Powered bySolverde
Disclaimer

Pedro Proença defende necessidade de reconhecer a carreira de treinador

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, defendeu hoje a necessidade do reconhecimento formal e profissional da carreira dos treinadores de futebol, um desporto que representa 0,3% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Pedro Proença

© Global Imagens

Lusa
18/03/2024 12:56 ‧ 18/03/2024 por Lusa

Desporto

ANTF

"Temos trabalhado de forma a que a capacitação, o recrutamento, a regulamentação daquilo que é a atividade do treinador em Portugal possa ser uma realidade", assumiu.

Na abertura do Fórum da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), o presidente da Liga de clubes defendeu a necessidade de "dar dignidade àquilo que é a função do treinador português".

"Aquilo que deve ser o reconhecimento formal e profissional da carreira do treinador, conseguir combater a incapacidade, muitas das vezes, dos clubes em cumprir com as suas responsabilidades", acrescentou.

Pedro Proença assumiu que LPFP e ANTF têm trabalhado em conjunto nesta matéria, porque "a dignificação do treinador português é absolutamente fundamental", tendo em conta, argumenta, o que representa a indústria de futebol no PIB de Portugal.

"A indústria do futebol representa mais de 600 milhões de euros [ME] de receitas, são mais de 200 ME de impostos pagos anualmente. A indústria do futebol representa mais de 0,3% do PIB e isso dá-nos responsabilidade, mas também a capacidade de solicitar ao executivo governamental que olhe para o futebol como uma verdadeira indústria", justificou o presidente da Liga de clubes.

Na intervenção anterior, o presidente da ANTF, José Pereira, tinha defendido a necessidade da "valorização do treinador", defendendo que, para isso, deve ser objeto de discussão o "reforço ao direito individual da formação".

Isto, continuou, "requalificando os vários ativos, também através da adequação de percursos formativos, afetação de fundos comunitários e resposta do sistema nacional de formação".

"A nossa política de formação profissional deverá ser sempre uma prioridade em termos políticos e em termos federativos. Cada vez mais, a melhoria do futebol passa pelo aumento das qualificações profissionais", defendeu.

No seu entender, "a identidade do treinador constrói-se", com José Pereira a desejar ainda que "a excelência seja um hábito, na convicção de que a ciência, sem conhecimento, apenas serve a ciência".

O Fórum da Associação Nacional de Treinadores de Futebol realiza-se hoje e terça-feira em Viseu, cidade europeia do Desporto em 2024, e conta com a presença de cerca de 1.000 treinadores de futebol e futsal.

 

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Clube do CP 'goza' com discurso de candidato à presidência do Benfica

Martim Mayer

Clube do CP 'goza' com discurso de candidato à presidência do Benfica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Fórmula 1

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas