros. Apenas mais nove do que esta época... e com o tal jogo em atraso com o Famalicão.

Para este registo demolidor, muito tem contribuído a prestação ofensiva do Sporting nos jogos realizados no Estádio de Alvalade. Em 13 jogos do campeonato realizados no 'Reino do Leão', os homens orientados por Rúben Amorim somaram outras tantas vitórias e uns impressionantes 46 golos marcados.

Este 'rolo compressor' que os leões montaram esta temporada dá um bom prenúncio para o que pode vir no final da temporada. É que, nas outras quatro vezes que os leões alcançaram 13 triunfos caseiros para a I Liga, na mesma temporada... a época terminou com o título de campeão nacional. Falamos de 1946/47, 1953/54, 1973/74 e 1979/80.

Aliado a isto tudo, a goleada imposta ao Boavista foi ainda o 21.º triunfo da equipa de Rúben Amorim em 25 encontros nesta competição, algo que não era alcançado desde 1979/80. E a marca até pode saltar para as páginas de ouro do clube de Alvalade já na próxima jornada, uma vez que o Sporting nunca conseguiu ganhar 22 jogos nas 26 primeiras rondas.

Uma média de golos demolidora e um 'furacão' sueco

Com uma média de três golos por jogo na I Liga, o Sporting está a caminho de realizar uma das melhores temporadas ofensivas de que há memória. Se juntarmos a estes números os jogos realizados em todas as competições, a média baixa para os 2,72 golos por partida. Foram 117 remates certeiros em toda a temporada 2023/24.

Para estes números impressionantes muito tem contribuído Viktor Gyokeres. Contratado ao Coventry no verão passado, o sueco chegou a Lisboa com o rótulo de desconhecido, mas rapidamente deixou cair esse para alcançar o de 'furacão'.

Gyokeres destaca-se como artilheiro do Sporting na I Liga com 22 golos, alcançando um dado que não era visto em Alvalade desde os tempos de Mário Jardel. Com o hattrick frente ao Boavista, o sueco chegou aos 36 golos na época, mais 14 assistências. Contas feitas, o o dianteiro participou diretamente em 50 golos dos verde e brancos em 2023/24.

Ataque ao nível dos 'gigantes' europeus

Com um encontro em atraso para disputar, o ataque leonino tem provado ser um dos mais temíveis a nível europeu. Em todo o continente, apenas três equipas têm mais golos nos respetivos campeonatos do que os leões. São elas o Bayern Munique (78 golos em 26 jogos), o Fenerbahçe (79 em 30 jogos) e PSV Eindhoven (81 golos em 26 partidas).

A máquina goleadora de Rúben Amorim parece, assim estar oleada para os nove jogos em falta e para os troféus que faltam disputar. Os leões lideram o campeonato com 65 pontos, mais um do que o rival Benfica e com um encontro em atraso, e têm pela frente a meia-final da Taça de Portugal com o Benfica.

Leia Também: "Sporting? Este ano acho que tem tudo para dar certo"

Leia Também: Paulinho 'mata' e Gyokeres 'esfola'. As notas do Sporting-Boavista

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório