Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Atalanta-Sporting: É agora ou nunca... e leão vai em busca da 'vingança'

Rúben Amorim precisará mesmo de fazer história para bater o conjunto italiano, à quarta tentativa na presente temporada.

Atalanta-Sporting: É agora ou nunca... e leão vai em busca da 'vingança'
Notícias ao Minuto

08:05 - 14/03/24 por Miguel Simões

Desporto Antevisão

O Sporting prepara-se para disputar, esta quinta-feira, o acesso aos 'quartos' da Liga Europa, na deslocação ao reduto da Atalanta, em Itália, num país onde os leões nunca conseguiram sorrir em toda a história, em jogos oficiais.

17 deslocações a solo italiano, 12 derrotas e cinco empates. Esta é uma das grandes adversidades que a equipa de Rúben Amorim precisará de ultrapassar para conseguir, à quarta tentativa, bater o conjunto de Gian Piero Gasperini - uma vez que, nos três confrontos , realizados esta temporada, a turma de Alvalade somou dois empates e uma derrota.

Para já, a eliminatória segue empatada (1-1 na passada quinta-feira, em Alvalade) e o Sporting sabe que só o triunfo interessa. O cenário de apuramento por via de mais um empate, tal como aconteceu na época passada frente ao Arsenal (resolvido nas grandes penalidades, no Emirates), está também em cima da mesa, porém, numa época em que o desgaste físico tem sido palavra de ordem, urge-se, dentro do possível, resolver a partida dentro dos 90 minutos.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20 horas (horário de Portugal Continental), no Estádio Atleti Azzurri d'Italia, com arbitragem do suíço Sandro Scharer, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Gian Piero Gasperini

Estratégia: Vamos manter a ideia de jogo. Os resultados não têm aparecido, mas a equipa está a jogar bem e amanhã será um dia especial, um jogo diferente, não sabemos se com 90, 120 minutos… Importa, sobretudo, a concentração. Sem isso, não vamos conseguir seguir em frente.

Sporting: Existem vários detalhes que foram estudados, mas este será o quarto jogo com o Sporting, equipas já se conhecem, importante é manter a concentração, porque, nestes jogos, os erros pagam-se caro.

Viktor Gyokeres: Se vier para Itália, tem características para jogar, não só aqui, como em qualquer outro país e campeonato. O Sporting tem feito uma época muito positiva, lidera a Liga em Portugal e isso quer dizer que tem muitos valores e enorme qualidade. Mas vamos dar o máximo, pois acreditamos que é importante para esta cidade seguirmos em frente.

Rúben Amorim

Qualidades de Gasperini: A forma de estar e a forma como fala com os jogadores no campo faz-me lembrar um treinador que tive durante muito tempo. Tem esse tipo de qualidade, é muito inteligente, tem muita experiência e muito impacto nos jogadores. Dá para ver que é alguém que, no treino, impõe uma intensidade muito grande. Considero-me um treinador que impõe um bocadinho essa caraterística na equipa. É mais um teste para nós. Acho que é desta que vamos ganhar.

Morita ficou em Lisboa: Tentámos ao máximo trazer o Morita. Ainda conseguiu treinar de manhã. No autocarro, fizemos uma avaliação, ele ainda se queixou de se sentir pior, e não quisemos arriscar. Íamos andar todos juntos de avião, e não sabíamos... Parece uma gripe, não sei bem. Para não arriscar a saúde do Morita e de toda a gente, foi essa a razão. Decidimos pelo melhor, sabendo que é um jogador muito importante.

Plano de jogo: Falamos muito da parte física porque é bem visível, mas não podemos deixar de lado a qualidade técnica que têm. São jogadores internacionais. Todos são tecnicamente muito bons. O treino, hoje, foi pensado nisso. Com três jogos contra a Atalanta, já sabemos o encaixe que queremos ter. Simplesmente, foi explicado aos jogadores as coisas básicas do futebol, que é o passe, a receção... É uma equipa muito forte na antecipação

Últimos resultados

Atalanta: E-E-D-D-E

Sporting: V-E-V-V-E

Últimos onzes

Atalanta: Marco Carnesecchi, Davide Zappacosta, Berat Djimsiti, Isak Hien, Giorgio Scalvini, Matteo Ruggeri, Teun Koopmeiners, Mario Pasalic, Éderson, De Ketelaere e Gianluca Scamacca.

Sporting: Franco Israel, Eduardo Quaresma, Sebastián Coates, Ousmane Diomande, Geny Catamo, Hidemasa Morita, Morten Hjulmand, Matheus Reis, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres.

Ausências

Atalanta: (-)

Sporting: Antonio Adán e Hidemasa Morita (lesionados).

Leia Também: Sporting prepara visita à Atalanta com uma baixa

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório