Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Benfica-Rangers: Terá Schmidt de rezar para terminar com a série negra?

Encarnados defrontam a formação protestante à procura de dar a volta aquele que um ciclo com dois resultados negativos diante dos dois principais rivais.

Benfica-Rangers: Terá Schmidt de rezar para terminar com a série negra?
Notícias ao Minuto

07:24 - 07/03/24 por Notícias ao Minuto

Desporto Antevisão

É um Benfica em clima de crise aquele que recebe, na noite desta quinta-feira, o Rangers, em jogo a contar para a primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa.

Foram dois jogos em que os comandados de Roger Schmidt foram completamente dominados pelos dois eternos rivais Sporting e FC Porto. Um conjunto de resultados que terá deixado marca.

Depois desaire com os leões na primeira-mão das meias-finais da Taça de Portugal, um resultado que, ainda assim, mantém o Benfica na corrida à final no Jamor, as águias viveram no domingo, uma "noite desastrosa" no Dragão, citando o presidente Rui Costa, ao serem goleados por 5-0 pelo FC Porto.

É, assim, um Benfica em posição muito delicada aquele que vai receber os escoceses do Rangers no Estádio da Luz, e obrigado a reagir, numa altura em que, no campeonato, deixou de depender de si próprio para revalidar o título de campeão nacional.

No que toca a confrontos entre águias e escoceses, registam-se dois empates. Na única visita à Luz, na fase de grupos de 2020/21, a formação protestante empatou 3-3, num jogo marcado por outra expulsão de Otamendi (19 minutos), já com 1-0 na marcador. Na Escócia, o Rangers também teve dois golos de avanço (2-0), mas os encarnados conseguiram empatar, com um autogolo de Tavernier (78 minutos), e um tento de Pizzi (81).

Frente a uma formação de um país com um marcado clima religioso, Roger Schmidt terá de rezar para colocar para trás das contas esta fase negativa da temporada. Mas, do outro lado, está uma equipa que conta com o português Fábio Silva e que quererá, certamente, manter viva a presença nas provas europeias.

A partida entre o Benfica e o Rangers tem apito inicial agendado para as 20h00 desta quinta-feira no Estádio da Luz e será ajuizada pelo árbitro alemão Tobias Stieler.

Treinadores em discurso direto

Roger Schmidt:

Adeptos contestaram equipa. Admite saída? "(risos) Não penso dessa forma. Neste momento vamos jogar a 1.ª mão dos oitavos contra o Rangers. Ainda estamos nesta competição e estamos numa boa posição na Liga. Acreditamos que podemos vencer o campeonato e estamos na meia-final da Taça. Perdemos contra o Sporting, é verdade, mas tudo é possível. Eu não estava à espera, quando renovei contrato... Sei que é muito difícil vencer títulos e já vencemos dois. Não estamos satisfeitos. Agora percebo a frustração, mas como treinador tenho de pensar de maneira diferente. Não posso ser emocional. Tenho de ter uma visão muito clara da realidade. Sei que vamos ter uma boa reação e vamos vencer para ganhar títulos."

Continua sem pedir desculpa? "Não chega pedir desculpa. Temos de mostrar uma reação em campo. Foi isso que disse depois do jogo. Claro que peço desculpa aos adeptos. Estamos aqui para fazer os benfiquistas felizes. Agora como podemos fazer? Não é pedindo desculpa, mas sim demonstrar em campo. Temos de ter uma boa reação e praticar um bom futebol. Temos de ter uma bom resultado para depois viajarmos para Glasgow. Temos de estar unidos com os adeptos. Temos de mostrar que o Benfica tem capacidade para jogar estes jogos de nível internacional. É essa a minha atitude. Quero demonstrar no próximo jogo que temos um futebol diferente e que somos capazes de um desempenho diferente. É isso que eu sou."

O que fazer para voltar às vitórias? "Estamos muito felizes por voltar a jogar. Estávamos frustrados com o último resultado e o próximo jogo é sempre uma oportunidade para mostrar o nosso desempenho e o nosso futebol. É essa a tarefa de amanhã. É uma competição diferente, a terceira em sete dias. Sabemos que nesta competição e nos oitavos de final temos adversários muito complicados. O Rangers é uma boa equipa. Jogam de forma direta com muitas transições. Exploram a profundidade e temos de aceitar este estilo de jogo. Têm muita intensidade. Temos de mostrar um desempenho completo. E temos de usar a vantagem de jogar em casa. Temos de ter uma boa reação depois de domingo."

Philippe Clément:

Surpreender o adversário: "Acredito que podemos fazer história. Espero ter um excelente desempenho. Estamos muito motivados. Queremos vencer. Se tivermos de defender o resultado, nos últimos minutos, também iremos fazê-lo. Depois, teremos uma segunda oportunidade em casa, mas para já não quero pensar nisso. Quero que o plantel esteja focado no jogo de amanhã [quinta-feira]."

Benfica favorito: "O Benfica tem o dobro do nosso orçamento, por isso é favorito, mas nós somos muito ambiciosos."

Resultados recentes dos encarnados: "O Benfica vem de dois jogos [com derrotas] e vai reagir. Há imensas expectativas. Vamos defrontar um Benfica muito forte. O desafio é gigantesco e entusiasmante. Não há muitos jogos do Rangers onde temos de dominar e vencer."

Últimos resultados

Benfica: V-E-V-D-D

Rangers: V-V-V-V-D

Últimos onzes

Benfica: Anatoliy Trubin, Fredrik Aursnes, António Silva, Nicolás Otamendi, Morato, João Mário, João Neves, Ángel Di María, Rafa Silva, Orkun Kokçu, Casper Tengstedt;

Rangers: Jack Butland, James Tavernier, John Souttar, Connor Goldson, Ridvan Yilmaz, John Lundstram, Nicolas Raskin, Dujon Sterling, Mohammed Diomandé, Ross McCausland, Cyriel Dessers.

Ausências

Benfica: Bernat (lesionado) e Prestianni (não inscrito);

Rangers: Cantwell, Danilo, Dowell e Sima (lesionados); Cortes e Matondo (em dúvida).

Leia Também: Roger Schmidt assume conversa com Rui Costa: "Estávamos chocados"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório