Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Pinto da Costa revela como contratou Artur Jorge: "Fui a Lisboa e..."

Presidente do FC Porto recordou que a sua escolha não teve "grande recetividade" na direção azul e branca, até que apareceram as conquistas.

Pinto da Costa revela como contratou Artur Jorge: "Fui a Lisboa e..."
Notícias ao Minuto

13:54 - 22/02/24 por Notícias ao Minuto

Desporto FC Porto

Pouco depois do conhecimento da morte de Artur Jorge, aos 78 anos, esta quinta-feira, Pinto da Costa não tardou em reagir à lamentável perda para o futebol português, em declarações ao Porto Canal, recordando o trajeto de sucesso construído no FC Porto - sobretudo com a conquista do primeiro título europeu - e revelando a forma como o contratou, em 1984.

“Como treinador foi uma aposta minha em 1984. Fizemos um percurso lindíssimo. O primeiro título que o FC Porto conquistou era ele o treinador e foi o primeiro treinador português a ganhar uma prova dos Campeões Europeus, em 1987. Fez uma equipa fabulosa, conseguiu criar um espírito de grupo e vitória onde, naquele final, onde o favoritismo fosse todo do Bayern Munique, ele incutiu nos jogadores uma ambição que quando entramos para o campo acreditavam todos que íamos ganhar, como ganhámos. Era uma pessoa de um nível intelectual muito alto, com uma grande paixão pela música, pela literatura, pela arte... É uma pena", começou por dizer, antes de contar a história da sua deslocação a Lisboa para acertar a mudança para o comando técnico dos azuis e brancos.

“A primeira história de que me lembro foi que, quando decidi que o Artur Jorge iria ser o treinador, na minha Direção da altura, não houve grande recetividade. Fui a Lisboa a um restaurante chinês e convidei-o para almoçar. Falámos de futebol, na altura ele estava na Federação, falámos da vida dele e depois disse-lhe: 'Olhe Artur, quero que você seja o treinador do FC Porto'. E ele respondeu-me com uma pergunta muito interessante: 'O presidente tem coragem?' Eu disse: 'Eu tenho. Agora, se você não tem, acabou a conversa'. E ele disse: 'Não, não. Consigo vamos para a frente'. E eu disse-lhe: 'Mas olhe que é para ganhar'. E ele respondeu: 'Vamos ganhar'. Ele meteu logo o projeto no coração e na cabeça e o facto é que ganhámos", contou.

"Importância do Artur Jorge? É muito importante. Se é o primeiro treinador a ser campeão europeu em qualquer clube português, é evidente que a história dele não é só importante no FC Porto, mas no futebol português. Era um estudioso, um homem que vivia intensamente os jogos, que se preparava muito bem", completou em declarações citadas no OJogo, ao recordar a época 1986/87.

De referir que, como treinador do FC Porto, Artur Jorge conquistou não só a Taça de Campeões Europeus em 1986/87, como ainda três campeonatos portugueses, uma Supertaça e uma Taça de Portugal, entre 1984 e 1991, com uma passagem pelos franceses do Mafra Racing pelo meio.

Leia Também: Sérgio Conceição recorda estreia na seleção pela mão de... Artur Jorge

Leia Também: O abraço de Pinto da Costa a Sérgio Conceição após triunfo na Champions

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório