Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

'De preto não me comprometo'. Sporting 'muda' pele e agarra-se ao Benfica

Leões encerram a ronda com uma vitória tranquila na visita ao Moreirense e voltam a apanhar o rival encarnado no topo da liderança da I Liga.

'De preto não me comprometo'. Sporting 'muda' pele e agarra-se ao Benfica
Notícias ao Minuto

22:11 - 19/02/24 por Rodrigo Querido

Desporto I Liga

Foi uma vitória sem espinhas em Moreira de Cónegos. O Sporting encerrou, na noite desta segunda-feira, a 22.ª jornada da I Liga com uma vitória sem contestação na visita ao Moreirense, por 2-0.

Um remate certeiro madrugador de Hidemasa Morita e o regresso aos golos de Pedro Gonçalves selaram o triunfo do conjunto de Alvalade, que volta a igualar o Benfica no topo do campeonato.

Filme do jogo:

Em relação ao duelo da passada quinta-feira contra o Young Boys, Rúben Amorim procedeu a quatro alterações no onze inicial. Coates, Geny Catamo, Morita e Trincão foram as novidades nos lugares de Matheus Reis, Ricardo Esgaio, Daniel Bragança e Marcus Edwards. E houve também uma mudança na 'pele' habitual. Tal como prometido, os leões estrearam em Moreira de Cónegos o quarto equipamento da época e vestiram todos de preto no Minho.

A conhecida atriz Ivone Silva popularizou a frase 'Com um simples vestido preto, eu nunca me comprometo' e, a bem da verdade, o Sporting fez questão de levar à letra este ditado popular e não comprometeu neste duelo que encerrou a 22.ª jornada da I Liga.

Os verde e brancos estão a dominar completamente a partida e muitos adeptos estavam, certamente, ainda a sentar-se nos respetivos lugares quando o marcador piscou pela primeira vez no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas. Depois de alguma confusão na área da equipa da casa, o nipónico Hidemasa Morita teve a lucidez necessária para atirar para o primeiro do encontro logo aos três minutos.

Esta entrada de luxo do clube de Alvalade permitiu que a formação lisboeta liderasse a seu bel-prazer a partida. Logo depois, em dois momentos seguidos, Kewin Silva foi chamado a intervir para evitar novo golo da equipa orientada por Rúben Amorim. Aos 12 minutos, Trincão fez um remate de fora da área para intervenção complicada do guardião brasileiro. Logo de seguida, Geny Catamo também atirou forte para nova defesa do guarda-redes da equipa da casa.

O Moreirense, que sentia muitas dificuldades em chegar à área adversária, não conseguia respirar dado o ritmo elevado que estava a ser imposto pelo Sporting na partida, e foi com naturalidade que os leões chegaram ao segundo no Minho com uma jogada traçada a régua e esquadro. Geny Catamo combinou com Trincão e este cruzou, já perto da linha de fundo, para o remate certeiro de Pedro Gonçalves ao minuto 22.

O massacre do Sporting em Moreira de Cónegos e o terceiro só não surgiu aos 33 minutos por uma questão de milagre. Na sequência de um canto, e após muita confusão na área contrária, Nuno Santos atirou na direção da baliza para uma grande intervenção de Kewin. O melhor que a equipa da casa conseguiu fazer foi um cruzamento de João Camacho para Adán segurar com facilidade.

A segunda parte começou tal e qual como a primeira. O Sporting reapareceu em alta rotação e Francisco Trincão acabou mesmo por colocar a bola no fundo das redes do Moreirense. Porém, o internacional português estava 'acampado' e o golo acabou mesmo por ser anulado por conta da posição irregular do ex-Barcelona

O encontro foi muito disputado nesta segunda parte, mas, a bem da verdade, contou com poucas ocasiões de golo para ambos os conjuntos. O Moreirense foi insistindo à procura de um golo que relançasse a partida, porém, e ao contrário de jogos anteriores, a formação orientada por Rui Borges não apresentou a astúcia necessária para ferir a defesa adversária. O Sporting, com o jogo controlado, também procurou o golo da tranquilidade que acabou por não surgir.

Destaque, nesta etapa complementar, para um grande corte de Coates, em cima do minuto 70, que retirou a bola a Luis Asué. Do outro lado, Gyokeres, que foi fortemente marcado pelos defesas dos cónegos nesta partida, ultrapassou um adversário pela esquerda e disparou para defesa difícil do guardião da formação minhota.

O ritmo de jogo caiu com o aproximar do apito final de Fábio Veríssimo e já não escapou ao Sporting aquela que foi a oitava vitória seguida na I Liga e o 21.º jogo seguido a marcar. De referir apenas que o Moreirense teve a sua melhor ocasião da partida quando, ao cair do pano, Maracás cabeceou à malha lateral da baliza defendida por Antonio Adán. É caso para dizer que a camisola preta não comprometeu na viagem até ao Minho.

Com este resultado, o Sporting igualou o rival Benfica na liderança do campeonato com 55 pontos, lembrando que o conjunto de Alvalade tem menos um jogo realizado do que o conjunto encarnado. O Moreirense, por seu turno, mantém o sexto lugar com 35 pontos.

Momento do jogo: O golo madrugador de Morita ditou aquilo que foi o desenrolar do jogo. Qualquer que fosse a estratégia trazida pelo Moreirense ficou 'rasgada' com a entrada triunfal do conjunto de Alvalade.

Equipas iniciais

Moreirense: Kewin, Dinis Pinto, Maracás, Marcelo, Godfried Frimpong, Ismael, Gonçalo Franco, Madson, Alanzinho, João Camacho e Luís Asué.

Suplentes: Caio Secco, André Castro, Pedro Aparício, Carlos Ponck, Antonisse, Pedro Amador, Kodisang, Mingotti e Lawrence Ofori.

Sporting: Adán, Eduardo Quaresma, Coates e Gonçalo Inácio, Geny Catamo, Morita, Hjulmand,  Nuno Santos, Trincão, Gyokeres e Pedro Gonçalves.

Suplentes: Franco Israel, Matheus Reis, Edwards, Luís Neto, Fresneda, Daniel Bragança, Diomande, Esgaio e Koindredi.

Antevisão

Cai o pano na 22.ª jornada da I Liga. O Sporting encerra a ronda, na noite desta segunda-feira, em Moreira de Cónegos, contra um seguríssimo Moreirense e que tem surpreendido no regresso ao principal escalão do futebol nacional no verão passado.

O conjunto minhoto segue seguríssimo no sexto lugar da tabela e vai ser um obstáculo muito difícil à recente caminhada vitoriosa da equipa de Alvalade. Os leões venceram os últimos sete jogos na I Liga, igualando a melhor série, estabelecida por duas vezes pelo Benfica, registo que até já poderia ter batido se a partida com o Famalicão, da 20.ª jornada, não tivesse sido adiada por motivos de segurança.

Do outro lado está uma equipa que costuma fazer vida difícil aos chamados grandes em Moreira de Cónegos. Ainda que o Sporting tenha vencido na última deslocação a casa do Moreirense, o conjunto orientado por Rui Borges travou os leões nos dois anos anteriores a esse.

O jogo entre Moreirense e Sporting decorrerá no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas a partir das 20h15 desta segunda-feira, será ajuizado por Fábio Veríssimo e poderá segui-lo, em direto, através da página do Desporto ao Minuto.

Leia Também: Último deslize do Sporting em Moreira de Cónegos? Só um português no onze

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório