Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 27º

Milagre português em Toulouse. Benfica sofre mas segue na Liga Europa

Trubin, os ferros e a falta de pontaria evitaram que o nulo fosse desfeito. Seguem-se os oitavos de final da segunda maior prova de clubes da UEFA.

Milagre português em Toulouse. Benfica sofre mas segue na Liga Europa

O Benfica sofreu, esta quinta-feira, para conseguir sair de Toulouse com um empate (0-0) e carimbar, assim, a passagem aos oitavos de final da Liga Europa. As águias deslocaram-se a solo francês com a curta vantagem de um golo, obtido pelo resultado na Luz (2-1), e viveu um autêntico milagre para sair de França sem qualquer golo sofrido. 

As águias só criaram perigo na primeira parte, vivendo uma segunda metade de sofrimento. Os ferros, Trubin e a falta de pontaria acabaram por condenar o Toulouse e abrir caminho à qualificação do Benfica. Falamos, assim, de um milagre português em Toulouse. 

Filme do jogo

A partida em Toulouse começou com minuto de silêncio em memória de Artur Jorge, mas as duas equipas tardaram em conseguir criar perigo. 

O ritmo de jogo era morno e as águias apenas começaram a chegar a zonas mais adiantadas do terreno de jogo depois dos 20 minutos. A primeira oportunidade de golo esteve nos pés de Rafa Silva, após uma bela incursão de David Neres pelo corredor esquerdo. 

Pouco depois foi Di María a desperdiçar nova chance, desta vez mais bem posicionado. Alexander Bah furou pela direita, cruzou para o coração da grande área, mas o pequeno toque do argentino não foi suficiente para desfazer o nulo. 

Em cima do intervalo, António Silva dispôs da melhor oportunidade da primeira parte. O central português subiu no terreno, combinou com Di María, mas não teve arte para bater Restes. 

O nulo ao intervalo explicava-se, assim, sobretudo pela falta de eficácia do Benfica. 

Roger Schmidt queria mais e não perdeu tempo em mexer, logo ao intervalo. Morato e Tengstedt não regressaram ao relvado, ao passo que Álvaro Carreras e Arthur Cabral foram apostas para o segundo tempo. 

Ainda assim, foram os franceses quem entraram mais perigosos nos segundos 45 minutos e os lances junto da baliza de Trubin iam-se acumulando com o passar do relógio. 

Os adeptos franceses ficavam empolgados e o Toulouse aproveitava o embalo. Aos 65 minutos Dallinga viu o ferro negar-lhe o golo, e pouco depois foi Trubin quem evitou o tento francês com uma defesa ao estilo andebol. 

Schmidt continua a não gostar daquilo que ia vendo e fez entrar o 'bombeiro' Aursnes aos 68 minutos, com o norueguês a render David Neres. 

O jogo ficava cada vez mais partido, mas o nulo teimava em manter-se em Toulouse, com a falta de pontaria a ser nota dominante nas duas equipas. 

O nulo manteve-se inalterado até aos 90 minutos e o Benfica, apesar de duas péssimas exibições contra o Toulouse, acaba mesmo por seguir em frente na segunda prova de clubes da UEFA. 

As águias sabem que na próxima fase terão de medir forças com um dos vencedores da fase de grupos. West Ham, Brighton, Rangers, Atalanta, Liverpool, Villarreal, Slavia Praga e Bayer Leverkusen são os possíveis adversários. 

Momento do jogo: A bola ao ferro aos 65 minutos deixou a sensação de que a sorte estava do lado do Benfica. O Toulouse poderia ficar a noite toda a tentar marcar a Trubin que não iria ser bem-sucedido. 

Equipas iniciais 

ONZE DO TOULOUSE: Restes, Desler, Nicolaisen, Costa, Moussa Diarra, Sierro, Spierngs, Donnum, Yann Gboho, Thijs Dallinga e Suazo. 

ONZE DO BENFICA: Trubin; Bah, António Silva, Otamendi, Morato; João Neves, João Mário, Rafa Silva, David Neres; Di María e Tengstedt. 

Antevisão

O Benfica visita, na tarde desta quinta-feira, o Toulouse em jogo da 2.ª mão do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga Europa. Depois da vitória na Luz, por 2-1, há precisamente uma semana, as águias precisam de salvaguardar a vantagem para continuarem a caminhada na segunda maior prova de clubes da UEFA. 

Siga, em direto, todas as incidências da partida em solo francês entre Toulouse e Benfica a partir das 17h45 no Desporto ao Minuto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório