Mercado de transferências atinge recorde milionário em 2023

O mercado global de transferências ascendeu a nove mil milhões de euros em 2023, o valor mais elevado de sempre, com mais dois mil milhões de euros do que o anterior máximo (2019), revelou hoje a FIFA.

FIFA antecipa receitas recorde de 10,3 mil ME para o período 2023-2026

© Lusa

Lusa
30/01/2024 18:57 ‧ 30/01/2024 por Lusa

Desporto

FIFA

O valor alcançado no ano passado representa uma subida significativa (48%) face a 2022, ano em que as despesas no mercado de transferências voltaram a subir após dois anos de queda, explicada pela pandemia de covid-19.

As dez maiores transferências representam 10% do total das taxas de transferência pagas em 2023, sublinhou a entidade que rege o futebol mundial, salientando os negócios que levaram o inglês Jude Bellingham do Borussia Dortmund para o Real Madrid, o argentino Enzo Fernández do Benfica para o Chelsea, o inglês Harry Kane do Tottenham para o Bayern Munique e o francês Randal Kolo Muani de Frankfurt para o Paris Saint-Germain (PSG).

Tal como em 2022, foram os clubes ingleses, liderados pelo Chelsea, os que mais gastaram, com quase três mil milhões de euros pagos ao longo de todo o ano de 2023.

Ao lado do Chelsea, PSG, Liverpool, Real Madrid e Bayern de Munique são os clubes que mais gastaram no mercado de transferências em 2023.

Na direção oposta, os clubes alemães, impulsionados pelas vendas de Bellingham ou Kolo Muani, receberam o maior total do mundo, com ganhos superiores a 1,1 mil milhões de euros.

Com 1.017 chegadas às suas ligas profissionais, os clubes portugueses foram os que mais acolheram jogadores de clubes de outros paíse no ano passado, enquanto os clubes brasileiros foram responsáveis pelo maior número de transferências de saída, com 1.217 jogadores que saíram para rentabilizar os seus talentos fora do Brasil.

O relatório da FIFA apontou ainda para "o impressionante crescimento" do futebol feminino em termos de investimentos nos mercados de transferências.

Leia Também: Artur Jorge quer que Sp. Braga tente replicar momento dos 'grandes'

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Brasil 'enlouquece' com Ancelotti e até pastilhas mascadas se contam

Mundial'2026

Brasil 'enlouquece' com Ancelotti e até pastilhas mascadas se contam

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Adeus, Civic Type R: Ultimate Edition marca o fim de ícone da Honda

Honda

Adeus, Civic Type R: Ultimate Edition marca o fim de ícone da Honda

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas