O sorteio da fase das Ligas da qualificação para o Campeonato da Europa de 2025 de futebol feminino ditou que Portugal estará integrado no Grupo B3, juntamente com Bósnia e Herzegovina, Irlanda do Norte e ainda Malta.
A equipa das quinas, recorde-se, foi despromovida à Liga B, o que complica o apuramento para a competição. Primeiro, terá de terminar no pódio do grupo, sendo que os primeiros classificados e os dois melhores segundos no plano geral defrontarão os dois piores segundos e os terceiros, num playoff.
Os seis 'sobreviventes' deste playoff inicial carimbarão o passaporte para um segundo, onde já poderão defrontar equipas da Liga A ou da Liga C. Aí, os vencedores reservarão, de uma vez por todas, um lugar na fase final do torneio.
As primeira e segunda jornadas realizam-se de 3 a 9 de abril, as terceira e quarta de 29 de maio a 4 de junho, e as quinta e sextas de 10 a 16 de julho. As duas mãos do primeiro playoff estão agendadas para de 23 a 29 de outubro, e as do segundo para de 27 de novembro a 3 de dezembro.
Se o conjunto orientado por Francisco Neto conseguir ultrapassar todos estes obstáculos, ficará a conhecer os adversários da fase final do Euro'2025 (que se disputa na Suíça, entre 2 e 27 de julho do próximo ano) no sorteio de 16 de dezembro.
O resultado do sorteio
Liga A
Grupo 1: Países Baixos, Itália, Noruega e Finlândia.
Grupo 2: Espanha, Dinamarca, Bélgica e Chéquia.
Grupo 3: França, Inglaterra, Suécia e República da Irlanda.
Grupo 4: Alemanha, Áustria, Islândia e Polónia.
Liga B
Grupo 1: Suíça, Hungria, Turquia e Azerbaijão.
Grupo 2: Escócia: Sérvia, Eslováquia e Israel.
Grupo 3: Portugal, Bósnia e Herzegovina, Irlanda do Norte e Malta.
Grupo 4: País de Gales, Croácia, Ucrânia e Kosovo.
Liga C
Grupo 1: Bielorrússia, Lituânia, Chipre e Geórgia.
Grupo 2: Eslovénia, Letónia, Macedónia do Norte e Moldávia.
Grupo 3: Grécia, Montenegro, Andorra e Ilhas Faroé.
Grupo 4: Roménia, Bulgária, Cazaquistão e Arménia.
Grupo 5: Albânia, Estónia e Luxemburgo.
Leia Também: Espanha volta a brilhar no futebol feminino. A festa na Liga das Nações