Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Rio Ave-Sporting: 'Domingo gordo' acaba com quantos líderes?

Leões vão a jogo, em Vila do Conde, conhecendo de antemão o resultado do Benfica-Portimonense.

Rio Ave-Sporting: 'Domingo gordo' acaba com quantos líderes?

Hoje é dia de um autêntico 'domingo gordo', no principal escalão do futebol português, com Benfica, FC Porto e Sporting a irem a jogo, no espaço de poucas horas, perante Portimonense, Gil Vicente e Rio Ave, respetivamente.

Os leões começam o dia na liderança da I Liga, com 55 pontos, tantos quanto os encarnados, que entrarão em campo primeiro, no estádio da Luz, o que significa que, quando entraram no Estádio dos Arcos, em Vila do Conde, já saberão o que terão de fazer para, pelo menos, manterem esta condição.

Os homens de Luís Freire, por seu lado, vivem uma situação bem mais delicada, uma vez que mora, atualmente, na 16.ª posição, imediatamente abaixo da 'linha de água', com 21 pontos conquistados ao cabo de 22 jornadas disputadas.

Rúben Amorim alertou, na véspera, para as condições atmosféricas (e não só) que a equipa irá ter pela frente. No entanto, é preciso recordar que este é um recinto, até, 'simpático' para os verde e brancos, que já lá não perdem desde... 2016.

O Rio Ave-Sporting vai contar com a arbitragem de André Narciso, juiz da Associação de Futebol de Setúbal, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h30 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Luís Freire

Sporting: Não é todos os dias que temos a oportunidade de jogar contra um adversário que está em primeiro ou em segundo. É um jogo onde temos pouco a perder, porque o Sporting tem ganhado a quase toda a gente e 'cilindrado', com uma média de três golos por desafio. Vejo uma oportunidade para nos pormos à prova e mostrarmos a nossa qualidade.

Estratégia: Sabemos o que temos de fazer, e também sabemos como joga o Sporting. Tem sido a melhor equipa do campeonato, com um ataque muito finalizador, boa capacidade ofensiva e defensivamente estável. Estão moralizados, mas sinto que podemos surpreender.

Condições adversas: Estamos aptos a, durante o jogo, responder aos vários desafios que surgirem, até o próprio vento e a própria chuva. Temos muitos jogos frente ao Sporting nos últimos anos e não é difícil perceber o que vamos fazer. Não nos vamos desviar do que somos e do queremos para discutir o jogo.

Rúben Amorim

Rio Ave: O mister Freire fez, como sempre, o seu trajeto a subir de divisão. É alguém com muito talento para o treino. Reforçou-se bem, teve um período onde não podia contratar e aumentou as soluções. Aumentou na velocidade.

Calendário: Foi difícil, porque não sabíamos com que contar. Sejam boas ou más notícias, a incerteza é o que me custa mais. Não vou dizer que é a 100%, mas vamos jogar no domingo com o Farense, a Taça de Portugal na quinta-feira e a Atalanta é na quarta-feira. Três jogos muito difíceis, onde temos de ganhar e onde se decidem competições. No campeonato, não podemos perder pontos. É pensar num de cada vez. Agora, é o Rio Ave. Sabemos que será muito difícil. Se pensarmos muito à frente, será muito complicado.

Abordagem: É o mesmo de sempre, é conhecer bem o adversário, as ideias do treinador, as caraterísticas individuais do treinador... O Rio Ave, agora, com mais opções, muda mais o onze. Principalmente, temos de conhecer as caraterísticas do campo, o vento, a chuva... Trabalhámos quase em correr. Fizemos muito trabalho tática. Temos um plano para se o relvado der para jogar, e temos outro se o campo não der para jogar e tivermos de fazer um jogo mais direto.

Últimos jogos

Rio Ave: E-E-E-V-D

Sporting: V-V-V-V-E

Últimos onzes

Rio Ave: Jhonatan Luiz; Costinha, Josué Sá, Aderllan Santos, Miguel Nóbrega, Fábio Ronaldo; João Teixeira, Amine Oudrhiri; João Graça, Úmaro Embaló e Yakubu Aziz.

Sporting: Antonio Adán; Ricardo Esgaio, Eduardo Quaresma, Ousmane Diomane, Gonçalo Inácio, Matheus Reis; Morten Hjulmand, Daniel Bragança; Marcus Edwards, Francisco Trincão e Viktor Gyokeres.

Ausências

Rio Ave: Aderllan Santos (castigado), André Pereira (lesionado) e Mateo Tanlongo (emprestado pelo Sporting).

Sporting: Paulinho (lesionado).

Leia Também: "Toda a gente vai estar à espera que o Sporting perca pontos"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório