O FC Porto garantiu, esta quinta-feira, um lugar nas meias-finais da Taça de Portugal depois de regressar aos Açores para retomar o duelo com o Santa Clara, que havia sido interrompido no dia 7 de fevereiro, e... vencer (2-1) numa tarde de sol com direito a reviravolta.
Os dragões até foram para intervalo a perder, depois dos açorianos abrirem o marcador em apenas 10 segundos, mas souberam dar a volta ao texto no segundo tempo, agarrando um lugar na fase seguinte da prova rainha.
De resto, o FC Porto já sabe que vai defrontar o Vitória SC nas 'meias' da prova rainha.
Filme do jogo
Após os famosos (e chuvosos) 27 minutos jogados no dia 7, a partida desta tarde arrancou a partir de um lançamento de linha lateral que deu... em golo. Após quatro toques, e uma defesa incompleta de Diogo Costa, o brasileiro Rafael Martins foi mais rápido que tudo e todos e desfez o nulo com apenas 10 segundos decorridos.
O golo deixou o Estádio de São Miguel ao rubro e moralizou o Santa Clara, que foi mostrando o porquê de estar na liderança isolada da II Liga. O FC Porto revelava, por seu turno, problemas em lidar com o bloco mais baixo dos açorianos e apenas na segunda parte conseguiu dar uma resposta cabal.
Após o intervalo, e já depois de Sérgio Conceição fazer entrar Danny Namaso para o lugar de João Mário, optando pelo 4x4x2, eis que os dragões conseguiram consumar a reviravolta no marcador.
Evanilson, aos 52 minutos, e Galeno, aos 61', deram a volta ao texto, em dois lances que contaram com a participação decisiva de Francisco Conceição.
O Santa Clara viu-se obrigado a voltar a arriscar e Safira entrou aos 72 minutos para espalhar o pânico na defesa do FC Porto. Depois de ter ficado à beira do golo aos 76 minutos, o ex-Vitória SC acertou no poste apenas dois minutos depois, deixando Diogo Costa a fazer contas à vida.
O resultado, porém, não mais se alterou, apesar da ousadia açoriana, e o FC Porto viu confirmada a passagem às meias-finais da Taça de Portugal. Segue-se o embate dos portistas frente ao Vitória SC, a duas mãos.
Momento do jogo: A mudança tática implementada por Sérgio Conceição ao intervalo desbloqueou o jogo. O Santa Clara foi surpreendido e deixou fugir a vantagem.
Relato em direto
90'+4- Apito final nos Açores! O FC Porto vence o Santa Clara (2-1) e está nas meias-finais da Taça de Portugal!
90'+2- Substituição no FC Porto: Grujic entra para o lugar de Nico González.
90'- Vão jogar-se mais quatro minutos de descontos.
88'- Vasco Matos esgota as substituições: Andrézinho entra para o lugar de Lucas Soares.
78'- Safira acerta no poste! Cheira a empate nos Açores! O avançado entrou para agitar e quase fez o empate!
76'- Que perigo! Safira à beira do empate! O avançado do Santa Clara fica a pedir penálti... Diogo Costa novamente mal na fotografia do lance.
72'- Dupla substituição no Santa Clara: saem Vinicius Lopes e Bruno Almeida, entram Ricardinho e Safira.
67'- Cartão amarelo para Galeno (FC Porto) por protestos.
65'- Cartão amarelo para Klismahn (Santa Clara) por agarrar Namaso.
61'- GOOLLOO!! Galeno completa a cambalhota no marcador (2-1) nos Açores!! Bela jogada de Francisco Conceição, que cruzou rasteiro para o ala brasileiro fuzilar a baliza do Santa Clara!
52'- GOOLLOO!! Evanilson empata a partida (1-1)!! O avançado brasileiro aproveitou um erro dos açorianos para restabelecer o empate nos Açores, contando ainda com um desvio antes da bola entrar na baliza!
51'- Galeno à beira do empate! Que perdida! O avançado brasileiro apareceu bem posicionado, mas colocou demasiado a bola a esta saiu ao lado da baliza...
46'- Sérgio Conceição mexe na equipa: Namaso entra para o lugar de João Mário.
Substituição no FC Porto ao intervalo
— FC Porto (@FCPorto) February 29, 2024
⬅ Sai: João Mário
Entra: Namaso#CDSCFCP #TaçadePortugal
46'- Arranca a segunda parte nos Açores!
Intervalo
⏱Intervalo! Half-time! Descanso!#CDSCFCP #TaçadePortugal pic.twitter.com/jIR1UUhhVL
— FC Porto (@FCPorto) February 29, 2024
45'- Intervalo nos Açores! O Santa Clara vai vencendo o FC Porto e está mais perto das meias-finais da Taça!
39'- Alan Varela surge em boa posição mas atirou mal de cabeça e e a bola sai muito ao lado da baliza açoriana.
31'- Pepe obriga Marcos Díaz a defesa apertada.
29'- GOOOLLOO!!! Santa Clara na frente do marcador (1-0)! Rafael Martins desfaz o nulo no primeiro lance após o jogo ser retomado! Quatro toques, dez segundos e golo! Incrível!
28'- Jogo recomeça com lançamento de linha lateral! Jogo retomado nos Açores!
(Os primeiros 27 minutos foram jogados a 7 de fevereiro num jogo que acabaria interrompido pelas condições atmosféricas. O resultado manteve-se 0-0)
Equipas iniciais
As fichas de jogo tiveram de ser os mesmas do primeiro jogo, como mandam os regulamentos.
ONZE DO SANTA CLARA: Marcos Diaz, Pedro Pacheco, Luis Rocha, Sidney Lima, Paulo Henrique, Gustavo, Pedro Ferreira, Lucas Soares, Bruno Almeida, Rafael Martins, Vinicíus Lopes.
ONZE DO FC PORTO: Diogo Costa, João Mário, Pepe, Fábio Cardoso, Wendell, Alan Varela, Nico, Pepê, Conceição Evanilson, Galeno.
Antevisão
O FC Porto visita, esta quinta-feira, o Santa Clara para disputar o que falta da partida relativa às meias-finais da Taça de Portugal. Após o 0-0 nos primeiros 27 minutos jogados a 7 de fevereiro, ainda antes da partida ser interrompido por conta das condições atmosféricas, eis que açorianos e dragões voltam a medir forças para definir o adversário do... Vitória SC.
Siga, em direto, todas as incidências da partida entre Santa Clara e FC Porto, agendada para as 16h00 (hora de Portugal continental), no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Eis os convocados do FC Porto para o que resta do jogo ante o Santa Clara