Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

FC Porto 'pisou' linha do fora de jogo. Sporting e Benfica podem escapar

Dragões não passaram do nulo na receção ao Rio Ave. Dragões tiveram dois golos anulados por fora de jogo e ainda viram uma grande penalidade ser revertida logo nos minutos iniciais. Liderança pode ficar mais longe.

FC Porto 'pisou' linha do fora de jogo. Sporting e Benfica podem escapar
Notícias ao Minuto

22:33 - 03/02/24 por Rodrigo Querido

Desporto I Liga

O FC Porto escorregou, este sábado, na receção ao Rio Ave e empatou sem golos, em jogo a contar para a 20.ª jornada da I Liga. Os azuis e brancos estiveram sempre por cima do seu adversário, mas não conseguiram quebrar o nulo.

Um golo anulado a Galeno e outro a Evanilson devido a posição irregular e uma grande penalidade favorável ao FC Porto revertido pelo VAR marcam esta partida, sem contar com uma bola na barra dos dragões e grandes defesas de Jhonatan.

Filme do jogo:

Sérgio Conceição repetiu o onze que tinha derrotado na jornada transata o Farense, numa partida que esteve em risco de não ser realizada. Tal como aconteceu em Famalicão, o encontro no Estádio do Dragão esteve em dúvida devido à falta de policiamento. Ainda assim, o jogo acabou mesmo por se realizar, pese embora o reduzido contingente de elementos policiais.

Dentro das quatro linhas, e depois de dissipadas as dúvidas em relação à realização ou não do encontro, o FC Porto foi a primeira equipa a criar perigo e podia ter aberto o marcador logo aos três minutos na conversão de uma grande penalidade. António Nobre apontou para a marca de castigo máximo depois de uma falta de Miguel Nóbrega sobre Evanilson dentro da área vilacondense. Porém, e após consulta do VAR, o lance acabou revertido e o brasileiro do FC Porto foi amarelado por simulação.

Aos 10 minutos, o conjunto azul e branco colocou mesmo a bola no fundo das redes do Rio Ave. Galeno aproveitou um ressalto, após uma enorme defesa de Jhonatan Luiz ao remate de Nico González, e atirou a contar. Contudo, o lance foi anulado por fora de jogo. O clube orientado por Luís Freire respondeu com um remate do estreante João Teixeira que passou a rasar o poste da baliza defendida por Diogo Costa.

O FC Porto pressionava à procura do golo inaugural e esteve perto de o conseguir ao minuto 27. Evanilson antecipou-se a Aderllan Santos e disparou para enorme defesa de Jhonatan. Na recarga, Francisco Conceição atirou uma 'bomba' à trave, mas o lance acabou anulado por posição irregular do avançado brasileiro.

A alta intensidade da equipa da casa contrastava com um Rio Ave apático e a resistir ao mais com o coração do que com a razão ao grande volume ofensivo do adversário. Prova disso foi nova grande defesa de Jhonatan a remate cruzado de Francisco Conceição. Em cima do minuto 40, houve novo golo anulado no Dragão. Evanilson emendou com sucesso, à boca da baliza vilacondense, mas o lance foi invalidado por novo fora de jogo.

O segundo tempo na Invicta trouxe, de novo, um FC Porto pressionante e apostado no ataque para quebrar o nulo. Em cima do minuto 50, Evanilson tirou tinta ao poste direito da baliza de Jhonatan com um remate interceptado por Josué e que saiu ligeiramente ao lado. Na sequência da jogada, os portistas queixaram de grande penalidade, desta feita sobre Francisco Conceição. António Nobre nada assinalou.

Os nervos foram assaltando as bancadas do Dragão e isso percebia-se no relvado. O FC Porto continuava mais forte do que o adversário, mas começou a faltar fio de jogo com o aproximar dos minutos finais. Galeno tentou a sua sorte com um remate de fora da área ao minuto 71, mas a bola passou muito ao lado.

O Rio Ave, por seu turno, manteve-se muito correto na hora de defender e sem conceder grandes espaços ao adversário. Destaque apenas para uma iniciativa individual de Úmaro Embaló. O ex-Benfica tentou a jogada individual com o primeiro remate dos vilacondenses na segunda parte, mas o tiro, apesar de forte, saiu desenquadrado.

Já na reta final, e com o FC Porto algo perdido nas suas ideias, o Rio Ave dispôs daquela que foi, provavelmente, a melhor ocasião no segundo tempo. Numa rápida jogada de contra-ataque, o conjunto de Vila do Conde seguiu com quatro jogadores contra dois do FC Porto. Boateng conduziu a jogada mas definiu mal o passe para Patrick William e Diogo Costa acabou por recolher o esférico.

Em tempo de descontos, o conjunto forasteiro ficou reduzido a dez unidades por conta da expulsão de Boateng. Com mais um jogador do que o adversário, o FC Porto subiu linhas à procura do golo da vitória que esteve perto de surgir depois do lance do cartão vermelho. Em cima do minuto 90+3', Alan Varela rematou forte para grande defesa de Jhonatan Luiz. Logo de seguida, Pepe viu um remate ser afastado pela defesa vilacondense e o espanhol Toni Martínez cabeceou perto do poste antes do duelo terminar sem golos.

Com este nulo no Dragão, o FC Porto, que não perdia pontos em casa desde o passado dia 3 de novembro, passa a somar 45 pontos no terceiro lugar, podendo ver escapar os rivais Benfica, que é segundo com 48 pontos e ainda não jogou esta ronda, e o líder Sporting com 49 e que viu ser adiada a partida deste sábado contra o Famalicão.

Por seu turno, o Rio Ave continua 'ligado' à fuga aos lugares inferiores da tabela. O conjunto de Vila do Conde ocupa o 18.º lugar, que dá acesso ao playoff de manutenção, com 18 pontos, os mesmos que Estrela da Amadora e Estoril-Praia, que ainda entram em campo na vigente jornada do campeonato português.

Momento do jogo: O golo madrugador de Galeno foi o culminar de uma entrada muito positiva do FC Porto, que se mostrou dinâmico e muito ofensivo nos minutos iniciais. No entanto, o remate do brasileiro foi anulado e a consistência defensiva do Rio Ave acabou por ser determinante para o resultado final.

Equipas iniciais

FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Pepe, Fábio Cardoso, Wendell, Alan Varela, Nico González, Galeno, Francisco Conceição, Pepê e Evanilson.

Suplentes: Cláudio Ramos, Eustáquio, Iván Jaime, Namaso, André Franco, Romário Baró, Toni Martinez, Otavio e Gonçalo Borges

Rio Ave: Jhonatan, Josué, Aderllan Santos, Miguel Nóbrega, Costinha, João Teixeira, Tanlongo, Joca, Fábio Ronaldo, Graça e Boateng.

Suplentes: Miszta, Patrick, Vítor Gomes, Ruiz, Umaro Embaló, Vrousai, Hélder Sá, Zé Manuel e Aziz 

Antevisão

FC Porto recebe, este sábado, o Rio Ave, em jogo a contar para 20.ª jornada da I Liga. Os azuis e brancos seguem num dos seus melhores momentos da temporada, fruto de uma sequência de quatro vitórias ao cabo dos quatro últimos jogos.

Para esta senda vitoriosa muito tem contribuído um inspirado Evanilson, a marcar há quatro jogos consecutivos, um dos quais na Taça de Portugal. O brasileiro está a aproveitar da melhor forma o período de ausência de Mehdi Taremi, que continua a disputar a Taça Asiática.

O Rio Ave, por seu turno, continua afundado em lugar de risco, de luta pela manutenção (16.º lugar), e não conseguiu mais do que uma vitória, em casa com o Portimonense, nos últimos nove jogos.

O encontro entre o FC Porto e o Rio Ave, que terá lugar no Estádio do Dragão, tem apito inicial agendado para as 20h30 deste sábado, será ajuizado por António Nobre e poderá segui-lo, em direto, através da página do Desporto ao Minuto.

Leia Também: FC Porto B resiste mais de meia hora com dez e leva ponto de Leiria

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório