Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

FC Porto-Arsenal: Contra os canhões marchar... e no Sporting inspirar

Encontro da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões terá lotação esgotada no Dragão. Azuis e brancos caíram com 'estrondo' no único duelo a eliminar com os gunners.

FC Porto-Arsenal: Contra os canhões marchar... e no Sporting inspirar
Notícias ao Minuto

07:57 - 21/02/24 por Notícias ao Minuto

Desporto Antevisão

Dia de jogo grande no Estádio do Dragão. FC Porto e Arsenal encontram-se, na noite desta quarta-feira, em jogo a contar para a primeira mão dos oitavos de final da Champions.

Será um encontro difícil para os azuis e brancos que vão tentar aproveitar o fator casa e ganhar vantagem sobre os 'poderosos' ingleses, que já sabem o que é ser eliminados por uma equipa portuguesa.

Na época passada, os gunners foram eliminados nos oitavos de final da Liga Europa pelo Sporting. Os leões cederam uma igualdade (2-2) em Alvalade, mas, depois, empataram (1-1) no estádio Emirates e qualificaram-se nas grandes penalidades (5-3), contrariando todas as expectativas. Poderá, por isso, servir de inspiração para o conjunto azul e branco.

Para seguir em frente na competição, o FC Porto precisa de pontuar no Dragão, onde, em jogos anteriores contra os gunners, somaram uma empate a zero, em 2006/07, e depois venceram por 2-0, em 2008/09, em ambas as ocasiões na fase de grupos, e, na época 2009/10, ganharam por 2-1, como agora no 'arranque' dos oitavos de final.

Por outro lado, o conjunto comandado pelo basco Mikel Arteta está no segundo lugar do seu campeonato, a apenas dois pontos do líder Liverpool, e já sabe o que é eliminar o FC Porto numa ronda a eliminar da Liga dos Campeões.

Em 2009/10, nos oitavos de final da Liga dos Campeões, a mesma fase em que agora vai medir forças com os canhões de Londres, o FC Porto ganhou em casa, por 2-1, mas, depois, foi goleado em Londres por 5-0, a maior goleada sofrida até essa altura com ingleses.

Espera-se, por isso, um duelo equilibrado no Estádio do Dragão. O FC Porto-Arsenal, que vai ser ajuizado pelo neerlandês Serdar Gözübüyük, tem apito inicial agendado para as 20h00 desta quarta-feira.

Treinadores em discurso direto

Sérgio Conceição

Jogo do 'fio da navalha' contra Arsenal. Sente responsabilidade? "Nós trabalhamos para ter sucesso. É isso que importa. Mas não é com esse pensamento. Mais uma vez, estamos na fase final da Liga dos Campeões. É um jogo de alta dificuldade para nós e para o Arsenal."

Chave para o jogo de amanhã: "É preciso um FC Porto muito competente, muito competitivo, intenso, agressivo. A perceber com inteligência onde e quando deve pressionar porque corremos o risco de dar ao Arsenal aquilo que gosta. Como se diz no futebol, metermo-nos a jeito. Não queremos isso. A partir dos oitavos-de-final, ainda é preciso mais, há equipas de grande nível e é preciso preparar mais ao pormenor. Daí os vídeos serem mais alongados. Queríamos ter mais uma semana limpa, não temos porque somos uma equipa grande."

O que pode fazer o FC Porto para contrariar Arsenal: "Não podemos fugir àquilo que somos como equipa. Há algumas nuances que têm de ser trabalhadas em função do adversário. Aqui, como há muito material, muito conteúdo, a nossa sessão de vídeo é mais alongada mas isso faz parte. O campo é o mesmo. Há situações a trabalhar daquelas que temos na Liga. (...) Quando dizem que só temos de nos preocupar com a nossa equipa, isso é tanga na minha opinião. Temos de preparar a equipa em função do adversário que vamos defrontar. O baile sai bem se o par permitir."

Mikel Arteta

Impressionado com o adversário: "Estou muito impressionado com o FC Porto. Conheço bastante bem o seu treinador e a história do clube. Eles estão sempre em muitas frentes, têm muita qualidade em diversas fases do jogo e são competitivos nas provas europeias. Vamos defrontar um adversário complicado. Ao mesmo tempo, estamos muito animados. Já passaram sete anos desde que estivemos nesta fase pela última vez."

Regresso à fase a eliminar: "Conquistámos o direito de estar aqui. Não estávamos nos 'oitavos' desde há sete anos, sendo que já não chegamos aos 'quartos' há 14 épocas. Temos pela frente um grande desafio e estamos entusiasmados por encará-lo com plena convicção."

Fábio Vieira de volta: "Estou muito feliz com ele, mas, ao mesmo tempo, triste. Tem sido complicado para ele, porque se lesionou quando estava a ganhar impulso, tal como aconteceu na temporada passada. É um jogador de enorme talento e vamos extrair o seu melhor. O Fábio Vieira puxou muito por si [nos últimos treinos], porque queria estar cá, e deu-nos informações importantes."

Últimos resultados

FC Porto: V-V-E-D-V

Arsenal: V-V-V-V-V

Últimos onzes

FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Pepe, Otávio Ataíde , Zaidu Sanusi, Nico González, Alan Varela, Francisco Conceição, Pepê, Wenderson Galeno, Evanilson.

Arsenal: David Raya, Ben White, William Saliba, Gabriel Magalhães, Jakub Kiwior, Martin Odegaard, Declan Rice, Kai Havertz, Bukayo Saka, Gabriel Martinelli, Leandro Trossard.

Ausências

FC Porto: Gonçalo Ribeiro, Zaidu, Taremi e Marcano (lesionados).

Arsenal: (-)

Leia Também: Ex-FC Porto arrasado por atitude no CAN: "Disse para lesionarem Ounahi"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório