Líderes Benfica e Sporting com tarefas desiguais na 22.ª jornada

Os rivais Benfica e Sporting, que lideram a I Liga de futebol -- apesar de os 'leões' terem menos um jogo realizado --, enfrentam tarefas desiguais na 22.ª jornada da prova, perante Vizela e Moreirense, respetivamente.

Notícia

© Ivan Del Val/Global Imagens

Lusa
15/02/2024 13:08 ‧ 15/02/2024 por Lusa

Desporto

I Liga

Enquanto o campeão nacional recebe no domingo o 17.º e penúltimo classificado, o Sporting encerra a ronda na segunda-feira em Moreira de Cónegos, seguríssimo sexto posicionado e um obstáculo muito difícil à recente caminhada vitoriosa da equipa de Alvalade.

A formação 'leonina' venceu os últimos sete encontros no campeonato, igualando a melhor série, estabelecida por duas vezes pelo Benfica, registo que até já poderia ter batido se a partida com o Famalicão, da 20.ª jornada, não tivesse sido adiada por motivos de segurança.

O Sporting pode superar esse registo já frente ao Moreirense, contando para isso com um jogador em estado de graça, o avançado sueco Viktor Gyökeres, melhor marcador da I Liga, com 16 golos, e eleito melhor jogador da prova nos últimos quatro meses.

Gyökeres marcou um dos tentos da vitória na primeira volta, por 3-0, mas, desta vez, o desafio será longe do estádio José Alvalade, onde a equipa treinada por Rúben Amorim venceu todos os 11 jogos disputados, num recinto onde o Moreirense apenas perdeu com FC Porto, Sporting de Braga e, surpreendentemente, Casa Pia.

O Benfica não deixará de tentar pressionar o rival lisboeta quando receber o Vizela, que na terça-feira quebrou uma série negativa de 10 encontros sem vencer, ao impor-se por 1-0 ao Gil Vicente, ainda que isso não o tenha retirado da 'zona vermelha'.

Para isso, a equipa orientada pelo alemão Roger Schmidt, que na primeira volta ganhou em Vizela por tangencial 2-1, terá de regressar aos triunfos, depois de ter falhado a oitava vitória seguida, ao empatar 2-2 em Guimarães, graças a um golo de Arthur Cabral aos 90 minutos, quando os vimaranenses já tinham um jogador expulso.

Para já, Benfica e Sporting estarão concentrados nos encontros da primeira mão no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, que vão disputar hoje, frente ao Toulouse e ao Young Boys, respetivamente, tal como o Sporting de Braga, que defronta o Qarabag.

O FC Porto apenas começa a disputar os 'oitavos' da Liga dos Campeões na próxima semana, ante o Arsenal, e, antes disso, tentará interromper o ciclo de duas partidas consecutivas sem ganhar na I Liga, com Rio Ave (0-0) e Arouca (derrota por 3-2).

A equipa treinada por Sérgio Conceição ocupa o terceiro lugar, a sete pontos dos comandantes -- que o Sporting pode transformar em 10 se bater o Famalicão -, recebe no sábado o Estrela da Amadora, 14.º, com apenas uma vitória nas últimas oito rondas, precisamente, na anterior (3-0 ao Portimonense).

Sporting de Braga, quarto colocado, e Vitória de Guimarães, quinto, em igualdade pontual, ambos com cinco pontos de vantagem sobre o Moreirense, prosseguem o duelo minhoto frente a duas equipas algarvias: Farense (oitavo) e Portimonense (15.º), respetivamente.

A 22.ª jornada do escalão arranca na sexta-feira, com a receção do Famalicão, 10.º da tabela, ao Rio Ave, 13.º, e encerra na segunda-feira, com a deslocação do Sporting ao reduto do Moreirense.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Treinador Pepa despede-se do Sport dois dias após ser demitido

Brasil

Treinador Pepa despede-se do Sport dois dias após ser demitido

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Rio Ave3236
11Moreirense3236
12Arouca3234
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Miguel Oliveira ainda tem de passar um exame para voltar às pistas

MotoGP

Miguel Oliveira ainda tem de passar um exame para voltar às pistas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas