Meteorologia

  • 25 JUNHO 2024
Tempo
22º
MIN 17º MÁX 23º

Famalicão-Sporting adiado. Liga informa que ainda não há nova data

A Liga Portugal exige ao Governo, em especial ao ministro da Administração Interna, a instauração de um processo de inquérito com caráter de urgência, tendo em conta os incidentes que sucederam momentos antes da hora inicialmente prevista para o início do encontro.

Famalicão-Sporting adiado. Liga informa que ainda não há nova data
Notícias ao Minuto

19:55 - 03/02/24 por Notícias ao Minuto

Desporto I Liga

Um jogo que inicialmente estava previsto para as 18 horas foi posteriormente adiado para as 19 horas e, no final de tudo, acabou mesmo por não se realizar.

O motivo para que o jogo fosse inicialmente adiado deveu-se à falta de policiamento, que acabaria por chegar, através da PSP do Porto, mas ainda assim insuficiente. O caldo já estava entornado e pelo meio múltiplos incidentes surgiram no exterior do recinto. Agressões entre adeptos conduziram a pelo menos seis feridos. 

E quando a falta de policiamento se mantinha, o final da história acabou mesmo por confirmar o cenário inicialmente previsto: jogo adiado. A Liga Portugal, através de comunicado oficial, deu  conta que não há nova data para a realização da partida e o Sporting acabou mesmo por regressar a Lisboa.

A Liga Portugal exigiu também ao Governo, em especial ao ministro da Administração Interna, a instauração de um processo de inquérito com caráter de urgência, tendo em conta os incidentes que sucederam momentos antes da hora inicialmente prevista para o início do encontro.

19h37: Comunicado da Liga: Famalicão-Sporting adiado. Liga informa que ainda não há nova data.

A Liga Portugal informa que o jogo entre FC Famalicão e Sporting CP, referente à jornada 20 da Liga Portugal Betclic, foi adiado, por acordo dos clubes, para data ainda a definir, depois de ter recebido informações por parte do responsável pela força policial presente no Estádio Municipal de Famalicão de que não existem condições de segurança para a realização do mesmo hoje nem amanhã.

A Liga Portugal repudia os incidentes ocorridos hoje no exterior do Estádio Municipal de Famalicão, enquanto os adeptos de FC Famalicão e Sporting CP aguardavam pela abertura de portas para acederem ao interior do recinto, atrasada pelo facto de os agentes destacados para o policiamento do jogo, não terem comparecido no estádio.

A Liga Portugal informa que, na reunião de preparação que organiza na semana que antecede todos os jogos das suas competições, foram garantidas, por parte das autoridades, todas as condições de segurança para a realização da partida, tendo a Liga Portugal sido surpreendida, em cima da hora do encontro, com a informação de que os agentes destacados para o FC Famalicão- Sporting CP teriam, como forma de protesto, alegado baixa médica para não marcarem presença no local, colocando em causa a paz pública e a integridade física dos milhares de adeptos que aguardavam a entrada no recinto, bem como um total desrespeito por todos aqueles que, alguns percorrendo centenas de quilómetros, se deslocaram ao recinto desportivo.

A Liga Portugal e os Clubes, que anualmente despendem milhões de euros para garantir a segurança nas competições profissionais e estão totalmente empenhados em promover o regresso das famílias aos estádios, não admitem que o Futebol seja, em virtude da sua enorme visibilidade, instrumentalizado para a resolução de assuntos com os quais não tem qualquer relação, colocando em causa não apenas o normal desenrolar das competições profissionais mas também a preparação da participação internacional dos Clubes presentes em provas da UEFA e, mais grave, a segurança dos adeptos que pretendem assistir aos jogos.

A Liga Portugal exige ao Governo, em especial ao ministro da Administração Interna, a instauração de um processo de inquérito com caráter de urgência, de forma a apurar responsabilidades pelo sucedido, em defesa dos adeptos e das famílias, e informa que exigirá também, nas instâncias próprias, ser ressarcida pelos danos provocados por ações irresponsáveis às quais é totalmente alheia.

19h32: Calendário apertado dificultam reagendamento do Famalicão-Sporting. Jogo não se realiza este sábado. Ainda não há nova data.

19h23: Leões deixam o estádio neste momento. 

19h07: A RTP3 avança que o encontro irá suceder, este domingo, 4 de fevereiro, com apito inicial a partir das 11 horas.

18h58: JOGO CANCELADO EM VILA NOVA DE FAMALICÃO! A CNN Portugal deu conta que a falta de seguranças para a cobertura deste jogo não permite que este encontro se realize. Acrescentar que os confrontos nas imediações do estádio entre vários adeptos resultou em seis feridos.

18h53: Jogo não vai começar à hora estipulada e o provável é que nem se realize, uma vez que continuam a não haver forças de segurança suficientes para ser dado o apito inicial da partida.

18h14: Um encontro também pautado por agressões nas imediações do recinto entre vários adeptos. Um caso de 'hooliganismo' que demorou vários minutos a ser resolvido por parte da PSP e que terminou com adeptos feridos. Verificou-se também o arremesso de objetos, conduzindo inclusive a um adepto com ferimentos bastante graves.

Fonte do CDOS confirmou ao Notícias ao Minuto a ocorrência e frisou que foram enviadas pelo menos 3 ambulâncias dos Bombeiros Voluntários Famalicenses.

Onze do Famalicão: Luíz Junior; Nathan, Riccieli, De Haas, Martin; Topic, Zaydou Youssouf; Puma, Danho, Martin; Cádiz.

Onze do Sporting: Adán; Inácio, Coates e Quaresma; Catamo, Hjulmand, Pedro Gonçalves e Nuno Santos; Trincão, Paulinho e Gyokeres.

17h37: Comunicado da Liga: A Liga Portugal informa que, devido a dificuldades de policiamento que lhe são alheias, o início do jogo entre FC Famalicão e Sporting CP, referente à jornada 20 da Liga Portugal Betclic, está previsto para as 19 horas. A Liga Portugal, embora seja alheia aos motivos que levaram ao atraso no início do jogo, lamenta o transtorno causado às equipas e adeptos, mas será sempre intransigente na defesa das garantias de segurança nas partidas das competições por si organizadas, de forma a assegurar a proteção de adeptos e intervenientes.

17h16: O encontro terá início às 19 horas, uma vez que apenas por essa hora está garantida a segurança do recinto. Irão ser deslocados membros da PSP do Porto, já que os que estavam previstos não irão marcar presença no Municipal de Familicão. O Notícias ao Minuto entrou em contacto com a PSP do Porto e a entidade não acrescentou qualquer informação.

17h12: O jogo está em risco em Vila Nova de Famalicão devido a uma greve da PSP e não haver número de agentes suficientes para que o jogo possa ter início.

Antevisão: Famalicão e Sporting defrontam-se, este sábado, em Vila Nova de Famalicão, a partir das 18 horas, num duelo relativo à 20.ª jornada da I Liga.

Os leões comandam a prova com 49 pontos, um de avanço para o Benfica, com um fantástico registo de 49 golos marcados. Por sua vez, o conjunto minhoto segue na oitava posição, com 22 pontos, cinco acima da zona de play-off de manutenção.

Para a I Liga realizaram-se 21 jogos entre as duas equipas, com duas vitórias do Famalicão, cinco empates e 14 triunfos do Sporting.

Dar ainda conta que os pupilos de Rúben Amorim não perdem frente ao Famalicão há 8 jogos e venceram os últimos cinco embates. Nota ainda que o clube de Alvalade marcou nos 19 últimos jogos realizados diante dos comandos de João Pedro Sousa.

[Notícia  atualizada às 19h55]

Leia Também: Famalicão-Sporting: Dia de defender o trono e superar a barreira dos 50

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório