Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Ministério Público quer agravar pena de quatro anos e meio a Dani Alves

O Ministério Público espanhol vai recorrer da condenação a quatro anos e meio de prisão ao futebolista brasileiro Dani Alves, por violação em 2022 de uma jovem em Barcelona, no sentido de agravar a pena.

Ministério Público quer agravar pena de quatro anos e meio a Dani Alves
Notícias ao Minuto

14:52 - 01/03/24 por Lusa

Desporto Espanha

Segundo revelaram fontes judiciais à agência EFE, o Ministério Público está a preparar o recurso da decisão, conhecida na última semana, com o tribunal a considerar como atenuante a indemnização de 150.000 euros à vítima, fixada no valor da fiança.

Essa atenuante, de reparação de danos, permitiu que a Audiência de Barcelona baixasse a pena para os quatro anos e meio -- o mínimo previsto na lei para uma agressão sexual -, e quando o Ministério Público pedia nove anos de prisão para o jogador.

No julgamento, Ministério Público e defesa da jovem opuseram-se à aplicação da atenuante de reparação, justificando que esse foi o valor que a juíza de instrução fixou como fiança para o jogador, que diversas vezes quis que fosse a quantia a entregar à vítima, sem que esta o aceitasse.

A Procuradoria também entende que a aplicação de atenuante a Dani Alves, por ter depositado a fiança de 150.000 euros, pode ser discriminatória, uma vez que dá uma vantagem ao acusado, devido à sua capacidade económica.

Além do Ministério Público, também a defesa da jovem prevê recorrer da sentença, e os representantes Dani Alves igualmente, mantendo o argumento de que o jogador manteve relações sexuais consentidas.

Segundo o processo, Alves encontrava-se na discoteca em Barcelona e encontrou a vítima, com outras pessoas, tendo-a convidado para dançar e, depois, levou-a para a casa de banho, local em que a forçou a ter relações sexuais.

Dani Alves é um dos futebolistas mais condecorados da história do desporto, vencendo 23 troféus só no 'Barça', entre 2008 e 2016, e jogava no Pumas, no México, quando foi detido, levando o clube a despedi-lo de imediato.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório