Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Empate em modo gestão dá passagem ao leão. Sporting nos 'oitavos'

Um golo de Viktor Gyokeres e outro de Ganvoula ditaram um empate a uma bola.

Empate em modo gestão dá passagem ao leão. Sporting nos 'oitavos'
Notícias ao Minuto

21:52 - 22/02/24 por David Silva

Desporto Liga Europa

O Sporting empatou com o Young Boys, nesta quinta-feira, no Estádio da Alvalade, e garantiu a passagem aos oitavos-de-final da competição, com um 1-1. A vantagem de 3-1 na primeira mão foi decisiva. Acompanha assim o Benfica para a próxima fase. Viktor Gyokeres marcou na primeira parte e Silvere Ganvoula empatou a partida já nos últimos dez minutos, de penálti.

O Sporting vinha para este jogo com a tarefa facilitada da primeira mão. Em Berna, os leões tinham ganho 1-3 e dado uma almofada de conforto para a segunda mão. Ainda para mais, a história favorecia a equipa lisboeta - passou em 11 das 13 eliminatórias em que conservava vantagem da primeira mão. 

Mesmo assim, estava do outro lado uma equipa que podia surpreender, sendo líder do campeonato suíço (o treinador, Raphael Wicky, orientou o Basileia na famosa vitória ao Benfica, por 5-0, em 17/18). Mas os noventa minutos mostraram algo muito diferente. 

Sporting apresentou-se com 'nova cara' (e o mesmo matador)

Rúben Amorim, tal como tinha anunciado na conferência de imprensa de antevisão, fez alguma rotação à equipa. Promoveu o regresso de Ousmane Diomandé, que foi homenageado antes da partida pela vitória na CAN pela Costa do Marfim. Daniel Bragança, Matheus Reis, Ricardo Esgaio e Marcus Edwards foram lançados de início. 

O Sporting teve muito mais iniciativa atacante e posse de bola do que o Young Boys. Viktor Gyokeres reclamou penálti aos 6 minutos de jogo, após um toque de defesa. Nada assinalado. O sueco desequilibrava nas costas da defensiva do Young Boys e, ora tentava servir Trincão e Edwards, ora tentava resolver ele próprio o assunto. 

Gyokeres (quem mais?) inaugurou o marcador com um belo golo dessa forma. Recebeu a bola na entrada da área, rodou sobre os defesas e atirou um grande remate de pé esquerdo. Já tinha marcado em Berna, na primeira mão. 29 golos em 32 jogos em época de estreia no Sporting. Uma marca impressionante do sueco.

O Young Boys pareceu consentir o domínio sportinguista, tendo em conta que a reviravolta ficou ainda mais difícil, e o ritmo de jogo baixou. A equipa de Rúben Amorim ainda teve mais duas boas oportunidades, com Bragança a atirar de fora da área e Marcus Edwards a ter um falhanço 'para os apanhados', praticamente em cima da linha de golo. Não acertou bem na bola. 

Segunda parte de gestão, com muitos falhanços

A segunda parte foi caracterizada pela gestão feita por Rúben Amorim. Fez entrar Nuno Santos ao intervalo, Koba Koindredi e Pote perto dos 60 minutos. Luís Neto entrou para os últimos dez minutos. O Sporting foi menos assertivo e falhou oportunidades claras de golo, na segunda metade.

A mais flagrante foi uma grande penalidade desperdiçada por Viktor Gyokeres, depois de uma falta sobre Trincão dentro da grande área contrária. O guardião Ballmoos defendeu o penálti. Os adeptos do Sporting aplaudiram o sueco, entoando o seu nome.

Depois, Daniel Bragança falhou a sensivelmente um metro da baliza após um bom trabalho de Marcus Edwards, pela direita. Falhanço impressionante. Para além disso, o Sporting ainda sofreu um golo de cabeça, anulado por fora-de-jogo. Só que Edwards concedeu uma grande penalidade que ditou o 1-1 final no placard, convertida com sucesso por Ganvoula.

Uma segunda mão controlada pela equipa do Sporting, com a mancha a cair no melhor pano no fim da partida. Ainda assim, ficou confirmada a passagem para os oitavos-de-final da Liga Europa pela segunda vez consecutiva. 4-2, no total, e bilhete para a próxima fase.

Momento do jogo: O golo precoce de Viktor Gyokeres tranquilizou a equipa do Sporting, aos 13 minutos, acertando a passagem à próxima fase. O Young Boys rendeu-se nessa fase.

Onzes

Sporting: Adán; Quaresma, Inácio, Diomande; Esgaio, Bragança, Hjulmand, Matheus Reis; Trincão, Edwards e Gyokeres. 

Young Boys: David von Ballmoos, Janko, Amenda, Lustenberger, Hadjam, Niasse, Lauper, Darian Males, Monteiro, Elia e Itten. 

Antevisão

O Sporting disputa hoje a segunda mão do play-off de acesso aos oitavos-de-final da Liga Europa, ao receber os suíços do Young Boys. Na primeira mão, os leões deslocaram-se ao reduto dos suíços, ganhando por 1-3. Um jogo dominado pela equipa de Rúben Amorim. 

O Sporting tem marcado cedo nos últimos jogos, tanto na vitória com o Moreirense como na deslocação a Berna. Amorim quererá repetir a fórmula para garantir a tranquilidade nesta segunda mão. O Sporting está praticamente na máxima força, estando apenas privado de Paulinho. O Young Boys tem alguns jogadores de fora - Ali Camara, Loris Benito, Ugrinic e Imeri. 

Acompanhe em direto, com o Desporto ao Minuto, todas as decisões entre o primeiro classificado da Liga portuguesa e o líder da Liga suíça, reunidos no Estádio de Alvalade, a partir das 20 horas. 

Leia Também: Jogos portugueses na Liga Europa com tributo a Artur Jorge

Leia Também: Colega de João Félix 'rouba' recorde a jogador do Sporting na Champions

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório