Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
27º
MIN 14º MÁX 28º

Queiroz destaca feitos "extraordinários e brilhantes" de Artur Jorge

O técnico Carlos Queiroz afirmou hoje que o antigo futebolista e treinador Artur Jorge, que morreu aos 78 anos, conseguiu feitos "extraordinários e brilhantes", naquela que foi uma "carreira impar" no futebol português.

Queiroz destaca feitos "extraordinários e brilhantes" de Artur Jorge
Notícias ao Minuto

13:11 - 22/02/24 por Lusa

Desporto Óbito

"Estimado Campeão Artur Jorge. Todas as palavras que possam ser escritas ou ditas agora, não conseguirão nunca exaltar com justiça os extraordinários e brilhantes feitos de uma carreira ímpar ao serviço do futebol português", afirmou o treinador luso, também antigo selecionador nacional.

Queiroz salientou ainda que a memória de Artur Jorge perdurará em todos os que o admiravam, dentro e fora do campo.

"Sentimos e sabemos do teu exemplo de Campeão, Homem, Jogador e Treinador, que chegou e partiu maior do que tudo e todos. Um forte e carinhoso abraço para todos os que em paz te amam e a quem desejo toda a coragem e conforto neste triste momento", disse.

O antigo avançado Artur Jorge, nascido no Porto, em 13 de fevereiro de 1946, iniciou a carreira no FC Porto, tendo, depois, rumado à Académica, em Coimbra, onde, como jogador-estudante cursou Filologia Germânica, antes de chegar ao Benfica, clube no qual venceu quatro campeonatos e duas Taças de Portugal.

Prosseguiu a carreira no Belenenses, antes de a encerrar nos norte-americanos do Rochester Lancers, em 1977, enveredando, depois, pela carreira de treinador, na qual teve o momento alto em 1986/87, ao vencer a Taça dos Clubes Campeões Europeus ao serviço do FC Porto.

Além deste sucesso nos 'dragões', que comandou em dois períodos, passou por clubes como Vitória de Guimarães, como adjunto, Belenenses, Portimonense, Matra Racing, Benfica, Tenerife, Vitesse, Paris Saint-Germain, Al Nassr, Al Hilal, Académica, CSKA Moscovo, Al Nasr, Creteil Lusitanos e Alger, além da seleção de Portugal, em duas ocasiões, dos Camarões e da Suíça.

Ao longo da carreira de treinador, Artur Jorge conquistou três campeonatos portugueses, uma Supertaça e uma Taça de Portugal pelo FC Porto, além da 'Champions', e um título de campeão francês.

Leia Também: FC Porto lamenta morte de Artur Jorge e recorda primeiro título europeu

Leia Também: Dos clubes à seleção (e não só). As reações à morte de Artur Jorge

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório