Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
27º
MIN 15º MÁX 27º

Sp. Braga escalou a montanha, mas rolou mesmo para fora da Europa

Num jogo de loucos, os arsenalistas acabaram mesmo por ser eliminados da Liga Europa com um remate certeiro de Akhundzade aos 120+2'.

Sp. Braga escalou a montanha, mas rolou mesmo para fora da Europa
Notícias ao Minuto

20:23 - 22/02/24 por Notícias ao Minuto

Desporto Liga Europa

O Sporting de Braga foi eliminado, esta quinta-feira, das competições europeias. Apesar do triunfo, por 3-2, em Baku, o Qarabag acabou por beneficiar da vitória, por 4-2, na Pedreira.

Apesar dos arsenalistas igualarem a eliminatória, no tempo regulamentar, chegando ao fim dos 90 minutos a vencer por 2-0, no prolongamento a festa sucedeu mesmo na capital do Azerbaijão, com o golo do apuramento azeri a chegar já aos 120+2'.

A primeira parte do encontro mostrou um conjunto minhoto paupérrimo, sem qualquer remate à baliza efetuado, com os azeris a disporem das melhores ocasiões. O susto maior dos pupilos de Artur Jorge surgiu, logo à passagem dos três minutos, por Banza, mas depois tudo o tempo levou.

Aos 15 minutos, Elvin Cafarguliyev esteve perto de quebrar o nulo, para aos 37 minutos Vesovic obrigar Matheus Magalhães a defender para canto. A soberana ocasião surgiu por Juninho, aos 40’, com novamente o guardião luso-brasileiro a responder à altura.

No início da etapa complementar, Matheus voltou a negar o golo a Vesovic para, aos 57 minutos, os anfitriões sofreram a primeira grande contrariedade da partida com a expulsão de Elvin Cafarguliyev, por acumulação de amarelos, por pisão muito duro sobre Roger.

Aos 63 minutos, Artur Jorge apostou em Bruma, que voltou a jogar mais de um mês depois. E dele surgiu, aos 71 minutos, o cruzamento na esquerda que deu origem, posteriormente, ao golo de Roger Fernandes de pé canhoto. Aos 81’ podia ter surgido o empate na eliminatória, mas o golo de Abel Ruiz acabaria por ser anulado por braço na bola do internacional espanhol. Porém, a avalanche arsenalista era tão grande que, inevitavelmente, o segundo golo do Sp. Braga acabou mesmo por surgir, por força de um golaço de Álvaro Djaló, aos 83 minutos.

Aos 102 minutos, e depois de subir a montanha, os pupilos de Artur Jorge voltaram a dar um enorme trambolhão com o golo de Matheus Silva, após livre cobrado por Jankovic. Porém, e numa montanha russa vertiginosa, os arsenalistas chegariam a nova igualdade na eliminatória através de um penálti convertido com êxito por Banza, aos 115 minutos. Todavia, e após subir a montanha,  o Sp. Braga acabou mesmo por rolar para fora da Europa com o tento de Akhundzade.

Onze do Qarabag: Lunev; Vesovic, Mustafazade, Huseynov e Jafarguilyev; Júlio Romão, Jankovic, Leandro Andrade, Benzia e Zoubir; Juninho.

Onze do Sp. Braga: Matheus Magalhães;  Borja, Niakaté, Paulo Oliveira e Victor Gómez; Pizzi, João Moutinho e Zalazar; Roger Fernandes, Banza e  Abel Ruiz.

Antevisão: O Sporting de Braga joga, esta quinta-feira, a partir das 17h45, no Tofiq Bahramov Stadium, em Baku, num duelo relativo à segunda mão do play-off de acesso aos 'oitavos' da Liga Europa.

Recordar que os arsenalistas somaram um resultado desastroso na Pedreira, perdendo de forma surpreendente por 2-4 contra o conjunto azeri. De recordar que o Sp. Braga volta a não poder contar com Ricardo Horta.

A formação de Baku chega a esta segunda mão impulsionada por um conjunto formidável de resultados em casa: perdeu apenas um dos 15 jogos na Europa (oito triunfos e seis empates) desde o início de 2022/23, e essa única derrota foi por apenas 1-0 contra o atual líder da Bundesliga, o Bayer Leverkusen.

Por sua vez, o Sp. Braga nunca suplantou uma eliminatória depois de ter perdido a primeira mão em casa, mas há razões para otimismo, uma vez que saiu vitorioso de três dos seus cinco jogos fora de casa nas competições europeias esta época.

Leia Também: Jogos portugueses na Liga Europa com tributo a Artur Jorge

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório