Powered bySolverde
Disclaimer

Angélica André quer dar o melhor em Paris depois do bronze nos Mundiais

A nadadora Angélica André garantiu hoje que a medalha de bronze nos 10 quilómetros de águas abertas dos Mundiais de desportos aquáticos tem "um sabor especial" e é o "culminar de muitos anos de trabalho".

Angélica André consegue melhor classificação lusa em águas abertas nos Mundiais de Natação

© Lusa

Lusa
03/02/2024 18:34 ‧ 03/02/2024 por Lusa

Desporto

Natação

"Esta medalha tem um sabor muito especial, garante o apuramento olímpico e é o culiminar de muitos anos de trabalho", disse Angélica André, em declaração à agência Lusa, destacando o apoio dado pelo FC Porto, pela Federação Portuguesa de Natação e pelo Comité Olímpico.

A classificação conseguida em Doha, onde terminou apenas atrás da neeerlandesa Sharon van Rouwendaal, e da espanhola Maria de Valdés (1:57.26,90), medalhas de ouro e prata, respetivamente, garantiu a Angélica André a qualificação para os Jogos Olímpicos Paris2024.

"Vão ser os meus segundos Jogos, já estive em Tóquio", lembrou Angélica André, admitindo que o bronze no Mundial pode fazer com que em Paris "as pessoas tenham os olhos" postos nela.

A nadadora do FC Porto, que já tinha conseguido um bronze nos Europeus de 2022, disputados em Roma, não promete medalhas em Paris, mas deixou uma garantia: "A única coisa que posso garantir é que vou dar o meu melhor, não posso prometer medalhas".

Angélica André, que conseguiu a primeira medalha feminina da natação portuguesa em competições mundiais, explicou que durante a prova, que nadou em 1:57.28,20 horas, se sentiu sempre bem, e elegeu o controlo emocional como a maior dificuldade.

"Senti-me bem durante a prova, não houve muitas dificuldades, o mais difícil foi mesmo o controlo emocional durante toda a prova, ou seja durante quase duas horas", afirmou.

A nadadora, de 29 anos, considerou que as condições do Old Doha Port, onde decorreu a prova, eram boas e que, "de uma forma geral, toda a gente se adaptou bem".

"O nadador de aguas abertas tem de estar adaptado a tudo, havia alguma ondulação e a água estava a 20 graus", referiu, admitindo: "para mim até podia estar um bocadinho mais fria".

Angélica André entra para a história como a primeira nadadora de qualquer género a conseguir para Portugal uma medalha em prova absoluta do calendário olímpico em Mundiais.

No ano passado, nos Mundiais disputados em Fukuoka, no Japão, Diogo Ribeiro fez história para a natação portuguesa, ao conquistar a medalha de prata nos 50 metros mariposa, distância que não integra o calendário olímpico.

Portugal está representado por um total de 15 nadadores em três das seis competições dos Mundiais de desportos aquáticos: natação artística, natação pura e águas abertas.

Leia Também: Angélica André assegura vaga olímpica nos 10 km de águas abertas

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Depois de ser apontado ao Benfica, Rafael Obrador despede-se do Deportivo

Mercado de Transferências

Depois de ser apontado ao Benfica, Rafael Obrador despede-se do Deportivo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Miguel Oliveira em ação no GP da Alemanha de MotoGP. Eis os horários

MotoGP

Miguel Oliveira em ação no GP da Alemanha de MotoGP. Eis os horários

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas