Meteorologia

  • 14 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 29º

Paris'2024: Emmanuel Macron promete nadar no rio Sena

O presidente francês prometeu hoje nadar no Sena, afastando os receios quanto à poluição daquele rio, que será 'palco' da natação em águas abertas e dos setores de natação de triatlo e paratriatlo em Paris2024.

Paris'2024: Emmanuel Macron promete nadar no rio Sena
Notícias ao Minuto

15:00 - 29/02/24 por Lusa

Desporto Jogos Olímpicos

Durante a inauguração da Aldeia Olímpica, Emmanuel Macron apontou a despoluição do Sena como um dos legados a longo prazo de Paris2024, destacando o "extraordinário" investimento público que tornou possível que o rio, interditado a banhos desde 1923, pudesse acolher provas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

"Eu, sim, irei", respondeu o presidente francês ao ser questionado sobre se iria nadar no Sena, escusando-se, contudo, a revelar quando: "Não irei indicar uma data, porque correria o risco que também lá estivesse".

Em agosto, a má qualidade da água do Sena levou ao cancelamento, pela terceira vez, de um evento-teste para Paris2024. Um mês mais tarde, foi revelado que a válvula da central de Tolbiac foi danificada por eventos meteorológicos e providenciou descargas, o que poluiu de tal forma o rio que levou à anulação desses eventos.

É proibido nadar no Sena desde 1923, mas a autarca da capital francesa, Anne Hidalgo, espera poder permiti-lo de novo a partir de 2025.

Os Jogos Olímpicos Paris2024 decorrem entre 26 de julho e 11 de agosto, com os Paralímpicos agendados entre 28 de agosto e 08 de setembro.

Leia Também: Macron revela conteúdo do jantar privado com Kylian Mbappé

Leia Também: Macron inaugura aldeia olímpica de Paris. Confira as imagens

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório